O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 16 de janeiro de 2010

Vasco x Tigres - Campeonato Carioca 2010

Vasco:
Plataforma de jogo matriz: 1-4-4-2 em linha. (Com a expulsão de Pimpão, variou para o 1-4-3-2 e 1-4-3-1-1).
Organização Ofensiva: Circulação de bola e progressão apoiada.
Transição Ofensiva: Porgressão vertical rápida com bola curta e longa.
Organização Defensiva: Marcação mista. Marca a partir da linha 3.
Transição Defensiva: Ataque imediato ao portador da bola inimigo.

Tigres:
Organização Ofensiva: Circulação de bola e progressão apoiada.
Transição Ofensiva: Porgressão vertical rápida com bola curta.
Organização Defensiva: Marcação Individual. Marca a partir da linha 3.
Transição Defensiva: Ataque imediato ao portador da bola.
Balanço Defensivo: Normalmente três jogadores em triângulo. Em alguns momentos foram vistos 4 ou até 5 jogadores. Mas em poucos segundos desce todo o time.

Observações do jogo, 1 Tempo:

O Vasco não consegue aproveitar a organização ofensiva, o time está sofrendo marcação individual do Tigres e não consegue manter uma circulação de bola no ataque, seja pelas pressões individuais do Tigres, por erros de passes ou outros. Nos momentos de transição ofensiva o Vasco tenta os executar rápido, contudo, possui 1 ou 2 jogadores a frente da linha da bola contra no minimo 3 do Tigres (sem contar a volta do time em segundos), com isso começa a tentar circular a bola enquanto todo o time do Tigres volta, até o momento em que o Vasco perde a posse.

O Tigres por sua vez vai apostando na sua marcação para recuperar a bola/fazer o Vasco errar e até o momento vem obtendo êxito. Quando em organização ofensiva tenta fazer a progressão apoiada mas esbarra na falta de qualidade da equipe, arrisca chutes de fora da área e só. Como defende com os 11 jogadores, nas transições muitas vezes não tem ninguém na frente da linha da bola.

Enfim, nenhuma das equipes consegue desestruturar a organização contrária. Vamos ver o que irá acontecer.

A respeito do placar, se encontra 1 a 0 para o Vasco, um gol de falta de Fagner.

Observações do jogo, 2 Tempo:

Na volta para a continuação do jogo o Vasco conseguiu melhorar sua circulação de bola no campo ofensivo e criou algumas chances de gol, que não foram aproveitadas. Bem como passou a executar mais rapidamente e com mais acutilancia ofensiva as transições ofensivas.

O Tigres demonstrou cansaço, tipico de marcação individual, e começou a marcar mais adiantado, na linha 2 em vários momentos.

Ainda houve a entrada de Philipe Coutinho, que se posicionou como atacante, que conseguiu atrair a marcação, criar novos espaços, dando amplitude e fazendo com que o ataque ficasse menos estático.

O resultado se manteu, Vasco ganhou por 1 a 0.

Analise de Jogo (Submetendo as fases do modelo de jogo do Vasco as contrarias do Tigres):

Organizacao Defensiva: Evitar com que o Vasco nao circule a bola com facilidade, que era exatamente o jogo da equipe da colina.

Organizacao Ofensiva: A equipe do Tigres nao sabia ficar com a bola, mas tentou ficar, acredito ate mesmo para evitar em cede-la rapidamente ao Vasco. Entre fazer uma o.ofensiva rapida e circular a bola, optou por atacar circulando a bola, apesar de nao ter tido um exito direto, conseguiu alguns chutes de fora da area, escanteios e faltas (teve um gol duvidoso atraves de bola parada anulado no 2 Tempo). Enfim, fez o jogo em o.ofensiva que nao trouxe desequilibrios para a defesa vascaina.

Transicao Ofensiva: Tenta a executar de forma rapida para desequelibrar e nao sofrer a pressao da marcacao do Vasco. Contudo, em varios momentos demorou para executar as transicoes (nao tinha nenhum jogador mais avancado) e essa demora custava a recomposicao defensiva da equipe do Vasco, o que dificultava ainda mais para o Tigres.

Transicao Defensiva: Nas transicoes ofensivas o Vasco apostava numa progressao vertical rapida com bola curta e longa, ja o Tigres apostou no seu balanco defensivo junto ao ataque ao portador da bola inimigo, o Tigres manteve sempre, no minimo, 3 jogadores em triangulo ou por vezes 4 e ate 5 jogadores, o Vasco com 1 ou 2 a frente da linha da bola e nao conseguindo se livrar da marcacao individual nao ofereceu perigo.

Pena foi escutar o comentarista criticar a toda hora o Tigres, para esse tipo de pessoa o jogar do time se encontra intimamente relacionada com a sua grandeza histórica, cultural, social e económica.

Nenhum comentário: