O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 24 de abril de 2010

A preparacao fisica nao existe

Conversa entre Angel Cappa e Paco Seirulo, preparador fisico do Barcelona.

Cappa: Nao sei se coincidiras, mas para mim a preparacao fisica como tal nao existe. Existe a preparacao de um futebolista, de um basquetebolista, de um tenista, mas nao ee geral.
Seirulo: Coincido. Antes, por erro, se pensava que primeiro havia de fabricar um atleta e logo que jugase o que seria. Si se queria treinar a resistencia, se treinava por igual no monte, no mar, onde fosse. E em seguida adaptavam essa resistencia a seu esporte. E nao ee assim. Assim perdes tempo e energia, pois cada esporte requere seu tratamente especifico.

C: A velocidade, por exemplo. Em futebol ee diferente, tem a ver com a precisao, com ver antes a jogada.
S: Eu tenho treinado em outros esportes e o futebol ee o que mais prima as habilidades do jogador: sua inteligencia, tomada de decisao, sensibilidade, compreensao do espaco e do tempo... Por que? Em futebol, a mesma coisa que tu utilizas para movimentar-se (movilizarte) usas para jogar, e tens que estar concentrado em ti mesmo e na equipe. Por isso, os talentos deste esporte sao, pessoalmente, tipos muito especiais.

C: Isso me faz recordar uma anedota que vivi com Maradona. Estavamos vendo uma partida de basquete de Michael Jordan e eu disse: "Diego, que grande jogada ele fez, nao ee verdade?. E me disse: "Sim, ee um grande, eu o admiro, mas nao se esqueca de que joga com as manos, nao ee?".
S: Claro, essa ee a dificuldade do futebol: os pes, e isso acarreta muitas obrigacoes motrizes, que, por sua vez, complicam a percepcao e as relacoes inter-pessoais do atleta. Os meus jogadores muitas vezes me dizem: "Ei, Paco, porque nao treinamos a velocidade? E lhes contesto que isso nos treinamos todos os dias, porque o futebol ee isso: velocidade, aceleracao... nao correr por correr, mas sim adaptado a correr em funcao da bola e do rival. Tocar a bola com a velocidade adequada e para onde voce quiser.

C: A forca tambem ee distinta. Para mim a forca no futebol ee astucia.
S: Claro. EE aplicar tua energia no momento oportuno. Caso contrario, a forca nao serve para nada. Se es muito forte e cada vez que te chocas com um adversario te roubam a bola ou fazes falta, estas perdido.

C: Ha gente que pensa, por exemplo, que os jogadores altos cabeceiam mais e melhor. E nao ee certo. Ha que saber saltar e saber cabecear.
R: De fato, os grandes cabeceadores da historia nunca foram muito altos. Foram medianos mas muito astutos, adivinhando a trajetoria do oponente, da bola e a velocidade precisa.

C: Ha muitos mitos na preparacao fisica de nosso esporte. Um ee o aquecimento, outro a pre-temporada e o terceiro os pesos.
S: Sao, para mim, tres temas chaves. A pre-temporada ee o mais grave. Eu creio que ee impossivel que, treinando um mes, se treine (preencha), como se pretende o (tanque) de um futebolista para toda a temporada. Impossivel. Y los preparadores tenemos que flagelar-nos en esto pues le hemos dado demasiada importancia a la pre-temporada. Fazer treinamento duplo e triplo para duas semanas nao ee bom para os jogadores. Apenas consegue fatiga-los e que estes paguem durante as cinco primeiras partidas da liga. Para mim o correto ee preparar-se para o primeiro jogo apenas. Exclusivamente. E logo para o segundo... e assim em diante.
Nao se pode fazer uma pre-temporada treinando duas semanas seguidas em tres turnos sem tocar na bola. Prejudica e nao ee util.

C: Ao entrar na Africa do Sul, os jogadores vinham fazer quatro sessoes ao dia. Isso era uma massacre. E o aquecimento, o que me dizes?
Ha uma especie de obsessao de estar 25 minutos aquecendo. Eu vi como aquecia Cruyff em seu dia e so fazia pontapes com a bola e alguma carreirinha (liviana). Maradona, igual.
EE verdade que ha jogadores nervosos que talvez sem necessidade correm mas para aquetar o nervosismo. Mas isso ee tudo.
S: Tenho discutido muito sobre iso e tenho comprovado muito. Para nos o fato do aquecimento ee unico ato socio-afetivo, isto ee, so serve para entrar em contato com seus companheiros e com o ambiente. Esse ee o principal objetivo do aquecimento. Porque há um outro problema adicional. Os jogadores, se jogarem as dez da noite, se levantam ja as seis para comer. E quando se levantam, como a todos, lhes doi algo. Por isso, se trata de mover-se um pouco, em geral, e logo tomar a bola, te lo pasas unas veces y ya esta.
Tenho visto milhares de vezes como um jogador sai a jogar sem aquecer, por lesao de outro, e nao lhe passa nada.
Joga sem problema algum.

C: Isso acontece no basquete. Os jogadores saem de repente, sem aquecer e nao passa nada.
S: O mesmo ocorre no tenis. Eu nao vi tenistas dar voltas a pista antes de jogar. Saem, aquecendo trocando a bola, um par de saques... e comeca a partida.

C: Outro mito, por desconhecimento, ee pensar que se o jogador corre mais vai jogar melhor futebol.
S: Em nosso esporte apenas três corridas para fazer após o pontapé de saída e um par de movimentos... e voce esta aquecido. E a partir dai, ja podes correr tudo o que queras. Nao posso dizer que ee uma barbaridade aquecer, mas nao ee necessario fazer esses aquecimentos exagerados a que o futebol nos tem acostumado. Outra coisa seria, por exemplo, uma carreira de 400 metros. Ai sim, pois ee um esforco individual, especifico e unico em um tempo curto. Mas no futebol, para nada.

C: Disse o doutor Oliva que setir-se cansado nao ee estar cansado. O cansaco ee, em parte, psicologico. Influi muito o estado de animo. Nunca se ve uma equipe ganhando 4-0 cansada.
S: Isso se ve no atletismo. O que chega primeiro, que deveria estar mais cansado, se passa logo o tempo dando a volta a posta, saudando... e os outros estao cansados sobre o terreno. E ee pelo fator animico. Sao as endorfinas. Teu proprio corpo gera autoestima. Assim, apenas um pequena fator biologico justifica o aquecimento. Mas, insisto, nada mais.

C: O curioso ee que de preparacao fisica ninguem fala nada, salvo quando perde a equipe. Ai se justifica tudo.
S: Sim, parece que de repente nao correm. E porque nao correm? talvez porque eles estão perdendo e não vice-versa. Quando um jogador da dois passes maus, a solucao nao ee correr, sim parar para recuperar-se.

C: E a pressao. A tensao permanente de ganhar tambem influi muito no fisico.
S: Isso se nota, sobre tudo, na recuperacao. O stress gera mais estress. Os jogadores, em uma dinamica negativa, nao recuperam e por isso estao cansados. No Barca nossos treinamentos estao baseado na mudanca. Nunca fazemos dois treinamentos iguais, que tenham a mesma intensidade e o mesmo objetivo. Al tercero igual, los jugadores pasan. Nao serve de nada. Os habitos geram estabilidade inicial mas acabam por destruir. Os jogadores, para adaptar-se ao novo treinamento, sacan a energia que tinham guardada e a equipe se beneficia disso.

C: Ademas, ha que treinar com criatividade. Nao se deve prever tudo, falando desde o ponto de vista futebolistico. Depende tambem do dia, do que surja nesse instante. Muitas vezes uma mudanca no que tinha planejado en la manana.
S: Eu aplico uns parametros minimos, mas logo observo e se vejo que a partir de umas series feita, fazer mais nao serve de nada, o deixo. Os jogadores perdem interesse si a muita repeticao. De os treinadores que tem tido no Barca o que melhor ha manejado este aspecito havia sido os que melhor resultado haviam tido.

C: Quando eu faco exercicios para os defesas, por exemplo, nao penso em tempo que deve ser feito. Isso depende de muitos fatores.
S: Muitos treinadores se angustiam com isto. Si a un ejercicio le faltan dos series, te lo recuerdan angustiados. E nao passa nada. Os jogadores, muitas vezes, querem saber exatamente o que tem de fazer para mentalizar o seu corpo para esse esforco. Por isso eu lhes tento manter sempre alerta. Nao quero que sejam funcionarios do treinamento. Assim se motivam, embora, sendo sinceiros, a motivacao no futebol vem pelo gol.... e nada mais.

C: Falamos dos pesos? Ha obsessao por ele. Muitas creem que si se esta mas musculado se joga melhor e se lesiona menos. E nao ee assim.
S: Ha um erro: atribuir sempre as lesoes a preparacao fisica. No futebol ha duas coisas: acidentes e lesoes.
Os acidentes, que temos muitos, sao inevitaveis e as lesoes, que temos menos, nao.
Utilizar os pesos de forma generica, em movimentos e em cargas que são completamente alheios ao futebol, ee um erro. Os pesos preparam o musculo para outras atividades que nao sao as que vai utilizar o jogador no relvado. E isso lhe provoca sobrecargas. A musculacao ha que utilizara para melhorar a forca focalizada no futebol, nao genericamente. Outra coisa ee que de 16 a 19 anos o futebolista necessita uma formacao muscular para que deixe de ser um cidadao comum e se transforme em um desportista. Mas se pode ser com a bola, melhor. Porque? Porque a bola acrescenta o elemento coordenativo que logo utilizara no campo. Se tu fazes tres saltos de pernas, como exercicio, mas sem a bola, nao tem sentido. Onde salta, como apoyas... tudo ee diferente se tens uma bola por medio. Nao ee o mesmo saltar que saltar para ter que dirigir um passe. Por isso, a preparacao fisica do futebolista ha que fazer-la com a bola sempre. A questao nao ee capturar forca nas pernas, sim adaptar a musculacao ao que logo va se fazer no campo. O contrario gera lesoes, pois o musculo nao esta preparado.

C: A eso hay que anardile que hoje em dia os jogadores tem demasiados partidos, demasiada tensao. Se estas em um grande, sempre existe a obrigacao de ganhar.
S: E ademas os jogadores vem da selecao aos clubes e vice-versa. E ninguem treina igual. Os jogadores variam de um tipo de treinamento a outro e isso os afeta.

C: Eu, quando chego a uma equipe nova ao semestre de temporada, sempre pergunto que estava fazendo o preparador fisico anterior para nao gerar descompensacao.
S: Muitas vezes a culpa temos nos, os preparadores fisicos, porque para ser diferente temos nos inventamos coisas que danam os jogadores.

C: Para resumir, eu creio que ha uma preparacao focada no musculo e outra, a correta, focada no futebol, ao jogo.

Nenhum comentário: