Significa construcao de estruturas proprias dentro do sistema. Como os sistemas estao enclausurados em sua operacao, eles nao podem conter estruturas. Eles mesmos devem construi-las : por exemplo, numa conversa, o que se disse por ultimo ee o ponto de apoio para dizer o que se deve continuar dizendo; assim como o que se percebe no ultimo momento constitui o ponto de partida para o discernimento de outras percepcoes. A presenca corporal em um espaco especifico ee o eixo fundamental para captar a normalidade da continuidade da percepcao. Portanto, o conceito de auto-organizacao devera ser entendido, primeiramente, como producao de estruturas proprias, mediante operacoes especificas.
Por fim, no que se refere a auto-organizacao, deve-se considerar que o sistema so pode operar com estruturas autoconstruidas: nao pode haver importacao de estruturas. Esta afirmacao pode parecer estranha, sobretudo quando se examina detidamente a pesquisa sobre a aprendizagem da fala, que leva quase a tomar como inacreditavel a maneira com que as criancas aprendem a falar com tanto rapidez. Chomsky tentou mostrar que existem estruturas primordiais naturais nas criancas, embora nao se tenha conseguido encontrar nenhuma validacao empirica para a sua teoria. Em contrapartida, a nova teoria da comunicacao postula que a linguagem ee aprendida na medida em que o adulto ensina a crianca como se ela entendesse, mesmo sabendo que ela nao entende. A aprendizagem da fala se realiza, entao, conforme a capacidade da crianca de criar estruturas, ao selecionar determinados sons e atribuir-lhes sentido.
a tese de que as estruturas de um sistema so podem ser autoconstruidas nao entra em contradicao com a teoria da aprendizagem da linguagem. O fato de se ensinar as criancas em uma determinada sequencia - ou seja, mediante estimulos duradouros de um tipo especifico - leva a desenvolvimentos de estruturas semelhantes, dado que os diferentes sistemas estao expostos a focos de irritacao muito singulares, ocupando-se, assim, continuamente de problemas similares.
Por outro lado, a pesquisa sobre os erros cometidos em leitura e escrita, em sala de aula, demonstrou que o fenomeno se distribui de forma muito desigual. Nao existe, portanto, uma pretensa unidade para aprender a ler e escrever, que possa ser considerada enquanto metodo, uma vez que cada crianca reage diferentemente aos estimulos. A individualidade no processo de aprendizagem ee muito mais alta do que se poderia imaginar, sendo, portanto, quase obrigatoria pensar em termos de auto-organizacao
Auto-Organizacao
Vendo a questao da auto organizacao pelos olhos da teoria da complexidade, existe uma pequena diferenca de metodologia.
Na teoria da complexidade, considera-se que ee inata a qualidade dos sistemas complexos de tenderem para a organizacao, isto ee, eles irao sempre se organizar, terem estabilidade. EE uma organizacao causada por o proprio sistema, o proprio sistema ira se organizar.
Vejamos o tetragrama de Morin:
Ordem - Desordem - Interacao - Organizacao
Veja esse tetragrama de uma forma circular infinita
Para entendermos melhor isso pensemos no universo, os planetas surgem das diversas explosoes (desordens) que ocorrem no universo. A desordem longe de impossibilitar a vida ela ee uma desordem criadora.
domingo, 28 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Novo blog desportivo que visa informar sobre a actualidade do desporto (vencedores, resultados, classificações), emitir opiniões sobre o quotidiano do desporto e dar azo a discussões sobre os temas que marcam a actualidade dos vários desportos.
www.desportoemfoco.blogspot.com
Agradeço a visita!
Postar um comentário