O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

...? Depende. ...? Depende. ...? Depende. Depende? Dos caminhos.

"Caminhante nao ha caminho, se faz o caminho ao andar." Antonio Machado

"Caminhar sem rumo é uma grande arte." Henry David Thoreau

"Fica estabelecida a possibilidade de sonhar coisas impossíveis e de caminhar livremente em direção aos sonhos." Montaigne

"Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes."

"Penso, logo não tenho medo de mudar."

Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser."

Goethe


Dia desses durante as chatas aulas de literatura, a professora iniciou a correcao de atividades e a cada resposta que surgia das questoes um gaiato dizia: Depende.

Fulaninho respondia tal coisa e ele dizia depende, o outro respondia e ele repetia o depende. Acabou que por uma sucessao de repeticoes do depende ficou uma coisa extremamente engracada, eu mesmo nao tava me aguentando de tanto rir. A professora entao disse para ele que nao dependia nao, mas o assunto nao se encerrou e a "brincadeira" persistiu. Mas e dai, o que isso tem haver com o assunto desse topico?

Bem, quando estudamos estudando a fenomenologia do futebol, o fenomeno do futebol, a ciencia do futebol, o futebol, vemos que se colocam certas verdades e se ensinam essas pseudo verdades como verdades, acaba que por ser tantas vezes repetidas a mentira se torna verdade, vira quase uma crenca, nao uma crenca saudavel, vira uma crenca fundamentalista. Lembremos que essas coisas sao todas criacoes humanas e sendo humanas estao fadadas ao erro, a mentira, a ilusao, a ignorancia. E nem Chuck Norris nem Marcelo Dourado conseguem combater a ignorancia. A unica coisa que consegue combater a ignorancia ee a duvida, ee o questionamento, ee a incerteza.

Nos dizem que no futebol:
Devemos tentar criar superioridade numérica
Devemos tentar evitar a igualdade numérica
Devemos tentar não permitir a inferioridade numérica
Devemos atacar com amplitude e profundidade
Devemos garantir a manutenção da posse de bola
Devemos orientar a progressão do portador da bola
etc etc etc etc

Nos falam que devemos jogar seguindo esses principios, essas regras, e mais um monte de regras. Porque se seguirmos essas regras estamos a jogar em alto nivel, como os grandes, as equipes top.

E acredito, humildemente "sem tentar impor a minha verdade momentanea para ninguem e nem para eu mesmo", que as coisas nao funcionam por esse caminho. Acredito que as coisas podem funcionar por diversos caminhos. Acredito que o que vale para mim nao vale para voce. Acredito, nesse caso, assim como o estudante brincalhao disse, que tudo depende. Ao ponto de:

Devemos atacar com amplitude e profundidade? Depende.

Devemos garantir a manutencao da posse de bola? Depende.

Marcar a zona pressing ee melhor que marcar individual? Depende.

Voce pode nao estar "NO" CAMINHO CERTO MAS SE ESTIVER "NUM" CAMINHO CERTO siga em frente.

Entao nao acreditemos em tudo que lemos e ouvimos, nao acreditemos no caminho certo, facamos a nossa maneira por caminhos desbravados por nos mesmos, basta voce achar um caminho certo e seguir em frente.... Porque no futebol tudo depende de tudo.

Escolha voce o seus caminhos... e pode mudar de direcao durante a estrada.

2 comentários:

Julian Tobar disse...

Obrigado pela visita. Estou começando agora no mundo do blog e estou descobrindo cada vez mais companheiros que se identificam com um modo de ver o fenomeno futebol. Parabéns pela qualidade de suas postagens.
Irei seguir seu blog atentamente.
Abraços, Julian Tobar

João Henrique T.L.C disse...

Eu que agradeco e fico extremamente feliz por esse espaco estar sendo acompanhado por voce, Julian, ja que ja o tinha visto no blog Periodizacao Tatica e sei que es um grande estudioso do futebol.

Ja adicionei teu blog nos favoritos e tambem irei acompanhar suas postagens, colocar algumas coisas que penso, fazer perguntas, questionar etc

Novamente obrigado pela visita e vamos caminhando todos juntos rumo a entender cada vez melhor o futebol.

Um grande abraco!