O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Desporto um Fenomeno Social Total

"Todos os fenomenos se apoderam do Homem ou o Homem se da inteiramente bem com todos os fenomenos, nao existe separacao nenhuma entre o homem e todos os fenomenos." (A, d. Silva, 2002, pp.34).

O fato do futebol, se constituir como tematica desta pesquisa, que se propoem multidisciplinar, assim como de muitas outras, evidencia por si so, mas nao somente por esse motivo, a relevancia que este fenomeno, que ee um epifenomeno, assume nas sociedades atuais.

Epifenomeno: fenomeno secundario e acessorio que acompanha outro reputado primario e acidental (DiciopediaX, 2006).

"O desporto e as suas praticas, enquanto fenomeno social e objeto de investigacao, sao materia de crescente complexidade requisitando diversos saberes disciplinares para a respectiva interpretacao" (Constantino 2007, pp.57).

Trata-se de um epifenomeno, visto que nao sendo fundamental para a existencia humana, funciona como um complemento que lhe ee fundamental, como mais adiante tentaremos evidenciar.

Para compreender, a dimensao que o futebol atingiu desde que foi criado, importa ter consciencia que, este se engloba num fenomeno mais macro, o desporto. Inegavelmente um fenomeno muito particular, cujo impacto ee, tambem por isso muito significativo na sociedade. Segundo A. Marques (1993) o desporto tem a particularidade de nao deixar ninguem indiferente. De fato o fenomeno desportivo, aglutinou a atencao das diferentes sociedades, dai que Moura, (2007, pp. 6) afirme que; "o sucesso do desporto e de todos os seus sucedaneos fazem desta atividade um dos setores sociais preponderantes no seculo XXI". Opiniao partilhada por Lopes (2007), segundo o qual, este fenomeno se transformou nos tempos hodiernos num fenomeno sociocultural incontornavel.

O fato do desporto ter conseguido adquirir, tal estatuto nas sociedades atuais, pode considerar-se uma inevitabilidade decorrente do fato de se tratar de uma atividade humana. "Todos os fenomenos se apoderam do homem ou o homem se da inteiramente bem com todos os fenomenos, nao existe separacao nenhuma entre o homem e todos os fenomenos" (A. d. Silva, 2002, pp. 34). Parece-nos pertinente advertir para tal inevitabilidade, sem contudo, de momento nos pronunciarmos muito aprofundadamente sobre o fato do desporto ser uma atividade humana. Por conseguinte, aquilo que importa reter neste ponto ee, o aumento da relevancia que este fenomeno tem adquirido. Fato que ee evidenciado por Elias e Dunning (1992) como uma das caracteristicas das sociedades atuais.

O fato do desporto exercer sobre a sociedade um impacto enorme, levou a que A. d. S. Costa (1992) adotasse, para o fenomeno desportivo o conceito de fato social total, proposto por Mauss (1979). Este conceito ee aplicavel segundo o seu mentor, ao conjunto de fenomenos complexos, pelos quais as instituicoes se exprimem e o todo social pode ser observado. Segundo este autor, atraves destes fatos sociais totais, podemos observar o funcionamento dos tracos ou dos vestigios das instancias fundamentais que compoem as sociedades, apresentando um total de seis; familiar, educativa, politica, economica, religiosa e recreativa.

Consideramos, que ate mesmo os menos familiarizados com o fenomeno desportivo, sao capazes de com relativa facilidade, reconhecer o funcionamento das diferentes instancias apresentadas por Mauss (1979), no desporto, motivo pelo qual comungamos com o que sugerem alguns autores (A. d. S. Costa, 1992, 1993, 1997, 2004, 2006; Garcia, 1993; Murad, 2006), quando aplicam o conceito, fenomeno social total, ao fenomeno desportivo.

Sao igualmente varios os autores, que comungam da ideia, de que o desporto ee capaz de reproduzir uma imagem fidedigna da sociedade em que ee praticado, e que na sua compreensao reside a chave do conhecimento da sociedade (A. d. S. Costa, 1992, 1993, 1997, 2004, 2006 Elias, Dunning, e Fayard, 1994).

Em conformidade com os autores anteriores, encontra-se, Gritti (1975, pp. 6), que de forma inequivoca afirma que, "ee absolutamente evidente que o desporto se apresenta como um espelho - exato ou deformante - das sociedades contemporaneas", sugerindo ainda, que "a literatura desportiva tem todas as possibilidades de manifestar o funcionamento deste espelho", em parte, aquilo que procuramos com este parte da dissertacao ee, precisamente tornar menos baco, o nosso espelho, e com isso perceber um pouco melhor e mais aprofundamente, realidades altamente complexas, e em conexao, como sao a sociedade e o desporto, e de modo particular o futebol.

Partindo do pressuposto apresentado anteriormente, pelos autores citados, e com o intuito de compreender, a sociedade atual e o desporto que nela se faz, importa citar Constantino (2007, pp. 62) quando sugere que, "o desporto ee o reflexo de uma sociedade onde o rendimento, o avanco cientifico e tecnologico, o desenvolvimento economico, conflituam muitas vezes com a visao prometeica do progresso e do bem-estar social. O desporto contem as contradicoes inerentes a outras praticas sociais e a sociedade, o desporto nao ee uma realidade transhistorica ou transcultural." Encontramo-nos de acordo com a citacao, no entanto, julgamos ser fundamental realcar, e ter em consideracao, que o desporto e o modo como se expressa em cada sociedade, nao deve ser entendido de forma isolada, uma vez que se trata de um fenomeno situado no tempo e no espaco. Como adverte V. Frade (1998), relativamente ao futebol, mas que entendemos ser extensivel ao desporto em geral. Pelo fato de nao se tratarem de fenomenos naturais, estes tem nao somente uma geografia mas tambem uma historia, que importa considerar.

Constantino (2007) acrescenta ainda, que o desporto moderno emergiu, como representacao simbolica dos ideais utopicos da sociedade industrial. Opiniao corroborada por Bento (2007, pp. 20) o qual refere, relativamente as origens do chamado "desporto moderno", que este resultou, da "emanacao e expressao fidedignas dos principios da sociedade industrial."

Constantino (2007) adverte que o desporto, apesar de nao se constituir como um fenomeno em si mesmo, tem potencialidades para preencher multiplas funcoes e para assumir uma grande pluralidade de significado sociais, destacando a este respeito, o impacto que este fenomeno assume ao nivel da integracao e coesao social, aspectos que nos parecem cada vez mais relevantes, nas sociedades atuais, tendencialmente multiculturais e que se encontram simultaneamente fragmentadas no plano economico, social e etnico.

Por tudo o que foi salientado, "o desporto nao ee um tema menor, com pouco ou nenhum valor para abordagens literarias e culturais. EE um caleidoscopio da diversidade de problemas e traumas da vida e do homem, das suas fraquezas e contradicoes. Pela sua janela entre e contempla-se o mundo todo." (J. O. Bento, 2004, pp. 200).

Um comentário:

Anônimo disse...

Julgo que andará equivocado. Já em 1991, nas aulas de Antropologia e História do Corpo, que tive na FMH, a professora Manuela Hasse falava do desporto como facto social total, segundo o conceito de Marcel Mauss. Acabei por não perceber a que obra se refere quando menciona «A. d. S. Costa (1992)», visto que não apresenta a bibliografia.
Das duas uma: ou a sua referência de 1992 está errada ou então o tal autor apenas adotou o pensamento alheio...
Cumprimentos,
AFC