O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jobson: O Cristo crucificado do momento

Acompanhei o caso do garoto Jobson pela televisao, sempre opinioes negativas a respeito do jogador e do seu futuro, muitas criticas e muitos santinhos tambem se manifestam nesse momento. Torci bastante para o jogador conseguir sair "ileso" do problema mas infelizmente o STJD o baniu do futebol por 2 anos, uma pena.

So para deixar a par quem nao conhece o caso, Jobson foi pego no exame anti doping do jogo entra Botafogo e Curitiba, encontraram cocaina, e nada foi avisado ao jogador, posteriormente ele pego pego no outro exame anti doping tambem acusando cocaina, sendo que o ultimo exame diz respeito ao jogo entre Botafogo e Palmeiras. Jobson acabou admitindo numa entrevista que usou cocaina uma vez, contudo, no tribunal disse que usou crack varias vezes e nao sabia dizer se era ou nao viciado.

Enfim, deixemos de lado todo esse bla bla bla da midia e pensemos o caso com um outro olhar, nao um olhar de preconceito, um olhar julgador ou um olhar critico, olhemos com os oculos do futebol. Portando os oculos iremos contra os dois argumentos usados contra o garoto.

Ja foi largamento divulgada e ainda hoje se fala em menor escala que a droga favorece o rendimento do jogador em campo. Agora pensemos, o futebol ee um jogo estrategico-tatico em que a tomada de decisao passa pelo modelo de jogo de nossa equipe, nossa bagagem e nosso entendimento a respeito da logica do jogo. Agora lhes pergunto: No que a cocaina/crack fara Jobson entender melhor um jogo estrategico-tatico? A cocaina dara bagagem a ele? O Crack o fara entender a logica do jogo? A droga o tornara um jogador mais inteligente, que entenda melhor o modelo de sua equipe? Acho que ouvi um NAOOOOOOO!

O outro ponto ee que dizem (nao sei se ee verdade) que a droga estimularia o jogador a ter desempenhos fisicos mais elevados do que o seu normal (sem o consumo da droga). Ai vem a segunda questao, em que terreno de jogo, em qual partida de futebol, correr mais ou menos ajuda em alguma coisa? O futebol ee um jogo que se pensa, nao um jogo que se corre sem ter um objetivo e sem se pensar, a corrida precisa ser eficaz e nao eficiente. Sabemos que quando ha algum jogador correndo muito ha algo de errado na equipe, porque simplesmente nao ha necessidade de se correr muito, ha a necessidade de explosao e aumento de velocidade de deslocamento em certos momentos especificos mas nao em todos os momentos. Entao de nada adianta Jobson ter se drogado e correr igual o Usan Bolt, isso nao o ajuda em nada, ao contrario, atrapalha seu rendimento e por consequencia o da sua equipe.

Contestado os dois principais argumentos usados pelos ilustres doutores, vem um terceiro e novo argumento: O entendimento de que a droga nao auxilia o jogador em campo, contudo, ainda sim existe a necessidade de punicao mais trata-se de etica e respeito pelas regras do jogo e tudo mais. Esse argumento, sem duvidas, ee o pior de todos. Os juizes querem punir um garoto de 21 anos vindo de uma classe baixa, em que provavelmente tinha pessimas companhias, falta de esclarecimento da familia para o ajudar e condicoes precarias de vida. Putz, isso sim ee um crime, o garoto precisa de ajuda nao de deuses nada misericordiosos para o julgar, se ele ja se drogava jogando futebol, agora que esta parado vai virar ee um traficante, ou melhor, mais um traficante no meio do bando de loucos (qualquer coincidencia com o slogan da Gavioes da Fiel ee pura coincidencia).

Sera que a etica nao foi mais referida por Ronaldo ao sair com dois travestis (nenhum preconceito ao pessoal GLBTT), a Pele por negar-se a visitar a filha, que ele rejeitou toda a sua vida, que se encontrava no leito de morte, por Robinho e Vagner Love filmados fazendo orgias com garotas de programa, por as fotos de webcan de Ronaldinho, Pato e Ronaldo tiradas por mulheres de vida duvidosa, por atores globais que sairam e foram acusados de bater em travestis/prostitutas, por Tiger Woods ao confirmar que traiu sua esposa pelo menos 13 vezes, aos politicos corruptos que desviam milhoes/bilhoes dos impostos que pagamos para suas contas e aspiracoes e ai dao origem a uma nova geracao de Jobsons, sera que a etica nao acabou depois que um homem molestou 56 pacientes e se encontra solto, sera que a etica nao acabou depois de um dono de creche abusar de 5 criancas da creche e o advogado, que tem sua filha sendo discente na propria instituicao, ir defende-lo, sera que a etica nao acabou depois que os pais passaram a matar os filhos e vice-versa e nada acontece com ninguem? PQP, se tem uma coisa que o Brasil jamais atualmente pode cobrar de um simples garoto de 21 anos que ee viciado em crack ee etica, nosso pais e boa parte de nossos cidadaos, os poderosos principalmente, sao sojentos, inescrupulosos, criminosos, assasinos, monstros, nao sao dignos de serem considerados seres humanos.

EE uma grande pena que sinto pelo caso do garoto Jobson, simplesmente a sociedade em vez de cortar o mau pela raiz, prefere cortar o mau e nao a raiz. Resultado: O problema persisti e nao tera fim. Pegaram o garoto para Cristo, toda a vontade que temos de nos vingarmos de criminosos jogamos em cima de Jobson, e o garoto, meio que por acaso, virou o novo cristo do momento, digo do momento porque em breve aparecerao outros, outros e outros, se lembra do mau? Pois ee, ele nao foi cortado.

Nenhum comentário: