O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 24 de abril de 2010

Retroacao




O todo pode ser mair ou menor que a soma das partes que o constituem.

Texto I: Se o hidrogênio é inflamavel e o oxigenio é um coburente, pq a agua não faz pegar fogo,e sim o apaga?

Não é o elemento hidrogênio (H) que é combustível, e sim a molécula homônima, hidrogênio (H2). Não é o átomo oxigênio (O) que é comburente, e sim a molécula homônima, oxigênio (O2). A molécula de água pode ser originada de moléculas de H2 e O2, entretanto, durante a reação química, as moléculas se desintegram e se rearranjam, formando nova molécula (a de água) e, por isso, com novas propriedades (como a água que, por conta do seu alto calor específico, rouba muito calor da chama, além de criar uma camada que impede o contato entre combustíveis sólidos com o oxigênio (molécula pura!) do ar.

Ao juntar diversas coisas emergem propriedades que nao existiam em cada uma das coisas que juntei. Veja o exemplo acima. Logo, o todo pode ser considerado mais que a soma das partes que o constituem.

Todavia....

O meu todo tambem ee menos que a soma das partes que o constituem, visto que ha coisas em cada uma das partes que nao aparecem no meu todo.

O todo tambem pode ser considerado maior ou menor que a soma das partes que o constituem devido ao processo de retroacao, isto ee, o todo pode retroagir sobre as partes que o constituem. A retrooacao tambem causa um processo circular entre causa e efeito, visto que a causa pode ser o input que gerara efeitos (outputs) mas tambem os efeitos (outputs) podem gerar novas causas (inputs) e assim infinitamente.

Nenhum comentário: