O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O bailet de Bolshoi ficou com inveja

Ontem assisti a semi-final da Liga dos Campeoes entre Internazionale e Barcelona.

Para quem ve Pep Guardiola num nivel mais elevado que Mourinho penso que se decepcionou, porque diferentemente de Guardiola, que chegou numa equipe das unicas do mundo com uma cultura de jogo que ee privilegiada desde as bases e isso ja estava estabelecido sem ele, Mourinho assumiu a Internazionale e a vem lhe dando essa cultura, como fez com o Porto e Chelsea, portanto, vejo o trabalho de Mourinho com uma maior dificuldade que o de Guardiola, por isso valorizo ainda mais sua conquista nesse jogo. Independente de qualquer coisa que venha acontecer, para mim, a Internazionale ja ee a vencedora da Liga dos Campeoes e Mourinho o cara, junto de sua equipe e profissionais que trabalham com ele, responsavel por isso.

Observando o jogo, acredito, que reparei em algumas poucas coisas que talvez merecam ser citadas:

Ate os 20 minutos do 1 tempo de jogo o pressing da Internazionale nas linhas 2 e 3, um pouco a frente do meio de campo e um pouco abaixo do meio de campo, estava sendo extremamente eficaz, passados esses 20 minutos esse pressing nesse local especifico que falei parou e nao voltou mais ate o fim do jogo. Posso estar falando uma grande besteira, provavelmente estou, mas tive a impressao que toda essa eficacia desse pressing especifico estava ligada a um mecanismo do meio campo em pressionar em losango, reforcei esse pensamento depois que apareceu Mourinho fazendo um losango com a mao para algum dos jogadores enquanto tentava falar algo. Caso tudo isso que eu falei faca algum sentido, essa possivel estrategia adotada por Mourinho se pareceria com a que o Estudiantes usou na final do Mundial Interclubes contra o Barcelona, pressao setorial em losango usando o meio de campo.

O Barcelona tambem nesse tempo dos 20 primeitos minutos, deve muito dificuldade em executar aquele seu mecanismo de fazer a bola da defesa chegar ao ataque, reparei tambem que os medios (xavi) estavam baixando, talvez tenha dificultado mais ainda a circulacao de bola deles. Entretanto, com a bola ja no campo ofensivo nao ee nada facil retomar do Barcelona a bola.

Outra coisa interessante era o pressing intenso da Internazionale nos momentos de transicao defensiva. E foi num pressing de transicao ofensiva, quando o Barcelona recuperou a bola apos um escanteio a favor da Internazionale, que o time de Mourinho conseguiu rapidamente retomar a bola, impedindo a transicao ofensiva, e pegando o time do Barcelona em saida para o ataque conseguiu marcar o gol de empate.

Apesar do PVC ficar toda hora dizendo que quando recupera a bola a Internazionale a "rifa", na verdade nao tinha nada de rifar a bola, o mecanismo teoriado e operacionalizado pela equipe nas transicoes ofensivas ee um jogo direto vertical, e acredito que bem executado, pois sempre tinha jogadores no campo ofensivo a receber ou a entrar pelo meio, sempre dois jogadores pelas extremidades e um pelo meio.

Acho que Mourinho quebra alguns paradigmas da ciencia do futebol. EE tambem absurdo dizer que a Internazionale, por exemplo, nao encanta, ee claro que encanta, acho o pressing deles perfeito, uma danca, que nem o bailet de Bolshoi consegue fazer.

Nenhum comentário: