Neste momento, atraves de uma pesquisa bibliografica mais minuciosa do tema em questao, apresentamos o que se entende por descoberta guiada. Iniciamos com o enquadramento da mesma.
A descoberta guiada, de acordo com Musska Mosston, é considerada como um estilo de ensino que faz parte de um diagrama que ele nomeou de espectro dos estilos de ensino de educacao fisica.
No fundo, o espectro dos estilos de ensino é uma teoria, averbada a educacao fisica, de relacionamentos entre professor (treinador) e aluno (jogador), tendo em conta as tarefas desenvolvidas e os efeitos provocados no aluno. Segundo estes autores, o axioma que esta na origem deste espectro é que o comportamento do ensino é uma cadeia de tomadas de decisoes, ou seja, que cada ato deliberado de ensino é resultado de uma decisao previamente tomada.
O espectro oferece um vasto conjunto de estilos de ensino baseados em quem toma as decisoes (treinador, jogados ou ambos) e em que momento sao tomadas. Todos os estilos apresentam igual valor nao se podendo considerar um melhor ou pior que outro, sendo que o uso de um estilo particular varia com as preferencias pessoais e as condicoes culturais. O espectro apresenta como fim ultimo tornar os treinadores mais flexiveis, mais versateis, mais conscientes e intencionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário