A anatomia de todos os estilos de ensino do espectro declara-se acerca de que decisoes devem ser tomadas em cada serie organizadora. Desta forma, a descoberta guiada divide-se em tres series: Pré-Impacto (todas as decisoes tomadas antes do estabelecimento da relacao treinador-jogador); Impacto (as decisoes tomadas durante a relacao) e Pós-Impacto (decisoes relativas a avaliacao da prestacao na serie impacto).
A analise anatomica da descoberta guiada, baseando-nos em Mosston e Mosston e Ashworth, permiti-nos perceber que na série Pré-Impacto as decisoes sao tomadas exclusivamente pelo treinador, em que a principal decisao é determinar o objeto especifico (entenda-se o modelo de jogo) a ser ensinado e aprendido. O proximo e mais importante passo sera o de fixar a sequencia de etapas (entenda-se os principios e sub-principios de jogo, bem como a sua articulacao), recorrendo a perguntas ou sugestoes que conduzirao o jogador ate o objetivo final (entenda-se o jogar). Cada etapa baseia-se na resposta dada na etapa anterior, o que significa que cada uma deve ser cuidadosamente ponderada, julgada e posta a prova, respeitando uma conexao entre elas (entenda-se uma coerencia permanente). De fato, Mosston e Rodriguez apontam para que a forma e estrutura ideal da descoberta guiada permita o minimo de respostas alternativas dadas por cada guia ou pergunta. Contudo, é possivel dar-se mais que uma resposta pois cada pessoa tem a sua mente e nao responde sempre do mesmo modo ao mesmo indicio. Assim, o treinador tem de estar preparado para introduzir um indicio que guie para selecionar apenas uma (a mais apropriada em funcao do objetivo) e abandonar as demais.
Na serie Impacto sao executados, o objeto, a sequencia de etapas delineadas e todos os comportamentos anteriormente mencionados, como: jamais dar a resposta; esperar sempre que seja o jogador a responder; oferecer feedback frequentemente reforcando a resposta correta; e manter um comportamento de aceitacao e paciencia. A maior parte das decisoes sao tomadas pelos jogadores com o objetivo de descobrir a resposta. Está-se a desenvolver um processo cognitivo muito especial totalmente integrado com um processo de aprendizagem emocional, portanto, o treinador nao deve destruir o processo de construcao de conhecimento com respostas frias e negativas, pois para alem de interromper o processo de desenvolvimento do jogador, que se manifesta verbal e fisicamente, impede o seu pensamento e o seu comportamento, criando-se suspeitas a volta das verdadeiras intencoes do treinador.
A serie Pós-Impacto, de avaliacao, respeitante aos feedbacks é unica deste estilo de ensino. É importante a continuidade da avaliacao, dos feedbacks e reforcos positivos, como forca permanente de motivacao para a procura de outras solucoes, mais investigacao e maior aprendizagem. Esta forma de avaliacao, que compreende a aceitacao do treinador em conjunto com a aprovacao de respostas corretas, da lugar a um potente efeito social numa situacao grupal (em equipe), emergindo um clima geral de excitacao que ajuda a incrementar o numero de participantes ativos no processo de treino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário