Evolução não é sinonimo de melhora (J. d. S. Cavalcante, 2009).
A evolução foi e é um conceito amplamente estudado e divulgado devido ao inglés Charles Darwin. Segundo Darwin a evolução se dá através da seleção natural e sexual dos seres vivos. O desenvolver da teoria se deu numa viagem mundial ao qual Darwin era um dos tripulantes, ele começou a encontrar ossos de animais e comparava com os dos animais existentes, e através dessas comparações observou diferenças, ao estudar faleses e escavações também percebeu que o mundo sofreu modificações, e se o mundo muda tem que haver evolução (adaptação).
Dessa maneira, precisamos diferenciar e desestereotipar o conceito de evolução e progresso. Evolução não é sinonimo de melhora, é sinonimo de adaptação, pois quem sobrevive não é o mais forte, é o mais adaptado.
O conceito de evolução significa processo gradativo, progressivo de transformação de estado ou condição; modificação.
A adaptação também não é um processo rápido, ela leva milhares e milhares de anos. A adaptação se ampliou a partir do momento que a pangeia se dividiu, dando origem aos continentes que conhecemos hoje, animais de mesmas especies ficaram em continentes diferentes o que gerou variações individuais .
Toda essa introdução buscou comentar, mesmo que brevemente, a evolução do ponto de vista da biologia e do seu descobridor Charles Darwin. Para tanto, podemos trazer esses conceitos puramente biologicos para o estudo da fenomenologia do futebol.
Quando buscamos entender a evolução do fenomeno do futebol, esbarramos sempre na barreira de que se entende por evolução só e somente só o quesito da plataforma de jogo e do treinamento fisico, como se o futebol fosse composto somente por estas duas coisas, pelo contrario. Desde que foi criado presenciamos, no futebol, principalmente a evolução dos jogares.
O jogo que no inicio se marcava por uma total desordem, onde todos atacavam a única bola em todos os momentos e lugares, deu lugar a um jogar organizado, onde as funcoes sao especializadas e se joga verdadeiramente como uma equipe. Essa sim, foi a maior evolução observada no futebol.
É claro que um tema como este é gigante e daria para ser assunto de dissertação, tese ou uma própria pesquisa. Para entender essa evolução, principalmente dos jogares mas que também é acompanhada por outros fatores subjacentes, precisa-se estudar desde os primórdios filmados do futebol, decada de 30, ate os dias atuais.
É isso...
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário