O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O objetivo maior é o gol?

Todos os jogos desportivos coletivos, do qual o futebol faz parte, giram em torno de um objetivo teoricamente maior: o ponto, no caso do futebol o gol.

Todas as dinamicas, estudos e analises sao influenciadas pelo objetivo do gol, que se torna o balizador do jogo. Quanto mais perto do proprio gol as equipes tendem a ser mais agressivas no que diz respeito a marcacao, as equipes em posse de bola tentam se aproximar do gol adversario, o que lhes possibilita maiores chances de pontuar, a plataforma de jogo sofre alteracao quando a equipe esta em posse de bola, o modelo de jogo contempla principios de ataque que a todo momento buscam vencer os principios de defesa adversario, as equipes tentam imprimir e variar seus ritmos de jogo e usar diferentes caminhos para chegar a um mesmo destino, o gol inimigo. Assim, percebemos a tamanha influencia da pontuacao nos comportamentos das equipes e assim na logica do jogo, visto que para se ganhar uma partida ee necessario fazer no minimo um gol e nao levar nenhum.

Ha algum tempo, assisti a uma entrevista de Cruyff para um programa de televisao espanhol, Cruyff estava a comentar algumas regras (objetivo) que um treinador deveria passar para a sua equipe, um destes principios dizia o seguinte: Nao importa quantos gols leve, se fizer um a mais que o adversario ganhamos a partida. Ele explicou que o ataque deve ser tratado como o objetivo maior de nossa equipe, mesmo que nao defendemos bem se conseguimos atacar com eficacia ganharemos o jogo, ele continuou e disse que se levassemos 10 gols e fizessemos 11 ganhariamos, essa era sua filosofia.

Em contra partida, temos a seguinte frase do treinador portugues Jose Mourinho: 5-4 é um resultado de hóquei, não um resultado de futebol. Num treino de três-contra-três, se o resultado chega a um 5-4 eu mando imediatamente os jogadores para os balneários porque é a prova que não estão a defender bem. Por isso chegar a um resultado desses num jogo de onze-contra-onze é apenas uma desgraça. Mourinho, Novembro 2004, comentando o resultado do Arsenal-Tottenham.

Para Mourinho de nada adianta fazermos uma grande quantidade de gols se ao mesmo tempo levamos uma grande quantidade de gols, nao importa atacar bem e defender mal, isso ee um fracasso, o sucesso ee quando atacamos bem e defendemos melhor ainda, quanto melhor for o ataque melhor tera que ser a defesa, essa ee a logica.

Mas e ai? O objetivo maior do jogo de futebol ee ou nao ee fazer mais gol que nosso adversario? Bem, corroboro com o pensamento de Mourinho e acredito ser incompleto dizer que o objetivo maior do jogo de futebol seja o gol, pois o gol em si nao representa tudo, acredito ser o objetivo maior do futebol fazer o gol e impedir que o adversario nos faca o mesmo, ou seja, acredito que o futebol nao seja so ataque, o futebol ee sim ataque mas tambem ee defesa. Porque nao dizer ataque e defesa?

Nenhum comentário: