O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Para os treinadores... feedback (externo)

Já aqui referimos como o feedback é um dos ingredientes que enriquece a aprendizagem, neste caso, dos principios de jogo. Carvalhal diz, a propósito da especificidade dos exercicios que a dinâmica que tu imprimes, o comportamento que obrigas os jogadores a fazer é importante, mas os feedbacks que tu dás nesses exercicios são importantissimos também.

Guilherme Oliveira corrobora também esta posição quando diz que eu estou a treinar determinados atletas num sitio, outra pessoa no mesmo campo, a treinar exatamente a mesma coisa, exatamente o mesmo exercicio, eu posso estar a ser especifico e aquela pessoa ali ao lado pode não estar a ser nada especifico (...) A diferença está na minha intervenção e na intervenção dele. O feedback é um instrumento extremamente útil para quem se encontra a aprender, porque o nosso cérebro é auto-referencial, ou seja, decide com base naquilo que acabou de ser feito, portanto ele serve de guia para os jogadores. Mourinho corrobora também a importância dos feedbacks no treino quando afirma que para conseguir que os jogadores assimilem as suas ideias o fundamental são os exercicios, feedbacks e relação entre feedbacks e exercicios.

No entanto, o feedback é um instrumento que tem tanto de útil como de dificil de ser aplicado corretamente. A necessidade e a pertinência do feedback depende, segunda Graça, das caracteristicas da tarefa conjuntamente com o estado de desenvolvimento dos jogadores, o que equivale a dizer que dependendo dos aspectos circunstanciais, um feedback pode revelar-se altamente útil, inconsequente ou até prejudicial.

Para que tudo isto seja possivel exige-se que os treinadores em cada situação de exercitação tenham uma noção muito clara daquilo que pretendem e uma boa capacidade de observação e interpretação dos comportamentos exibidos pelos seus jogadores.

E também aqui as emoções jogam um papel fundamental. Recordemos que a nossa memória invoca permanentemente os estados de corpo associados a cada situação. Um tipo de feedback umbuido de emotividade desencadeará a libertação de quimicos associados ao prazer ou a angústia no jogador, conforme essa tonalidade emocional percebida pelo jogador seja positiva ou negativa, tendo por base indicadores como o tom da nossa voz ou a nossa expressão facial. Assim, um tipo de feedback com emoção diferenciada, com marcadores somáticos, apresenta-se como facilitador da aprendizagem dos principios de jogo. Damásio chamou a isto aprendizagem por condicionamento.

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