Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) descobriram que a realização simultânea de mais de uma atividade altera a maneira como o cérebro retém as informações. "A qualidade do aprendizado é pior quando não estamos concentrados", disse a VEJA o professor de psicologia Russell Poldrack, co-autor do estudo.
Participantes da pesquisa: estudantes de 20 anos em média
Técnica utilizada: imagens geradas por um tomógrafo mostram as áreas do cérebro em que há mais irrigação sanguínea, sinal de atividade cerebral intensa
Atividade proposta: numa tela acoplada ao tomógrafo, projetaram-se algumas imagens de formas geométricas. Os estudantes tinham de separá-las por cor e forma. A atividade foi repetida com a adição de outro comando: os participantes tinham de contar os "bips" disparados por uma campainha
Como os estudantes se saíram: a distração da campainha não os fez errar na separação das formas. Contudo, ao terminarem a segunda tarefa, os participantes tiveram dificuldade para lembrar em que ordem as formas apareceram, entre outros detalhes questionados pelos pesquisadores
O que o exame detectou: o hipocampo, região cerebral que tem participação crítica no processo de armazenagem e lembrança de dados, somente foi ativado quando os participantes prestaram atenção à tarefa única. Quando conciliaram duas tarefas, o hipocampo não foi ativado.
A conclusão: o cérebro trabalha de forma mais completa quando está concentrado, o que propicia lembrar as informações num contexto diferente daquele em que o aprendizado se deu
Conselho do pesquisador depois da descoberta: "Não realize mais de uma tarefa quando você está aprendendo uma coisa nova, da qual pretende se recordar depois", diz Poldrack
sábado, 24 de abril de 2010
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