O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 26 de junho de 2010

O início, o fim e o meio

Iniciei a mais ou menos uns 2 anos minha pesquisa e estudo, embora meramente virtual, pelo fenomeno do futebol. (foi no periodo de 2008 quando o America estava na Serie B)

Desde o entendimento arcaico do jogo, onde analisava a partida de forma individual por jogador e considerando apenas aspectos de corrida, velocidade e finalizacao, posteriormente a consideracao destes fatores agregados a plataforma de jogo, mais a frente a consideracao da plataforma aliada a alguns principios e no presente a consideracao do modelo de jogo, onde os mecanismos sao aspectos chaves. O crescimento que obtive a respeito do jogo me ee assombroso. EE dificil acreditar que de um total senso comum consegui aos poucos ir tendo uma base cada vez mais solida e podendo discutir futebol com pessoas que sei do alto entendimento e pratica a respeito do jogo.

O futebol nao proporcionou somente o estudo do futebol, de conhecer pessoas muito interessantes e competentes da area e ter acesso a um mundo restrito, onde se conhece o futebol. No decorrer do estudo me deparei com temas que foram sendo estranhos mas logo incorporados. No inicio foram as descobertas de Antonio Damasio e Daniel Goleman a respeito das emocoes e na importancia delas para a aprendizagem. Depois tive acesso a Teoria dos Sistemas e da Complexidade que me fizeram observar o mundo de outra maneira ao ponto de as considerar temas fundamentais a qualquer estudo e qualquer ser humano. E mais recentemente me liguei a temas da area educacional que me fizeram ver a educacao nao como uma transferencia mas como uma comunicacao. Acima de tudo, a ligacao desses temas citados e de tantos outros me proporcionaram ser muito mais do que eu sou, e tudo isso devido ao futebol.

Entretanto, cada vez mais que ia me ligando a esses temas e a alguns outros que eles acabaram me arrastando, fui me afastando cada vez mais do futebol (de sua essencia).

Recentemente comecei a ler psicanalise e percebo a grandiosidade de questoes abertas na psicologia, existe um mundo em lacunas ainda para serem explorados, como tambem no futebol. Mas enfim, acredito que o estudo da psicologia sera o melhor pra mim. EE um tema abrangente, com muitas lacunas e que se envolve com a minha essencia de ser humano, com minha personalidade e acho que ee esse o caminho que devo seguir para me tornar mais feliz e realizado comigo mesmo.

Nao haveria necessidade de fechar o blog para estudar psicologia, ja que tenho 16 anos e ainda nao curso nem a faculdade. Todavia, optei por fechar o blog pois quero me dedicar exclusivamente a isso sem distracoes nem comprometimentos com outras questoes, isso ee, vou parar de me dedicar ao estudo do futebol e portanto nao irei mais fazer postagens.

Mas quando digo que irei fechar o blog, quero dizer que irei parar de postar, entretanto, vou deixar o blog aberto, sem o excluir. Por dois motivos: Pode ser que alguem queira consultar ou pegar algum texto aqui e tambem porque alguem pode descobrir o blog pela internet e despertar a curiosidade para o estudo do futebol atraves dele, e para mim isso se torna uma coisa muito importante.

Mas anter de fechar o blog, preciso fazer alguns agradecimentos:

Gostaria de agradecer a Breiller, do Rola Blog, pois sempre me tratou com atencao, respeito e me ajudou nessa caminhada.

Tambem gostaria de agradecer a Bruno Pereira do blog Quero ser treinador, pois ha algum tempo vem frequentando o blog e gerando discussoes, coisa que agradeco bastante a atencao dele.

Tambem agradeco a Carlos e aos leitores do Futebol o Desporto Rei, pois abriu o espaco para efetuar uma coluna semanal no blog.

Agradeco tambem a todos (embora nem me conhecam) da Universidade do Futebol, pois realmente ee o maior e melhor portal de futebol do brasil, trazendo excelente conteudo (embora nao entenda porque, por exemplo, o idiota do Mauro Betting tem uma coluna la).

Agradeco tambem a Luis Esteves e Julian Tobar, dos blogs Periodizacao Tatica e Pressing Zone, por usarem seus blogs para explanar e difundir conteudo de alto nivel sobre futebol na internet, fato que me proporcinou muitas leituras e muita aprendizagem. Bem como agradeco por frequentarem meu blog e sempre ter muita atencao em responder questionamentos e ajudar.

E por fim, gostaria de agradecer ao professor Rodrigo Vicenzi Casarin, o professor Rodrigo. Apesar de graduado, fazendo pos-graduacao e em breve seu mestrado, o professor Rodrigo desde quando o adicionei no msn, atraves do contato inicial pelo blog, perdeu muito do seu tempo para conversar comigo, tirar duvidas, me ajudar a entender questoes, discutir algumas outras questoes, me ajudar e orientar como no trabalho que fizemos a respeito do modelo de jogo global das equipes brasileiras e inglesas, que embora simples foi extremamente grandioso e enriquecedor pra mim. Entao, realmente agradeco muito a voce Rodrigo, pois sempre foi humilde, atencioso e sempre me incentivou ao crescimento, entao, nao tenho nem como agradecer a voce por tudo que me fez. Espero que nao tenha o desapontado, mas como falei, acho que estou seguindo um bom caminho.

E so para fechar, nao tenha total seguranca a respeito da minha decisao, pode ser que mude, embora ache que nao ira ter mudancas, sempre estive e continuarei aberto ao que achar que sera melhor, mas no momento ee isso.

Nao sei muito o que dizer, entao, vou dar somente um tchau e escrever aqui embaixo fim, so para copiar o final da novela das oito da globo, lembrando que todo fim gera um novo inicio.

FIM!

3 comentários:

Tiago Nogueira disse...

Olá,

http://footinmyheart.blogspot.com/

vai uma troca de links? abraço

Julian Tobar disse...

Olá João como vai?

Que pena que vais encerrar o blog. Gostaria que recomeçace-o qualquer dia. Se assim o fizer me avise ok?

Não sei se você sabe mas eu mudei meu blog para www.zonadepressao.blogspot.com

Grande abraço e obrigado pelos elogios!

Luis Esteves disse...

Fala João

Cara, que pena que tu resolveu se aposentar, mas faz parte, esse tipo de escolha é sempre um sinal de competência.

Estive relendo alguns textos teus ali na coluna Periodização Tática e realmente tu tocou em muitos assuntos importantes, escrevendo sempre bem e com boa interpretação.

Acredito que mais cedo ou mais tarde você retornará a escrever aqui então, ficamos no aguardo.

Um grande abraço, e obrigado pela citação.