O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Reflexoes a respeito da posse (de bola)

A partida de futebol gira, em todo momento, na tentativa de uma das equipes desequilibrar a defesa contraria e marcar o gol. E para marcar o gol ee necessario ter a bola.

A crescente necessidade de possuir a bola sem ter de agir de uma forma passiva esperando o adversario errar deu origem ao pressing, que praticamente todas as equipes fazem com menor ou maior intensidade ou maior e menor organizacao.

Entretanto, ee sabido que nem so de bola vive um time, os gols acontecem em intervalos de tempo muito pequenos, muitas vezes transicoes ou bolas paradas, o que exclui a pseudo necessidade de possuir a bola por um longo periodo de tempo.

Hoje, temos equipes que sabem perfeitamente usar a bola a seu favor, mas muitas outras preferem abdicar da bola e do jogar, e haja chutoes, mal sabem esses hereges o que perdem.

A bola ee o centro de jogo e quem a possui controla, por exemplo, o ritmo de jogo da partida (clicar AQUI! para ler sobre sobre R.J), por sua vez quem controla e induz o ritmo de jogo parece ter muitas mais chances de desequlibrar a defesa contraria.

Mesmo que nao queiramos, obrigatoriamente quem possui a bola impossibilita que o adversario a tenha, isso acaba por se tornar um mecanismo de defesa. Vejamos o Barcelona, um time que mantem constantemente 70, 75% de posse de bola, e com isso acaba usando a bola (que visa o ataque) como sua defesa.

Outro objetivo visado com a bola pode ser o descansar, de acordo com mourinho, este descansar com bola no fundo, trata-se de alternar os momentos de grande intensidade e pressao com periodos de descanso com bola, mas como intuito de repousar, isto permite que no momento de atacar e arriscar, os jogadores estejam fisicamente aptos a impor um ritmo alto ao adversário. Portanto, é a posse pela posse com o objetivo de descansar, de nao prolongar o desgaste emocional e fisico. Vale salientar, que o proprio Mourinho completa que para descansar com bola ee preciso ter um bom jogo posicional, ocupacao racional dos espacos e ter em mente a abdicacao momentanea do objetivo maior (o gol).

Nenhum comentário: