O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 25 de abril de 2010

Os chutoes

Estou assistindo ao vivo a partida entre Santo Andre e Santos, eu ja queria fazer uma postagem
sobre isso e depois de estar assistindo o jogo ha alguns minutos decidi realmente escrever.

Eu nao sei se isso ee um problema, eu acho que ee sim um grande problema, nao sei tambem se isso so ocorre no futebol brasileiro. A questao ee: o que justifica no tiro de meta o chutao dos goleiros?

Simplesmente em grande parte dos tiros de meta vemos grandes equipes usando o chutao dos goleiros. Putz, para mim so ha uma justificativa, a equipe nao tem modelo de jogo bem definido e como nao tem modelo de jogo tambem nao tem mecanismos para operacionalizar esse modelo de jogo.

O goleiro dos Santos ja deu pelo menos uns cinco chutoes em alguns poucos minutos. Resultado, a maior parte das vezes perde a posse de bola. Isso porque estamos falando do "grande Santos, os meninos da vila".

Alguem pode dizer que ee uma estrategia, ceder a bola para apostar em transicoes rapidas, mas no caso ee visivel que esse pensamento nao existe, da mesma forma que nao existe um pressing tao eficaz de equipes brasileiras ao ponto de requisitar esse comportamento, enfim, realmente nao tem motivo, ou melhor, tem sim incompetencia.

3 comentários:

Julian Tobar disse...

Boa noite professor.

Creio que o fato de uma equipe dar chutões no tiro de meta, não necessariamente implica dizer que a mesma não possui um Modelo de Jogo, pois possuir um M de J não significa que teremos que sair jogando desde atrás.

Se o treinador quiser poderá jogar e operacionalizar como bem entender. Um exemplo poderia ser este, de dar chutões e jogar através de primeira e segunda bola. Jogar ao invés de uma circulação e manutenção da posse da bola, usando um estilo de jogo mais direto.

Mas o santos até onde eu sei (confesso que não vi quase nenhum jogo do santos), é uma equipe que gosta de estar com a bola e se sente bem com a mesma, portanto creio que seria mais coerente sair jogando atrás, justamente para manter a posse, pois como você falou "rifar" a bola estaria dando 50% de chances para o Santos e 50% para a o adversário ficar com a bola e isso com certeza não é o que ocorre com o Santos.

Ai acontece um conflito de idéias, mas como não sei o Modelo de Jogo do santos e nem estou acompanhando os jogos, prefiro não opinar muito a respeito.

Parabéns pelas postagens professor.

A respeito, voce teria a entrevista original ali, sobre o Barcelona? do Angel Cappa?

Poderia me encaminhar por e-mail?

Grande abraço e continue postando e trazendo novidades para nós, amantes do futebol

julian_tobar@hotmail.com

João Henrique T.L.C disse...

Professor Tobar realmente o professor foi coerente no que falou e esta com a razao, falei besteira.

No caso do Santos acho que se assemelha a um rifar a bola, apesar que nao reparei por o aspecto que o professor falou, mas quando vemos equipes como a Internazionale, por exemplo, ha momentos em que se faz jogo direto mas nunca se rifa a bola, alem da qualidade dos jogadores que facilita, voce percebe que os jogos diretos sao precisos, obviamente isso se ee treinado.

Mas mudando um pouco o foco do Santos e generalizando esse olhar sobre o futebol brasileiro podemos ver melhor. Citando como exemplo o America-RN, time do meu estado que faz parte da Serie B. Ja fui a varios jogos do America e no tiro de meta o goleiro da chutao, por exemplo, e tenho certeza de que isso nao se trata de uma estrategia, possivelmente o treinador tambem nem saiba o que significa essa palavra, enfim, pelo menos no futebol brasileiro, acho que boa parte das equipes que tem esse comportamento do chutao nao pensam por esse lado, embora ele exista e seja totalmente valido como qualquer outro modo.

A entrevista, que ee um pdf, ja enviei para o email do professor.

Valeu e obrigado por estar acompanhando aqui o blog.

Um grande abraco!

João Henrique T.L.C disse...

Professor Tobar, tambem o peco para se encontrar algo a mais sobre o Paco Seirulo me enviar por favor, meu email ee joaohtlc@hotmail.com

Ja procurei sobre ele na internet mas nao encontrei nenhum bom material, por enquanto.

Um abraco!