O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 25 de abril de 2010

Fadiga Mental: O grande conflito

Ha algum tempo me peguei pensando sobre a questao da fadiga mental, do sistema nervoso central, resolvi entao fazer uma pesquisa pela internet, professores e trabalhos que tratam da fadiga relacionados aos futebol. Encontrei bastante coisa e bastante divergencia sobre o tema.

A Periodizacao Tatica entende que a fadiga mental ee gerada devido ao jogador ter que pensar e tomar a cada situacao do jogo ou treinamento a melhor decisao. A periodizacao tatica inclusive se baseia nessa questao para elaborar o microciclo de treinamento.

Entao, o que ocorre ee o seguinte: A periodizacao tradicional exacerba a dominante fisica e trabalha com cada dominante separadamente, sem os treinos "complexos" da P.Tatica e a questao de ensinar o jogador a decidir. Entao fica a duvida, os jogadores que nao treinam em periodizacao tatica nao deveriam apresentar fadiga mental, haja visto que segundo a periodizacao tatica o que gera a fadiga mental ee o pensar e o decidir.

Entretanto, a corrente da Periodizacao Tradicional considera que o que ocorre ee que por alguns motivos os jogadores podem apresentar uma fadiga fisica e essa fadiga fisica ira gerar uma fadiga mental. Perceberam o conflito?

Sem contar essa discordancia sobre a fadiga mental entre os dois modelos de Periodizacao do Treinamento, acredito, que exista ainda outro conflito.

A corrente da Periodizacao Tatica acredita que a fadiga mental ee a mais demorada para se recuperar, podendo levar de dois a tres dias para ocorrer a recuperacao total do sistema nervoso central depois de atividades extremamente desgastantes mentalmente como o jogo, de duracao de uma hora e meia.

Nao obstante, a medicina entende que a fadiga mental, normalmente, nao ocorre em questao de uma ou duas horas em extrema concentracao, entende-se que ee necessario um longo tempo numa mesma atividade para que ocorra a fadiga. Fora isso, a medicina tambem concorda que a fadiga mental pode ser curada com apenas algumas horas de descanso, nao necessitando nem de um periodo de vinte e quatro horas.

Ou seja, o tema da fadiga mental gera conflitos inicialmente entre a Periodizacao Tatica e a Periodizacao Tradicional e posteriormente entre a Periodizacao Tatica e a Medicina.

Ta ai.... um dia espero descobrir a verdade.

Nenhum comentário: