O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Provocar para atrair

O principio do provocar para atrair foi citado por Guardiola a uma entrevista a Nuno Amieiro, basta procurar esse post aqui no blog.

O que fiz foi apenas desenhar o principio.

Esse principio, acredito, ocorre tanto na transicao ofensiva como na organizacao ofensiva do Barcelona.

Nesse post vamos trabalhar com a ideia da bola iniciando na defesa, como Guardiola falou. Contudo, o principio nao obrigatoriamente so precisa ser adotado nesse momento inicial, pode ser sim trabalhado ja no campo ofensivo etc.

O objetivo vai ser fazer a bola da defesa chegar ao campo ofensivo.

De quantas formas e como podemos fazer isso? Acredito, que muitas, mas vamos nos restringir a apenas algumas.

Na figura acima, ocorre uma circulacao de bola entre os defesas centrais e entre os centrais e os laterais avancados no terreno, posteriormente, algum dos laterais pode avancar e ligar a um ponta ou a um meio/volante etc.

Na figura acima, ocorre uma circulacao de bola entre os defesas centrais e eventualmente um meio/volante aparece desmarcado e recebe a bola, posteriormente, podera fazer a ligacao ao ataque.

Na figura acima, os defesas centrais circulam a bola entre si e avancao um pouco enquanto o meia adversario vem na direcao de um dos meus defesas centrais, devido a esse avanco do meio inimigo posso tocar para um dos meus meias/volantes/laterais e ficarei com vantagem numerica.


Na figura acima, meus defesas centrais circulam a bola entre si e avancam um pouco, dai o atacante inimigo vai na direcao de um dos meus defesas centrais e entao o que estava com a bola pode tocar para o defesa central do lado ou outra opcao e dai ficarei com vantagem numerica.


Na figura acima, meus defesas centrais circulam a bola e avancam um pouco, dai o meia adversario vem na direcao do meu defesa e este pode tocar para o meia do nosso time, dai teremos vantagem numerica, em seguida o inimigo proximo ao meu meia avanca na minha direcao e meu meia se desfaz da bola e aumentamos a vantagem. Esse movimento pode ocorrer como um efeito domino, me dando cada vez mais vantagem numerica/espacial.

Esse foram apenas alguns mecanismos intersetoriais que poderia usar para fazer a bola chegar da minha defesa ao meu ataque, ou do meu meio ao ataque, enfim.

Mesmo que nao saiba, nao treine, nao imagine, cada equipe acaba por apresentar essas dinamicas durante uma partida.

Agora, so para ter uma ideia da importancia desses mecanismos... Imagina se eu souber que meu adversario tem em seu modelo de jogo um sobressaimento de um mecanismo para fazer chegar a bola da defesa ao ataque, caso eu saiba qual ee e como se da esse determinado mecanismo, posso simplesmente o evitar, o anular ou o usar a meu favor, depende do que eu queira.

Acredito que o estudo dos mecanismos de uma equipe mais o estudo do seu modelo de jogo, traz grandes possibilidades para interpretar o conteudo impar de cada partida de futebol.

Nenhum comentário: