O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 9 de maio de 2010

Trecho da entrevista de Paulo Cunha e Silva

trecho da entrevista do professor paulo cunha e silva

Mas um senhor que se chama Poincare disse que isso seria impossivel, porque os sistemas astrologicos sao tambem, tao sensiveis as condicoes iniciais e essa sensibilidade depende do fato de haver sempre mais do que tres variaveis. Sempre que ha mais do que tres variaveis a capacidade que elas tem de se implicar e condicionar a evolucao das outras ee muito grande. Nos temos sempre a ideia de que quando aparece o terceiro elemento, esse terceiro introduz o caos no sistema, mesmo sob o ponto de vista relacional, as pessoas falam no menage a tros, no terceiro elemento ou no amante como se fosse a figura que viesse introduzir o caos na relacao, porque de fato ele faz com que aquele sistema que estava a funcionar bem, numa logica de bipolaridade, comece agora a funcionar numa logica que deixa de ser controlavel, nao ee? Agora, os meios de modelizacao contemporaneos, de metamodelizacao se quiser, permitem entender o comportamento desses sistemas caoticos, porque justamente nao vivem angustiados na circunstancia de descobrirem uma variavel muito precisa, ou seja, vivem satisfeitos com a possibilidade das variaveis serem variaveis flutuantes, digamos assim, de nao serem precisas. (por isso ee que vivem e progridem, digamos assim... Contemplam a criatividade.)

Contudo, este numero tres pode ter alguma pertinencia (porque o numero tres, isso ee que eu nao percebo)... tres elementos em interacao. Para contemplar a criatividade se calhar so a partir do terceiro ee que isso se torna mais evidente.
Sim, claro, porque senao um sistema bipolar, ou seja, um sistema que se faz com dois elementos, ee um sistema que tende ate autoanular-se, porque um pode ser o elemento mais e o outro menos e, portanto, se nao ha a introducao do terceiro elemento, a capacidade de evolucao do sistema pode ficar condicionada e a criatividade do sistema tambem muito condicionada. Um sistema criativo ee um sistema que tem a capacidade de incorporar um novo, nao sucumbir perante o novo. EE por isso que a nossa organizacao biologica ee fractal nesse sentido porque ela... repare, o coracao por exemplo, ee considerado um orgao regular nao ee? O coracao bate e nos esperamos que ele bata com alguma regularidade. A pior coisa que alguem gostaria de sentir ee uma fibrilacao ventricular que ee quando o coracao comeca a bater de forma descoordenada, uma situacao de disritmia neste caso, porque mesmo nos fenomenos de taquicardia o coracao bate com alguma regularidade. Agora, as novas analises, nomeadamente as analises espectrais dizem que todos os intervalos entre os QRS, que os intervalos entre aquelas pontas do eletrocardiograma, sao diferentes, nao ha nenhum intervalo identico, portanto o coracao esta numa situacao de protodisritmia permanente.
E qual ee a vantagem disso? A vantagem disso ee ele estar preparado em todas as circunstancias, em todos os minutos para incorporar uma situacao diferente, uma adversidade qualquer, interna ou externa, medo ou uma coisa qualquer, portanto, tem uma flexibilidade e uma capacidade de incorporar o novo muito maior do que aquela que teria se tudo tivesse sido programado, por exemplo, (na fronteira do caos) Sim na fronteira do caos, e tambem ee assim que funciona o sistema imunologico, tem tambem essa capacidade... se o sistema imunologico tivesse sido condicionado para fabricar anticorpos para todos os antigenios que havia naquele momento, quando surgisse um novo virus ele sucumbiria e nos morriamos imediatamente. E, portanto, como tem esta capacidade de sintetizar para uma franja e para uma zona fluida, ele consegue perceber que ha qualquer coisa que nao ee bem aquilo, mas que ee parecido com aquilo e, portanto, tem essa capacidade de se adaptar.

O professor falou ha pouco de uma coisa, la esta, talvez o confronto va levar a necessidade de superacao e da tal divergencia. O professor tambem defende que a relacao entre a acao e a percepcao, que ee mediada pela corpo, ee fundamental e, se calhar, nessa oposicao ai esta um bom exemplo desse processo de cognicao por assim dizer...
Eu ate defendo uma coisa um bocado mais atrevida e radical que ee o seguinte: eu defendo que a percepcao ee ja acao, ou seja, antes de fazermos ja estamos a fazer. No momento em que se percebe, ja se comeca a agir de fato. Alias ha dados engracados (Alain Berthoz recentemente lancou um livro que vem precisamente confirmar isso, mesmo alguns autores como por exemplo os do livro "Mente Corporea" evidenciam isso mesmo, e acho que a extrapolacao desses dados para o desporto em geral e para o futebol em particular, ee muito pertinente. La esta, vai de encontro a uma inteligencia corporea) Pois, isso... ha dados que eu acho, que ainda nao estao confirmados mas que sao um bocadinho arrepiantes, que dizem o seguinte: na via motora ha dois neuronios, um primeiro neuronio cujo corpo celular esta na circunvolucao frontal ascendente, que ee o neuronio da vontade e o segundo neuronio, o neuronio motor que esta no corno anterior da medula e que ee o neuronio cujo axonio, vem ate ao musculo proporcionar a contracao. E portanto, o normal ee que primeiro exista a vontade da pessoa de se mexer e depois a pessoa se mexa, nao ee? Portanto, que o primeiro neuronio se estimule e que envie informacao para o segundo neuronio, que depois se estimula e envia a ordem ate ao musculo. Ha dados estranhissimos que revelam que o segundo neuronio se pode estimular antes do primeiro. Portanto como se a acao fosse anterior ao pensamento da acao e a vontade da acao, esta a perceber? Havia uma especie de antecipacao da acao por parte dos musculos. Isto ee engracado e ee perturbante, e vem inverter todos os paradigmas da neurofisiologia.

E se calhar em contextos de grande imprevisibilidade na tomada de decisao sao esses mecanismos que vao explicar porque ee que um jogador toma uma determinada decisao, e a importancia de educar esse mesmo processo...
Educar, digamos, essa inteligencia periferica, educar essa (inteligencia descentralizada) descentralizada, ee uma boa expressao.

E ee isso mesmo que nos tentamos evidenciar com o conceito de somatizacao, nao somente o processo de informacao passar pelo cerebro e pela mente, sem dissociar do corpo, mas o fato do musculo e as estruturas relacionadas com o movimento estarem implicadas nessa tomada de decisao, por vezes nao consciente.
Nao ee que eles nao estivessem sempre implicados, mas nos olhamos para eles como implicados passivos, ou seja, eles fazem aquilo que os outros mandam fazer. Agora, sera muito perturbante se se vier a confirmar que eles fazem por iniciativa propria e portanto sao decisoes ativos e que depois convencem os outros que deviam mandar neles, que a decisao foi (ou que nos entendemos que deviamos mandar neles...) E portanto, isso ee curioso e ee perturbante e vem inverter todos os paradigmas de uma relacao. (implica uma reorganizacao acerca do que ee a cognicao...) Do que ee cognicao, do que ee acao, do que ee percepcao, e esta logica linear e este principio de causalidade entre percepcao e acao passaria a ser um bocadinho invertido.

E la esta, vai de encontro aquela ideia de uma inteligencia corporea...
Sim, de uma inteligencia corporea como se houvesse essa deslocalizacao, como se o corpo tivesse uma especie de consciencia de si que nao se fica so nos sistemas motores, vai ate ao funcionamento celular quase, como se houvesse uma delegacao, ou seja, os sistemas inteligentes do corpo delegam nos pequenos fragmentos uma franja de capacidade de decisao muito importante. Isso ate ee importante na sua tese antropossociologica, porque ee um modelo interessante ate para a organizacao das proprias sociedades e, sobretudo, para a fundamentacao de uma teoria geral da delegacao. Faz sentido delegar se as partes tiverem a capacidade de se autoorganizarem. Claro que isso depois vai justificar todas as descentralizacoes, ate as politicas.

Face a essa inteligencia corporea, e face a essa inteligencia especifica podemos requisitar para o futebol, por assim dizer, uma inteligencia especifica, mas plural simultaneamente.
Sim, mas tambem nao devemos ser assim tao totalizantes nesse sentido. Eu falei tambem a esse respeito numa especie de dois corpos, um corpo branco que chamei protocorpo, e depois um corpo pintado que seria mais um corpo aculturado. Portanto, o corpo motor, nesse sentido, seria uma especie de protocorpo, um corpo antes do corpo, e o corpo desportivo seria um corpo mais pos-moderno, no sentido de que ee um corpo feito da sobreposicao de varios fragmentos nao ee? Cada modalidade tem a sua sintaxe e a sua gramatica, mas usa o mesmo alfabeto, ee uma especie de alfabeto motor comum. A ortografia do futebol ee diferente da ortografia do andebol, apesar do alfabeto motor ser comum a varias modalidades motoras. Agora, reivindicar para o futebol uma radicalidade absoluta parece-me exagerado.

Nem pode sair da dimensao antropologica, ou seja, partindo do pressuposto da tal dimensao antropologica, da possibilidade de, face aquilo que ee o homem, se calhar, o tipo de conhecimento e o tipo de tomada de decisao implicados no futebol, ate pelos conflitos que tem em termos de hominizacao, vai implicar uma inteligencia diferente das outras modalidades e que ee diferente, se calhar, de jogo para jogo, de equipe para equipe, da forma de jogar de cada equipe...
Nao. Com certeza que ee diferente, agora o que estou a dizer ee que o futebol partilha com as outras modalidades esse mesmo corpo branco, esse mesmo protocorpo.

La este a tal categorizacao da inteligencia tambem nao pode ser estanque...
Claro. Ate podemos dizer que esse protocorpo que ee um corpo pre-cultural, ee um corpo... nao quero dizer sem inteligencia, mas ee um corpo com uma inteligencia que nao foi culturalizada. Qual ee a distincao fundamental ente inteligencia e a cultura? EE essa, passa justamente por ai.
A cultura ee a capacidade de convocarmos a memoria de uma forma inteligente, enquanto que a inteligencia pode dispensar a memoria, a inteligencia ee a capacidade de resolvermos uma situacao, mas podemos resolve-la quase sem memoria.

Estivemos a falar da possibilidade das proprias estruturas que efetuam movimentos anteciparem, por assim dizer, as estruturas que processam a informacao. Pode-se dizer que a relacao entre estes pode ser considerada uma somatizacao de um saber?
Nas varias fases e nos varios momentos ha sempre uma determinada consciencia corporal, ou seja, apesar das representacoes corporais acontecerem tendencialmente no cortex cerebral, ha uma especie de consciencia periferica, se quiser dizer, e essa consciencia periferica nao pode ser suprimida.

A educabilidade entre a inteligencia mais periferica e a inteligencia mais central desenvolve-se tanto mais, quanto mais precocemente for estimulado...
Isso acho que si, seguramente, nao ee?

E aqui o papel do treino e a qualidade do treino acaba por ser determinante e, se calhar o sentido do treino, nao so no sentido da hipertrofia...
Podemos dizer que metaforicamente, o treino obriga o cerebro a descer, ou seja, a vir ate a periferia. O treino ee uma especie de qualquer coisa que obriga o cerebro a articular-se melhor com as extremidades, com a periferia.

Este fato da importancia da precocidade que ee uma coisa que nos sugerimos, desde que alicercada numa determinada qualidade do processo, ee possivel porque? Pela maior plasticidade que existe durante este periodo, na infancia, ou nao? Ou ee tambem pelo fato de haver um enraizar comportamentos que ee menos notorio, ou seja, ha um corpo mais branco, mais um protocorpo na infancia do que propriamente na idade mais adulta.
Claro, portanto, aquele ditado popular que diz que burro velho nao aprende linguas tambem ee isto e ee um bocadinho pertinente nao ee? (mas nao aprende por que se calhar tambem ja aprendeu algumas) Tambem, e porque ee menos plastico, ou seja, o burro velho tem menos plasticidade que o mais novo nesse sentido e portanto tem tambem uma maior dificuldade em incorporar o novo, e tambem porque a sua capacidade de espanto, espanto aqui num sentido antropossociologico ou ate biologico, um espanto biologico, ou seja, as pessoas mais velhas tem uma capacidade menor para se espantarem com aquilo que veem, porque o novo tem uma capacidade menor em condiciona-las.

Em todo este entendimento da inteligencia que temos vindo a falar tem subjacente uma complexidade enorme, que se vai repercutir em termos de alteracoes tanto ao nivel das estruturas efetoras do movimento como a nivel cerebral. Ate que ponto pode haver alteracao da representatividade cerebral pela maior ou menor influencia do treino?
Com certeza, ou seja, o treino ee um mediador da relacao do corpo com o exterior. E o que ee o treino? EE a capacidade de... enfim sob o ponto de vista da fisiologia do exercicio, de a lesao se transformar em adaptacao. EE a capacidade de o obrar a reorganizacao. Eu tenho contestado um conceito da fisiologia que ee a ideia da homeostasia, e tenho dito que o treino nao ee um sistema homeostatico. Porque? Porque depois do treino nunca se volta ao ponto de partida. Se se voltasse ao ponto de partida nao havia crescimento e portanto nao havia enriquecimento, nao havia educacao e o treino nao fazia sentido. E portanto, o objetivo do treino ee forcar e levar um pouco mais longe para que essa alteracao se transforme em adaptacao e que quando o corpo for solicitado em situacoes formativas do tipo anterior, esteja mais preparado para lhes responder do que estaria anteriormente.

Um dos paradigmas que acho que ee a prova, mais do que evidente de que o treino pode fazer muito, ou pode atuar sob a plasticidade dos individuos ee o caso daqueles individuos que nascem sem os membros inferiores ou sem os membros superiores, por exemplo, e que, fruto das necessidades e do processo de aculturacao ganham uma funcionalidade tal que conseguem mesmo sem maos superar as limitacoes que tem...
Ha pouco falamos naquela questao da delegacao, de que o cerebro delega e o cerebro mais eficaz ee aquele que teria uma maior capacidade de delegacao. Neste caso havia uma especie de delegacao (de suplencia) e de uma delegacao supletiva como disse nos membros que existiam e que estavam disponiveis para a acao.

Esta inteligencia, este saber que se vai adquirindo ao longo de um processo que ee complexo e ao longo do tempo atraves da acao e da vivenciacao, e do passar pelas situacoes, implica um percurso individual mas nao isolado, que ee unico. Entendemos nos assim que se trata, de um processo ecogenetico, uma construcao individual ecogenetica, onde sao muitas as variaveis ou as dimensoes que estao a interagir.

Que ate mesmo os genes sao permeaveis a tais influencias...
Essa ideia da epigenetica parece-me mais precisa. EE transmissibilidade daquilo ate que o proprio Dawkins chama de memes, que sao estruturas que estariam fora do DNA e fora do nucleo celular e que eram estruturas transmissiveis a propria celula no momento de divisao, no momento de fecundacao.

Agora, para terminar, e pegando numa das ideias principais que fui retendo na entrevista, o fato do treino, comecando precocemente, talvez ate por aquilo que fomos dizendo, levar a tal descentralizacao, ou a tal cerebralizacao e aculturacao do musculo e tambem, simultaneamente a corporalizacao do cerebro, no sentido em que ha uma alteracao da representatividade cerebral, e mais do que isso, a solidificacao num determinado regime motor, se quisermos, especifico, a consolidacao das relacoes entre estes que ee o mais importante...
Sim, ee aquela historia de que o cerebro delega, mas depois a periferia tambem adquire um pouco mais de responsabilidade, ee um sistema de "governence" biologico, ou seja o cerebro promove essa delegacao para a periferia mas a periferia tem que assumir as suas responsabilidades, e assumir as suas responsabilidades ee assumir a sua capacidade prestativa, ou seja, ee assumir a sua capacidade intelectual (se manifestar enquanto parte de um todo...) e de parte inteligente e auto-suficiente. Mais uma vez regressamos aos fractais. Os fractais, de fato, sao fragmentos que transportam dentro de si as qualidades do todo, ou seja, sao fragmentos em que o todo delegou as suas caracteristicas. Sao fragmentos que falam do todo melhor do que o todo fala de si,

E nao se justifica a ideia de hierarquia, mas sim de uma rede, de uma teia...
De uma sinergia, pelo contrario de uma deshierarquia, no sentido que nao ha, que nao ee uma anarquia, mas ee uma deshierarquia.

2 comentários:

Luis Esteves disse...

"A velocidade é frequentemente confundida com o discernimento. Quando eu começo a correr antes dos restantes, pareço ser mais rápido." (Cruyff)

A unica coisa que diferencia, por exemplo, um professor de matematica para o aluno para o qual ele dar aula ee que o professor aprendeu matematica antes que o aluno. A mesma coisa com as pessoas, ninguem sabe mais do que o outro, alguns apenas aprenderam coisas especificas antes dos outros. Por isso, ee muito pequeno nos sentirmos superiores por saber uma coisa ou outra que uma outra pessoa nao conheca.


Muito boa as duas frases João

Grande abraço

João Henrique T.L.C disse...

Valeu professor, obrigado.

A frase do Cruyff eu peguei no wikiquote, tem varias frase dele la. Acho que essa frase tem bastante haver com o que o professor fala sobre velocidade coletiva.

E a outra frase praticamente transcrevi uma mensagem que o professor de matematica disse numa das aulas dele. Acho que encaixa bastante em tudo, ee um frase para o ser humano refletir, ne?

Valeu e um grande abraco!