O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jose Mourinho: Mais que um treinador, um grande ator

"O mundo perdeu um grande ator."

Talvez a frase acima, supostamente dita pelo Imperador da Republica Romano Claudio Nero no momento antecedente de sua morte, nao fosse tao valida para ele, mas com certeza a frase ee valida para uma outra pessoa, chamada Jose Mourinho.

Acho que acima de treinador, doutor em Motricidade Humana, vencedor no futebol e estudioso do fenomeno, Mourinho ee um grande ator. E ee um grande ator por varios motivos.

Mas talvez ator nao fique muito legal, porque Mourinho nao joga. Talvez caia melhor a nomenclatura de diretor, aquele que esta atras para que tudo de certo.

E hoje o diretor Jose Mourinho participou de uma peca que nao tinha enredo, o enredo era construido no proprio palco no decorrer dos segundos e da interacao entre atores que nunca contracenaram.

E foi nesse cenario que os atores orientados por Mourinho fizeram uma comedia sem fazer uma comedia, eles mudaram a si para comediar os outros atores de um outro diretor. E nessa comedia, com um pouco de tragedia, esses atores escancararam, criticaram, menosprezaram, ridicularizaram, duvidaram, questionaram, foram de encontro aos dogmas e paradigmas vigentes ate numa sociedade mais "superior" como, sei la, a da Grecia Antiga.

Para os que nao entenderam a piada, para quem so viu a tragedia, mas nao soube rir da comedia, deixo apenas meu riso, na espera de que este contagie tambem o seu.

Entao, acima de tudo, um grande parabens para Jose Mourinho, nao pelas coisas que ja ganhou, nao pelas coisas que esta a ganhar, mas pelo que ganhara no futuro.

Ps: Nao entenda o uso do voce que eu utilizei como me referindo a quem esta lendo, mas sim a quem nao acredita no comedia que vi. Respeitando sempre, logicamente, as outras visoes e sem impor nenhum tipo de verdade.

Ps2: So para nao deixar totalmente em entrelinhas, a comedia a que me refiro no texto ee essa:

texto meramente ilustrativo e ficticio

Inter joga em bloco baixo com 10 jogadores (entenda-se Thiago Motta foi expulso)

Ai Mourinho diz: O Pep, ta ae irmao, teu time vai ter todo o campo pra jogar, vou ficar so naquele pedacinho ali o.

Pep: De rocha, Mourinho.

Mourinho: E ee isso ae cumpade, voces nao sao a melhor equipe do mundo? nao sabem circular bola como ninguem? nao conseguem manter 80% de posse de bola? nao criam trocentas chances de gol num jogo? nao gostam de ter muito espaco para jogar, mesmo quando nao os deixam ter esse espaco? pois ee truta, vo deixar meu time ali na boa e pode meter bala, quero ver voces fazerem dois gols em nois. Quer saber do que mais, enfia esse posse de bola no c* irmao. Vo ficar so olhando e rindo, o grande barca tenta, tenta, tem todas as possibilidades e nao faz porra nenhuma.

E so para fechar a segunda intervencao desse post:

Mourinho disse antes do jogo: Para nos, vencer a Liga dos Campeoes ee um sonho, para o Barcelona ee uma obsessao. Penso quem um sonho ee um sentimento mais digno que a obsessao. (a frase foi mais ou menos assim)

O futebol ee um esporte tao democratico que posso dominar o jogo tanto com a bola quanto sem nem a tocar.

Nenhum comentário: