O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 10 de janeiro de 2010

A sobrevalorizacao da posicao e a desvalorizacao da funcao na bolsa de valores do futebol

Conceitos de Funcao e Posicao retirados de Dicionarios:

Funcao
s.f. Exercício de um encargo: entrar em função. / Emprego; deveres desse emprego: desempenhar suas funções. / Papel, utilidade: cumprir uma função. / Atividade exercida por um elemento vivo, órgão ou célula, e que é estudada pela fisiologia: funções de relação, de nutrição, de reprodução. / Química Conjunto de propriedades que pertencem a um grupo de corpos: função ácida etc. / Matemática Grandeza dependente de uma ou mais variáveis: função exponencial. / Festividade, solenidade: função religiosa. / Qualquer ato público a que compareça muita gente. / Bras. Fandango, divertimento, dança. / Gramática O papel de uma palavra na frase. // Estar em função de, depender. // Fazer a função de, desempenhar o papel de. // Função algébrica, a que se calcula por meio das operações ordinárias da álgebra. // Função complexa de uma variável real, função com uma parte real e outra imaginária. // Função definida num intervalo (a, b), função cujos valores podem ser calculados ou obtidos nesse intervalo. // Função de função, função que depende da variável independente por intermédio de outra função. // Função periódica, função que retoma os mesmos valores quando a variável de que depende se acresce de um múltiplo inteiro de uma quantidade chamada "período". // Lógica Função proposicional, expressão que contém uma ou mais variáveis, e que pode tornar-se uma proposição verdadeira ou falsa se a essas variáveis se atribuem certos valores particulares ou se se unem essas variáveis por quantificadores. //

função
(latim functio, -onis, cumprimento, execução, trabalho, exercício)
s. f.
1. Festa; festividade.
2. Exercício peculiar a cada um dos órgãos.
3. Exercício de atribuições.
4. Trabalho.
5. Uso especial para que algo é concebido. = funcionalidade, utilidade
6. Mat. Dependência de uma quantidade, determinada pelo valor de outra principal.
7. Bras. Dança, fandango.

Posicao
s.f. Situação de uma coisa, de uma pessoa. / Atitude. / Coreogr. Cada uma das diferentes maneiras de pousar os pés no chão e de arrumar os braços em relação aos pés. /

posição
s. f.
1. Situação de uma coisa.
2. Atitude, postura.
3. Disposição.
4. Circunstâncias em que alguém se acha.
5. Mil. Terreno convenientemente disposto para nele se estabelecer uma força, sustentar um ataque, etc.
estar em posição de: ter os meios, a faculdade, o poder de.
posição social ou simplesmente posição: condição social do indivíduo.
regra de falsa posição: regra que consiste em atribuir um valor arbitrário às incógnitas do problema, operando com ele como se fosse verdadeiro, e aplicando depois a lei da proporcionalidade para obter o resultado devido.


A primeira coisa a ser feita ee distinguir posicao de funcao.

Posicao diz respeito a disposicao/local do (s) jogador (es) no terreno de jogo de acordo/preconizado atraves da plataforma de jogo matriz.

Na verdade a unica importancia das posicoes ee para definirmos a plataforma de jogo e ai saber quantos jogadores se posicionam na defesa, ver a geometria etc, fora isso de nada serve.

As nomenclaturas dadas as posicoes sao muitas:

Goleiro: Ultimo defensor
Zagueiro: Defensor
Lateral:
Ala: Joga mais por dentro que o lateral e apoia mais
Volante: Se posiciona mais recuado que o meia
Meio-Campo
Extremos: Meias que jogam abertos
Atacante: Jogador avancado no terreno
Segundo Atacante: Jogam mais recuados que os atacantes ou centroavantes
Pontas: Atacantes que jogam nas extremidades
Centroavante: Atacantes com menos mobilidade

Ja o conceito de funcao diz respeito a atribuições de tarefas/exercicios a alguem ou determinada coisa, no caso o jogador ou equipe. No futebol temos atribuicoes individuais, cada jogador tem a sua e temos tambem atribuicoes a nivel global, coletivo.

O que quero dizer ee o seguinte, apesar de existirem milhoes de atacantes, milhoes de goleiros, milh0oes de zagueiros, milhoes de meio campistas etc, cada um se diferencia no jogo um do outro, devido a tres coisas: caracteristicas diferentes, experiencias diferentes e atribuicoes diferentes.

Embora um centroavante seja sempre um centroavante, podem acontecer diferencas, por exemplo, no Beto Brasil Futebol Clube quando a equipe esta sem a bola o centroavante continua no ataque (setor ofensiva), ja no Joao do Brasil Futebol Clube quando o time esta sem a bola o centroavante recua zonalmente para ocupar espacos e assim auxiliar a defesa, em contrapartida, no Antonino Futebol Clube quando a equipe se encontra sem bola o centroavante se adianta para marcar individualmente os defensores adversarios, enfim, podiamos colocar aqui infinitas atribuicoes diferentes que um jogador da posicao de centroavante poderia cumprir quando sua equipe estivesse sem bola, sem contar os outros momentos e situacoes de jogo.

O que quero dizer ee que as posicoes dos jogadores nao possuem funcoes tabeladas, uma mesma posicao possui atribuicoes, em todos os niveis, diferentes, o que torna descontextualizado e com pouco sentido pre-estabelecer funcoes. Um exemplo disso e: Precisamos de um meio campo, um camisa 10, com muita qualidade no passe, visao de jogo e lancamentos, ou, precisamos contratar um volantao com bastante pegada na marcacao,ou, quero um lateral bem ofensivo que saiba apoiar com qualidade e tenha tambem um bom poder de marcacao etc

E ee devido a essa sobrevalorizacao da posicao que temos de escutar que 4-2-4 ee ofensivo, 3-6-1 defensivo e o resto todos ja sabem.

Nenhum comentário: