O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Pressupostos que incentivem a um processo de ensino-aprendizagem por descoberta

Afirmamos o nosso desagrado face a pratica comum da aprendizagem mecanica e o nosso elogio perante uma aprendizagem por descoberta.

Segundo Novak a aprendizagem significativa por descoberta ocorre quando um individuo (jogador) ve por si mesmo de que maneira atributos ou funcoes de um objeto (entenda-se modelo de jogo) se relacionam a conceitos presentes na sua estrutura cognitiva. Aquela permite desenvolver os conceitos (entenda-se principios) fornecendo ao individuo uma forte experiencia afetiva positiva, motivando-o mais para a descoberta e contribuindo para a sua auto-imagem de adequacao (entenda-se concordancia com o jogar). Com efeito, Mourinho refere que sobretudo jogadores de top nao aceitam o que lhes é dito apenas pela autoridade de quem o diz, sendo preciso provar-lhes que estamos certos.

Partamos do principio que a descoberta surge como resultado de uma operacao previa: a investigacao. Esta, de acordo com Pogrebinschi, visa fazer cessar o estado de duvida, instalar a crenca e estabelecer uma opiniao. A autora refere que a crenca consiste no estabelecimento de um habito, duradouro e inconsciente, que prepara o homem para agir, enquanto a duvida priva o mesmo. Por sua vez, tambem Mourinho se dirige a crenca quando fala da sua descoberta guiada. Mourinho diz que o objetivo é que os jogadores percebam e acreditem no modelo de jogo, é fazerem algo por crecan propria, por sentirem que é a melhor forma de o fazerem e nao porque alguem lhes disse vamos fazer assim.

Concordando com o que foi citado, destacamos que a necessidade dos jogadores acreditarem naquilo que esta a ser dito e feito é indiscutivel para que a aprendizagem por descoberta ocorre de forma eficiente e eficaz. Para que tal se constate, provando aos jogadores que estamos certos, consideramos fundamental proporcionar situacoes no treino em que eles possam participar de forma ativa, autonoma e interessada, e em que eles vejam por si mesmo no sentido de acreditarem e se motivarem mais para a descoberta.

O papel da comunicacao na investigacao (descoberta) é o de corrigir, ela nao é um fim em si mesmo, mas, apenas um meio que propicia a propria investigacao. A nocao desta esta fundamentalmente apoiada na ideia de crenca, uma vez que as crencas sao constitutivas de uma ideia maior, que é a de experiencia, para nos, justamente a ideia de experiencia de um jogar, na qual os jogadores devem acreditar.

A autora Pogrebinschi entende a investigacao como algo comunitario, ou seja, no final do processo investigativo as crencas e opiniões individuais convergem para crencas e opinioes gerais da comunidade (isto é, da equipe). Assim se justifica porque Mourinho refere ser preciso que os futebolistas que treinamos tenham opinioes proprias.

Muitas vezes parava o treino e perguntava-lhes o que é que eles sentiam em determinado momento. Respondiam-me, por exemplo, que sentiam o defesa direito muito longe do defesa central. Ok, vamos entao aproximar os dois defesas e ver como funciona. E experimentavamos uma, duas, tres vezes, ate lhes voltar a perguntar como se sentiam. Era assim de todos, em conjunto, chegarmos a uma conclusao.

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