O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Rotatividade... Uma necessidade nas equipes de rendimento superior

"Ainda podemos conquistar as tres competicoes em que estamos envolvidos, o que implica que haka necessariamente alguma rotatividade no plantel." (José Mourinho, 2007)

A atividade habitual dos jogadores de futebol durante uma epoca desportiva requer um ciclo de treino, competicao e recuperacao semanal. Adicionalmente, este ciclo semanal, é por vezes, perturbado por irregularidades do calendario competitivo, quando nao preve, necessariamente, um jogo por semana. De fato, atualmente alguns jogadores tem outras competicoes para alem das realizadas no ambito dos respectivos campeonatos nacionais, como sejam as tacas, jogos das competicoes europeias e os jogos internacionais pelas selecoes dos seus paises.

Assim sendo, na preparacao da epoca, dois dos parametros mais importantes da planificacao desportiva da equipe sao o numero de competicoes a disputar e o seu formato. O mesmo autor acrescenta que o peso destes fatores é determinado pelos objetivos de rendimento que o clube se proponha em cada prova, devendo estes ser coerentes com os meios postos a disposicao da equipe para o seu desempenho. Deste modo, a construcao do plantel deve ser efetuada tendo em consideracao o poderio economico dos clubes, o que permite ter planteis ajustados as exigencias das competicoes.

Por outro lado, como refere Garcia torna-se tambem fundamental efetuar uma gestao coerente do tempo de jogo dos atletas, atraves do uso do sistema de rotacao de jogadores ao longo da epoca, de modo a que os jogadores verdadeiramente determinantes para o modelo de jogo estejam em condicoes otimas para as provas mais curtas e em formato de eliminatoria, como a liga cos campeoes ou a taca uefa.

Daqui depreendemos que a rotatividade surge como uma necessidade nas equipes de rendimento superior. Isto é, remete para um campo onde so as equipes que estao evidenciadas para a vitoria nas principais competicoes se incluem, estando sempre pressionadas pela obrigacao da vitoria e pela densidade competitiva a que estao sujeitas durante um ano e o grau de exigencia dessas competicoes.

Como salienta, Co Adriaanse quando treinador do F.C. Porto, apresentava a mesma opiniao, ao referir que a rotatividade é necessaria, principalmente quando se fala de uma equipe que esta em tres competicoes diferentes, duas delas bastante exigentes em termos de calendario. Queiroz, na altura treinador principal Real Madrid, referia que nao gostava de rotatividade, mas era uma necessidade. Se um jogador disputa sete encontros em 21 dias o risco de lesoes e que baixe o rendimento é maior. Ainda a este proposito, Valdano acrescenta que o Real Madrid ao estar presente em todas as competicoes, nao permite manter sempre a mesma intensidade, enquanto, por outro lado, o valencia demonstra maior potencia que o normal pois nao se encontra na taca do rei, nem nas competicoes da uefa. Para o autor, os jogadores passam 240 dias fora de casa e vivem sobre uma pressao que nao é facil conviver.

Do exposto, o impacto proveniente da pratica desportiva per se associado a outros fatores decorrentes da sua condicao de jogadores de alto nivel (top), nomeadamente a pressao psicologica, o desgaste de inumeras viagens, entre outros leva os jogadores a um enorme desgaste emocional e mental.

Com efeito, faz com que o modo de operacionalizacao das ideias ou da metodologia de treino adotada tenha a preocupacao no jogar in vivo. Ou seja, o aumento da densidade competitiva e consequente numero de jogos, vai levar a um incremento superior da concentracao e da emocao devido ao fato de existir uma especificidade levada a cabo pela logica/contextos dos jogos. Existem assim a dificuldade do treinador repartir o esforco em partes pondo em pratica o principio metodologico da alternancia horizontal, mas que se torna imperativo para a reducao esforço-recuperacao.

Para tal, devemos quantificar a priori, estabelecer nuances da especificidade, isto é, definir os principios de jogo, que permitam salvaguardar os efeitos da fadiga e da recuperacao. A ser assim, para Faria com esta densidade competitiva, as nossas preocupacoes fundamentais sao de fato a recuperacao dos atletas para cada jogo. É um processo que exige cuidados de pormenor, com o tempo de cada de cada atleta, pelo processo de rotatividade que tem que ser feito, e exige naturalmente um trabalho com cuidados redobrados.

Neste sentido, concordamos com Guilherme Oliveira que desenvolve diferentes dimensoes do jogar. Atraves desta abordagem, operacionaliza e incide em determinados aspectos do jogar tendo em conta as exigencias que cada dimensao comporta.

Efetivamente, esta capacidade de conjecturar o futuro é tambem a caracteristica mais importante dos jogadores e das equipes de top.

Nenhum comentário: