O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Flamengo 2009: Mecanismo de Transicao Ofensiva

Dizer que o Flamengo usava uma transicao ofensiva que objetivava a progressao vertical rapida nao me da subsidios para saber como ocorre, precisamente, essa transicao ofensiva. Porque se pararmos para pensar, eu posso fazer uma transicao ofensiva com progressao vertical rapida de varias maneiras, concorda?

Entretanto, se for explicada a forma, o mecanismo, que se faz para ocorrer essa transicao ofensiva com progressao vertical rapida, talvez, eu possa entender bem como funciona a transicao ofensiva e caso seja adversario do time que a faz terei a possibilidade de poder treinar durante a semana algo que ira se relacionar a transicao ofensiva adversaria.

Para perceber essa diferente trouxe como exemplo ilustrativo um mecanismo de transicao ofensiva que o Flamengo usou, pelo menos em alguns jogos que assisti, por um periodo regular de tempo.

O mecanismo consistia na recuperacao da bola no setor defensivo, logo apos a recuperacao, o jogador que recuperou a bola fazia um jogo direto vertical para Ze Roberto, que estava posicionado avancado no terreno pela esquerda, com a bola Ze Roberto corria um pouco e tocava para Adriano, ou avancava e trocava bola com Adriano, ou avancava e tentatava jogada invididual etc.

O que importa ee entender o objetivo do mecanismo: no momento da transicao ofensiva no setor defensivo, o mecanismo objetiva conectar a bola da defesa ao ataque, ou seja, a bola chegando em Ze Roberto esse mecanismo encerrou, haja visto que a bola ja foi conectada. A partir dai surgem outros mecanismos.

No diagrama coloquei Petkovic como enviando a bola pra Ze Roberto pois grande parte das vezes era ele quem fazia esse envio, apesar de nao ter sido ele quem recuperou a bola.

Nenhum comentário: