Durante os noventa minutos regulamentares a bola esta em jogo cerca de sessenta minutos. Desses, cada equipe possui a bola cerca de trinta minutos. Em media cada jogador não consegue ter a bola por mais de dois minutos. O que faz então o jogador nos restantes minutos em que a bola esta em jogo? Seleciona, julga e decide. E quanto melhor a informacao for selecionada, julgada e decidida melhor sera a tomada de decisao, ee essa tomada de diferencia os bons jogadores dos maus jogadores, ee essa tomada de decisao que diferencia as boas equipes das mas equipes, sendo assim, ee pertinente tentar indicar e discorrer sobre os fatores invisiveis que fazem parte da tomada de decisao, abaixo fiz algumas indicacoes e um breve comentario.
01-) Conhecimento Geral a respeito do Jogo:
EE fundamental que o jogador de futebol tenha informacao e conhecimento a respeito do jogo, isto ee, que o jogador tambem seja um "estudioso" do fenomeno futebol. Quanto mais ele conhecer a respeito do jogo mais as decisoes tendem a ser assertivas, ja que interpretara o jogo com um olhar observador a todos os momentos.
02-) Conhecimento Geral:
EE um conhecimento nao especifico e sim transcendente, ja que diz respeito a qualquer conhecimento adquirido pelo jogador em sua vida, desde fisica a biologia ou qualquer outra coisa.
03-) Conhecimento do modelo de joga da sua equipe:
EE o conhecimento que diz respeito ao quao integrado esta o jogador ao modelo de jogo da sua equipe, isto ee, o quanto o jogador conhece e esta adaptado e entendendo, teorico e praticamente, o seu modelo de jogo.
04-) Meio Socio-Cultural:
Diz respeito ao meio socio-cultural no qual o individuo jogador esta inserido, ou seja, ee a influencia no qual a sociedade e a cultura influencia o individuo que dela faz parte. Essa influencia no individuo ira, por sua vez, influenciar as futuras tomadas de decisoes diversas dos jogadores.
05-) Inteligencia Emocional:
A inteligencia emocional diz respeito a capacidade de motivacao, esperanca, controle impulsional, raiva, ira, concentracao, marcadores somaticos, mensagens nao verbais, dentre outros fatores de cunho emocional que influenciam a tomada de decisao.
06-) Criatividade:
A criatividade ee a juncao de diversas variaveis que no seu correlacionamento corroboram com uma tomada de decisao inesperada e singular (impar) que ee de cada individuo-jogador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário