O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A real importancia da Copa do Mundo

Estava conversando no msn com o professor Rodrigo Vicenzi Casarin a respeito de algumas questoes da copa do mundo.

Nao existe nenhum estudo que comprove, segundo o professor Oliver Kawase Seitz, que mega-eventos esportivos, como a Copa do Mundo, sejam projetos interessantes financeiramente para o pais sede das competicoes. Entretanto, acredito que muitas pessoas ou instituicoes ganham dinheiro com mega-eventos como a Copa do Mundo.

Todavia, a importancia da Copa para por ai, talvez tambem tenha alguma importancia do ponto de vista antroposocial, pois na questao dos jogares das equipes a Copa do Mundo tem uma importancia zero.

Inicialmente, me parece que a maior parte das equipes que estao disputando uma Copa do Mundo ja nao expressam uma identidade cultural no seu jogar, e nao credito isso a naturalizacao de estrangeiros em selecoes, vejo outros motivos, enfim, isso ee algo interessante de se notar.

E em ultimo lugar, a Copa do Mundo ee um evento futebolistico de baixissimo nivel, os jogos podem ter uma importancia e emocao porque ee nossa patria que esta em jogo, mas do ponto de vista de um jogar organizado e de alto nivel a competicao deixa muito a desejar. Como disse o professor Rodrigo, muitas das equipes que estao disputando a Copa do Mundo sao piores do que equipes brasileiras que fazem parte da 3 divisao do brasileirao, e concordo plenamente.

Talvez alguns possam alegar que isso ocorre porque nao existe tempo para se treinar uma selecao, mas nao consigo ver as coisas dessa maneira. Primeiro porque o treinador tem um periodo de quase 4 anos de trabalho, muito embora, esse tempo venha a ser mutilado, e em segundo lugar, existe um tempo para se trabalhar antes da Copa e durante a Copa. Agora, o que ocorre ee que muitos treinadores envez de estarem exercitando seus principios de jogo estao colocando os jogadores para correr ou fazer musculacao e depois dizem que nao tem tempo para treinar e nao sei o que la.

A conclusao entao ee: A Copa do Mundo nao traz nada de real sobre a cultura das equipes, ee uma competicao onde existem muitas equipe extremamente fracas (e que mesmo assim se dao bem) e que serve de alguma maneira (que eu nao sei) do ponto de vista social e tambem para outros tantos ganharem algum dinheiro.

4 comentários:

Julian Tobar disse...

Bom dia professor!
Faz algum tempo que não passo por aqui, mas ando acompanhando suas postagens.

Com relação a essa, sou meio suspeito para falar pois tenho aulas durante a manhã e a tarde eu trabalho, então está bem dificil para acompanhar a Copa. No entanto, por alguns jogos que vi pude notar uma evolução nas seleções do ponto de vista defensivo.

Muito me agradou suas organizações, totalmente zonais (dos jogos que vi). Acredito que realmente seja uma tendência do futebol moderno, defender em zona pressionante.

Outra coisa que vejo é a utilização constante de 1-4-4-2 em linha e outros sistemas que privilegiam a largura do campo como o 1-4-3-3 e o 1-4-2-3-1.

Por essas razões discordo do Prof. quando afirma que as equipes são piores que as de terceira divisão do nosso futebol nacional, pois por mais que a qualidade técnica de algumas equipes seja ruim, suas organizações são de longe superiores a equipes que disputam este escalão nacional.

Grande abraço professor e continue postando

Julian Tobar
julian_tobar@hotmail.com (me adicione no msn se quiser)

João Henrique T.L.C disse...

Professor Tobar,

Sem duvidas, voce esta certo. Acompanhei alguns jogos, mesmo que por alguns minutos, ate mesmo o dos africanos, tao mal falados, e realmente houve muita progressao, com marcacoes zonais, por exemplo.

Mas ainda existem muitas selecoes de baixo nivel. Dos que vi, com um pouco mais de atencao, achei a Coreia do Norte e a Argentina. Provavelmente existem outras selecoes que nao estejam bem.

Talvez tenha aumentado mais do que deveria enquanto escrevi mas realmente acredito que muitas dessas selecoes sao desorganizadas e acabam por tornar o Mundial algo mais atrativo pela questao da patria, tambem pelo tempo do torneio de ser de 4 em 4 anos (isso valoriza), e nao pela questao do jogar das equipes.

Nao adicionei voce antes no msn para nao parecer intromedio haha, mas irei te adicionar agora.

Tambem andei meio sumido essas duas ultimas semanas, mas fiquei de ferias e agora tenho tempo de sobra... Obrigado por estar acompanhando e um abraco!

Anônimo disse...

Bom, após ver esse post e os comentários expostos relativamente ao mesmo, vou expressar o que penso sobre a questão. Primeiro não assiti todos os jogos, (como quase todos que trabalham durante o dia), e os que assisti percebi que as partidas tem sido marcada pela importância de não perder jogos, de marcar um ponto, do se defender. Ai entramos no mérito que o professor Julian citou no comentário anterior sobre a questão da evolução da organização defensiva. Em função da globalização do futebol especialmente nos aspectos metodológicos, também percebi que o defender a zona, seja passivamente ou pressionante, esteve em quase todas seleções que assisti. Mas me refiro ao nível qualidade de jogo, na zona de criação e finalização, dos jogos que assisti, nenhum me satisfez. Evidente que falei que algumas seleções eram piores que times da terceira divisão de uma forma gozadora, irônica. Mas se pensarmos friamente, algumas seleções não jogariam nossos campeonatos ao mais alto nível eheheheh. Mas esperamos que a qualidade do jogar das equipes melhore, em todos momentos do jogo, não somente na organização defensiva.
Grande Abraço
Rodrigo Vicenzi Casarin

João Henrique T.L.C disse...

Essa questao da melhora nos principios defensivos envez da melhora nos principios ofensivos faz todo o sentido. EE muito mais simples melhorar a organizacao defensiva do que a organizacao ofensiva. Mourinho durante todo o seu primeiro ano no Chelsea disse que priorizou estabilizar sua organizacao defensiva, para posteriormente organizar os outros momentos, logicamente ele treinava todos os momentos.
Se voce observar a Argentina vera que esta fazendo muitos gols e "atacando" bastante, entretanto, de uma forma desorganizada. O mesmo, acredito, pode estar acontecendo com outras equipes.
Estou acompanhando o jogo da selecao brasileira, por exemplo, e ee impressionante, a organizacao ofensiva nao tem eficacia, ate como o professor Tobar falou, esta muito lenta, a transicao ofensiva tambem nao esta funcionando, a Costa do Marfim impossibilitou a maioria, tambem nao percebo uma boa ocupacao dos espacos na organizacao defensivo, tenho a impressao que tambem esta falhando neste momento. Para mim, a Costa do Marfim jogou de forma muito mais organizada que o Brasil, que acredito estar muito mal, entretanto, o Brasil ganhou, faz parte do acaso inerente ao jogo.
Mas de modo geral, nao gostei muito das equipes que vi, e se a selecao brasileira, que ee a selecao brasileira esta jogando desorganizadamente, tendo a achar que muitas outras selecoes possam estar ate pior ou parcialmente iguais, o que de qualquer maneira, vejo de forma negativa.
Continuemos a discussao...