O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

um (des)acelerador de transicoes (defesa? ataque? defesa)

as equipes devem saber atacar e defender. algumas sabem mais: fazer as transicoes

a importancia dos momentos de passagem da posse de bola para a nao posse de bola e vice-versa sao de extrema importancia. isto ee bem patenteado por queiroz e lureta ao referirem que na transicao defesa-ataque, ao iniciar-se a criculacao de bola, se deve ter muito seguranca no controle da bola e nos passes efetuados, no sentido de evitar, ao maximo, as interrupcoes deste processo.

se se perder, a bola, no momento de iniciar a transicao, origina-se um perigo para a equipe, uma vez que nesse instante a disposicao espacial, a disposicao numerica dos jogadores esta orientada para o ataque. esta atitude mental ee que origina os comportamentos tatico-tecnicos de ataque e defesa. se os jogadores estao num atitude mental para o ataque e num dadomomento da transicao ocorre um erro basico, a mudanca mental de ataque para a defesa ee demorada, o que vai criar problemas no espaco e no tempo.

tal como afirma vasquez, ee nas transicoes que muitas vezes se perde o jogador, e por isso estas fases do jogo sao a chave das grandes equipes. valdano reforca que as equipes devem saber atacar e defender, mas algumas sabem fazer: fazer as transicoes. porque a organica defensiva comeca, de fato, antes da perda da posse de bola, uma vez que os jogadores que nao intervem diretamente no processo ofensivo, devem preparar mentalmente a acao defensiva. por outro lado a acao defensiva deve tender para o fecho dos espacos na vizinhanca da bola, e do jogador que a recuperou, de forma a atrasar a transicao defesa-ataque da equipe adversaria, e permitir a equipe ocupar as posicoes defensivas adequadamente.

as equipes de nivel superior [entenda-se top] parecem, evidenciar caracteristicas de transicao ataque-defesa, potenciando simultaneamente maior numero de recuperacoes no ultimo terco [entenda-se pressing alto]. e, tal como refere lobo, as equipes de top, nao distinguem fase defensiva de ofensiva. elas fundem-se numa so atraves da coordenacao de movimentos, com e sem bola, gerindo tempo e espaco.

mas este ee um aspecto que necessita de ser muito trabalhado, porque ee um momento de mudanca de atitude e comportamentos.

elucidando lobo compara o que a equipe de rijkaard faz em 7-8 passes, a do chelsea faz em 3-4 apanhando o adversario em desorganizacao defensiva. o chelsea domina o jogo com e sem bola, enquanto o barcelona so o consegue quando tem a sua posse, visto nao ter a mesma eficacia no momneot inverso da transicao, a de ataque-defesa, na hora da recuperacao. EEo famoso pressing alto a funcionar. porque as transicoes feitas em 3-4 toques, nunca permitem grande distancia entre o meio campo e o ataque.

para mourinho quanto mais ofensiva for uma equipe melhor tera que defender, principalmente na transicao, no momento da perda (Ataque-defesa).

reitera ainda: estou cada vez mais convencido de que o momento chave para se defender bem e para se poder fazer zona pressionante ee o momento da perda da posse de bola (...) sao raras as equipes que sofrem gols quando estao bem posicionadas sob o ponto de vista defensivo. a maior parte dos gols e das situacoes de risco acontece em situacoes de transicao e, se assim ee, penso que o momento da perda da posse ee o momento critico na organizacao defensiva.

um exemplo pratico e concreto ee fornecido por guilherme oliveira quanto ao que pretende ao nivel das transicoes para a sua equipe: relativamente a transicao defesa-ataque eu pretendo dois principios fundamentais. o primeiro ee que quando se ganha a posse de bola, caso seja possivel esta deve entrar jogavel no jogador que se encontra a frente da zona de recuperacao da bola, ou seja, exista logo um passe em profundidade, que so deve ser feito se tivermos a certeza que ficamos com a posse de bola, ou seja, se for um passe de risco nao o deveremos realizar. se tal nao for possivel, aquilo que eu pretendo ee que a bola saia da zona de pressao, ou seja, saia da zona onde esta foi recuperada.

para faria [adjunto de mourinho]: em transicao defensiva, a pressao imediata sobre a bola que so se consegue realizar com eficacia se existir um bom equilibrio posicional no momento da perda da posse; em transicao ofensiva, fundamentalmente exigir-se a melhor escola, profundidade ou amplitude, retirar a bola de zona de pressao...

uma questao que se levanta: mesmo com bola, nao existirao equipes que nao sabem descansar? visto que o ritmo de jogo deve ser controlado com a posse de bola e no dominio de espacos (de maior valor).

Nenhum comentário: