A descoberta guiada é um estilo de ensino-aprendizagem assumido.
Ela revela um relacionamento particular treinador-jogador, no qual a sequencia de questoes do treinador ocasiona uma sequencia de respostas do jogador, num processo convergente, guiando-o na descoberta de uma ideia ou principio desejado.
Neste estilo, o treinador conduz sistematicamente o jogador para a descoberta de um determinado padrao (entenda-se o jogar) nao totalmente conhecido por ele. Mas, o treinador jamais lhe da a resposta, pois caso isso aconteca, isto é, no preciso instante em que o treinador brinda o jogador, deixa de existir o processo de dissonancia cognitiva precedida de investigacao e seguida de descobrimento.
A descoberta guiada apresenta, entao, como objetivos: encaminhar o jogador num processo particular de descoberta; desenvolver uma relacao precisa entre a resposta descoberta pelo jogador e o estimulo e/ou questao apresentados pelo treinador, que encaminham para a descoberta do principio ou conceito; e desenvolver a paciencia, no treinador e no jogador, requerida para este processo de descoberta.
Para que a descoberta guiada se realize convenientemente é fundamental o treinador realizar uns ajustes linguisticos, isto é, rever a sua comunicacao com os jogadores. O treinador deve valer-se de palavras ou frases que interroguem e que se diferenciem da interjeicao, ja que esta indica um sentido de autoridade. Por outro lado, a pergunta implica um conjunto de conotacoes bem diferentes que dao lugar a um conjunto de acoes distintas. Entre elas, destaca-se que o jogador: se apercebe do interesse, por parte do treinador, no que deve dizer; aprende que se espera dele uma formulacao de respostas; interioriza que deve prestar atencao ao que se pergunta; sente que inicia o processo cognitivo com a intencao de procurar uma resposta.
Naturalmente, entendemos que um treinador que utilize a descoberta guiada necessita de paciencia e tranquilidade ilimitadas para aceitar o que o jogador diz e faz. Neste caso, uma palavra afirmativa, um sinal afirmativo com a cabeca, qualquer som que indique aprovacao, acompanhados de uma atitude serena, caracterizam-se como ingredientes importantissimos no comportamento que o treinador deve assumir na aplicacao deste processo de ensino. Estes autores proclamam que talvez o treinador necessite de cruzar uma barreira emocional para ajudar os seus jogadores a ultrapassarem a barreira cognitiva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário