O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 3 de janeiro de 2010

A importancia dos lances de bola parada na obtencao de gols

Como afirma Morris, os numeros apenas servem para nos fornecer a prova da grande potencialidade do jogo de futebol como um veiculo soberbo para a imaginação interpretativa de estrategias e taticas fisicas. Mas carecem de significado, salvo se conduzirem com exito ao grande climax do ritual da reunião tribal: o gol.

Segundo Garganta para que se atinja o rendimento desportivo em futebol, existem varios aspectos e interactuantes entre si. Mas ainda segundo o mesmo autor, verificou-se que, muitas das vezes cantos, livres e lançamentos de linha lateral, não constam das analises realizadas acerca da eficacia ofensiva.

É um fato curioso, que talvez se deva a maioria dos gols serem marcados atraves das fases dinamicas do jogo.

Mas na nossa opinião estes lances não podem ser menosprezados e cada vez mais devem ser tidos em consideracao. Como já foi referido anteriormente, ocorrem um elevado numero de faltas em cada jogo. Segundo Bangspo e peitersen a nivel internacional uma equipe beneficia em media de 15 livres, 10 cantos e 1 penalti a cada tres jogos. Observou-se, por isso, que estes sao lances que ocorrem com frequencia durante um jogo, podendo ocorrer em numeros ainda mais significativos, e que devem ser merecedores de uma particular atencao, ja que existe praticamente a certeza de podermos beneficiar deles, devendo por isso estar preparados.

Cada vez mais, este tipo de lances, influenciam o resultado final já que existe um elevado numero de gols a partir destas situacoes. E pode-se constatar este fato, atraves da analise a varios estudos efetuados e a importancia que varios autores lhes atribuem.

Comucci afirma que se pode constatar que 50% dos gols são marcadores ou, diretamente por lances de bola parada, ou das acoes que se lhes seguem imediatamente. Sao as interrupções de jogo - as que precedem imediatamente um lance de bola parada - que oferecem as duas equipes, quer a que esta em situacao ofensiva, quer a que esta em situacao defensiva, a possibilidade de resolver o jogo a seu favor.

Teodorescu, refere que entre 25% a 50% das situacoes de finalizacao, e de criacao de situacoes de finalizacao, tem por base solucoes taticas a partir de lances de bola parada.

Segundo Bate os gols obtidos na sequencia de lances de bola parada sao uma fonte vital de gols em todos os niveis de jogo, salientando que 70% dos gols sao obtidos no terco ofensivo do campo, atraves de lances de bola parada ou recuperacoes de bola nessa zona, tende-se tornado as bolas paradas um dos metodos cruciais para se vencerem jogos.

Ja Olsen analisou 132 gols, respeitantes a 52 partidas do Campeonato do Mundo Mexio 1986, referindo terem sidos obtidos 96 (72,5%) a partir das fases dinamicas, e 36 (27,5%) nas fases estaticas do jogo (lances de bola parada).

Hughes afirma ainda que os lances de bola parada, juntamente com as recuperacoes de bola logo apos a marcacao desses lances, sao responsaveis por cerca de 50% dos gols marcados. Nessa analise efetuado por Hughes, uma amostra de 202 gols marcados em 109 jogos, pouco menos de metade (92 gols, correspondentes a 46% do total de gols) foram marcados atraves de lances de bola parada. Ainda o mesmo autor diz que o mais provavel para uma equipe é o gol da vitoria ser marcado atraves de um lance de bola parada.

Jinshan e Garcia, numa analise efetuada a forma como foram obtidos os gols em varios campeonatos do mundo realcaram o fato de estarem a aumentar o numero de gols obtidos a partir das fases estaticas (bolas paradas): 26% em Espanha 1982; 28% no México 1986; 32% em Italia 1990 e 39% no USA 1994. Hughes e Miller, vao mais longe ainda, e referem-se aos lances de bola parada como o fator singular mais importante para a obtencao de gols e consequentemente, para alcancar a vitoria.

Kormelink e Seeverens fazem referencia a quantidade de grandes penalidades ocorridas entre o mundial de 1982 e 1994, salientando que foram marcados 138 grandes penalidades, tendo sito convertidas 78%, 8% foram para fora e 14% defendidas. Os mesmos autores indicam ainda que durante o campeonato do mundo de 1998 uma elevada quantidade de gols foram marcados a partir de situacoes de pontape de canto.

Os tipos de lances de bola parada que permitem uma maior percentagem de gols sao os pontapes livres perto da area, os pontapes de canto e os pontapes de grande penalidade. No 14 campeonato do mundo apenas 5 gols foram marcados atraves de um pontape direto para a baliza na sequencia de um livre, 13 gols de penalti e os restantes 19 na sequencia de livres ou cantos.

Ja Garcia fez uma analise aos gols marcados durante o campeonato do mundo USA 1994, concluindo que dos 145 gols obtidos, 88 (61%) foram obtidos em situacoes de jogo efetivo, tendo 57 (39%) marcados como resultado de lances de bola parada. Mas analisando mais detalhadamente os dados que foram recolhidos por Garcia verifica-se que a medida que se caminha dos jogos da 1 fase para a final do torneio, aumentam os gols obtidos atraves de fragmentos constantes do jogo (lances de bola parada), ao inverso do que ocorre com os obtidos atraves de situacoes de jogo efetivo.

Garganta fez uma analise dos resultados obtidos por Garcia e afirma que os dados sugerem que com o decorrer da competicao, aumenta a qualidade das equipes e o equilibrio entre elas torna-se evidente. Deste modo, os fragmentos do jogo (lances de bola parada) passam a ser determinantes.

Esta ideia é apoiada por Bate e Hughes que consideram os gols obtidos atraves de lances de bola parada como uma fonte vital a todos os niveis do jogo, devido a constituirem-se como momentos criticos, ou cruciais que permitem decidir o resultado do jogo, isto para alem de constituirem uma percentagem importante do total de gols marcados (30 a 45%).

Ensum corrobora da importancia deste tipo de lances para o resultado de um jogo, atraves da observacao efetuada a 26 jogos, onde foram analisados 779 livres, 12 pontapes de grande penalidade, 266 pontapes de canto e 868 lancamentos de linha lateral no meio campo ofensivo. Foram marcados 75 gols, dos quais 35 (que correspondem a 47% do total de gols obtidos) atraves de situacoes de bola parada. Dos 35 gols marcados, podemos analisar que 15 ocorreram atraves de pontapes livres (20%), 7 atraves de pontapes de canto (9%), 7 atraves de pontapes de grande penalidade (9%) e 6 a partir de lancamentos de linha lateral (85).

Num estudo realizado por Correia pode-se observar que 51 dos gols que foram apontados na Liga Portuguesa pelos clubes em estudo, surgiram de lances de bola parada, o que equivale a 35% do total de gols marcados, e numa observação efetuada no campeonato espanhol observa-se que esse numero foi de 33 gols (21% do total de gols).

Estes sao lances que, como se pode verificar, tem vindo a ser analisados por varios autores, em diferentes locais e um dos casos é hoek referindo ter descoberto em Espanha que a função atribuida a especialistas é muito importante. Se o canto é contra ti na Holanda geralmente nao representa grande perigo. A bola esta no ar muito tempo e os defesas tem boas hipotess de a interceptarem. Na Espanha o canto é muito mais dificil. A bola é batida com muito efeito... Os atacantes sao tambem mais perigosos porque eles colocam tudo o que tem nisso. Isto é tipico da mentalidade espanhola. Por esta razao o Barcelona agora coloca um homem em cada poste quando a equipe consente um canto. Na ultima epoca o homem do poste mais longe salvou pelo menos 6 gols certos.

Carling numa analise efetuada ao campeonato do Mundo de 2002, demonstraram que uma proporcao significativa de gols sao marcados a partir de situacoes de bola parada, diretamente (quando a bola não é tocada por nenhum adversario) ou indiretamente (quando a bola é cortada por um adversario, mas é de novo recuperada e colocada de volta na zona de perigo).

Se esta fase for considerada, podemos verificar que quase metade dos gols sao obtidos tendo por base estes lances.

Como se pode verificar no quadro abaixo, os livres revelam-se o metodo mais importante, seguido pelos pontapes de canto, no que se refe a obtencao de gols atraves de lances de bola parada.

Segundo os mesmos autores, em jogos internacionais de futebol, uma equipe beneficia em media de 12 livres indiretos, 2 livres diretos, e 5 cantos por jogo, no terco ofensivo do campo. Tem havido uma ligeira reducao no numero global de bolas paradas, mas pelo contrario tem ocorrido um aumento significativo na eficiencia, havendo mais gols a serem marcados na sequencia destes lances. A importancia da preparacao e planeamento dos lances de bola parada é elevada.

Em Portugal, e numa estatistica fornecida pelo jornal de noticias faz-se referencia a forma como F.C. Porto, S.C. Sporting e S.L. Benfica marcaram os seus gols ate aquele momento (14 jornada) para o campeonato portugues.

O titulo do artigo é que os dragões nao precisam de bolas paradas para marcar. É depois dito mais a frente que o conjunto de Jesualdo Ferreira nao necessita sequer dos lances de bola parada para produzir perigo junto do ultimo reduto opositor, elemento considerado indispensavel no futebol moderno devido a cada vez maior ausencia de espacos no campo. Dizem depois que Quaresma consegue esconder essa lacuna, conseguindo criar situacoes para a sua equipe concretizar. O F.C. Porto dos 32 gols marcados ate esse dia, 8 foram na sequencia de lances de bola parada, o que significa 25% dos seus gols.

É tambem referido que no Sporting, dos 22 gols marcados 8 nasceram da sequencia de lances deste tipo, nos lances estudados de bola parada, o que corresponde a 36% do total dos seus gols.

Já no Benfica dos 30 gols marcados, 12 foram conseguidos na sequencia deste tipo de lances (40% do total dos gols marcados pela equipe).

Este artigo pode fazer pensar em varios aspectos, como o fato de ser possivel que nas equipes em que os jogadores nao conseguem criar tantos desequilibrios, estes lances ainda se tornarem mais importantes. Isto apesar de segundo (Grant; Horn e Williams) as equipes de topo fazerem uso mais efetivo dos lances de bola parada, ou seja, criarem e aproveitarem de uma forma mais eficaz este tipo de lances. Mas ainda considero mais importante ter atencao a outros aspectos como quando é referido nos lances estudados de bola parada, mas mais uma vez ficamos sem saber se realmente o sao, e quando é que sao treinados, ou como é que os treinam.

Ficamos portanto por uma analise quantitativa e não qualitativa. E outro aspecto bastante importante é o proprio titulo: Dragões nao precisam de bolas paradas para marcar, mas se analisarmos os jogos desta epoca 2006/2007, por exemplo, do F.C. Porto com o Sporting e com o Benfica, verificamos que o gol do empate do porto com o sporting surgiu de um canto, e o da vitoria sobre o benfica de um lancamento de linha lateral. Podemos entao afirmar que sempre precisam dos lances de bola parada em certos momentos. Tambem no jogo entre sporting e benfica de 2006;2007 o 1 gol do benfica resulta de um canto. Surge-nos portanto outra possibilidade que é o de estes lances revelarem-se ainda mais importantes, quando se tratam de jogos entre equipes consideradas equilibradas.

Nenhum comentário: