O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Decisao por penaltis: Treino, loteria... ou supressao da pressao

Muitas sao as vezes em que eliminatorias, Campeonatos do Mundo, da Europa, entre outros, se decidem atraves da marcacao de grandes penalidades. Para quem esta de fora, muitas vezes, parece muito facil a sua marcacao e ate algo inadmissivel como é que jogadores profissionais falham uma oportunidade tao grande de gol. Mas sera assim tao facil a sua marcacao? E nao é de certeza a mesma coisa marcar uma grande penalidade que nao tenha grande influencia no resultado final, ou marcar uma que decida a passagem ou vitoria num campeonato do mundo.

Segundo Jordet o remate da marca de penalti aquando do desempate de um jogo pela marcacao de penaltis durante um campeonato do mundo, produz alguns dos momentos mais dramaticos do futebol internacional. Para eles existem varios aspectos que afetam um jogador quando vai efetuar a marcacao da grande penalidade como os psicologicos (stress), habilidade (usando boa tecnica de remate), fisiologicos (para resistir apos 120 minutos de jogo) e oportunidade (vendo para que lado o goleiro se mexe).

Hughes e Franks referem-se ao inicio dos quartos de final do euro 2004, e do desempate atraves da marcacao de grandes penalidades, aquando da necessidade de desempatar um jogo. Salienta o fato de a Inglaterra ja ter sido eliminada em 1990 e 1996 atraves da marcacao de grandes penalidades.

Ecreve que foi referido pelo treinador da Inglaterra que não tinham treinado este aspecto do jogo e um dos jogadores que falhou disse mesmo nunca ter marcado um penalti num jogo.

Estes autores salientam que dos penaltis marados cerca de 20% sao defendidos, quando estes sao executados durante o desenrolar do jogo e 25% quando em desempate por grandes penalidades.

A este respeito Pele, no comentario que fez ao jogo de portugal com a inglaterra, revela um pensamento bastante interessante para as pessoas que nunca estiveram debaixo de uma pressao deste tipo, de ter de marcar um penalti com grande importancia, terem uma nocao. Refere que a inglaterra ainda teve uma derradeira hipotese com os penaltis, mas que estes sao mais dificeis do que os adeptos pensam. Maradona, socrates, zico, platini, baggio - todos eles ja falharam penaltis em campeonatos do mundo. Quando se esta a ganhar por 5-0, marcar um penalti é facil, mas ja nao é assim tao simples quando a sobrevivencia numa competicao destas depende deles. Por brincadeira, digo sempre que deveriam ser os presidentes das federacoes a ficar com a responsabilidade de os marcar porque a pressão é enorme.

Podemos assim ter uma pequena ideia do que sera estar numa situacao deste tipo, quando ate aquele que é considerado por muitos como o melhor jogador de sempre tem uma afirmacao destas.

Tambem Postiga, referiu-se ao penalti que teve de marcar contra a inglaterra, como sendo sempre um momento de grande tensao, ate porque antes de ele ir marcar dois colegas tinham falhado e a pressao era ainda maior.

Revela que decidiu marcar daquela forma porque se falhasse seria muito dificil portugal continuar em prova e por isso marcou da forma mais natural para um dos lados do goleiro.

Ronaldo falando acerca da execucao da grande penalidade, que valeu a passagem a fase seguinte, salienta a pressao a que se esta sujeito numa situacao deste tipo. Afirma que num momento daqueles ha sempre algum nervosismo mas que sabia que podia decidir, que ia marcar, pois estava confiante.

Este é um fato bastante importante pois, numa situacao daquelas, com centenas de milhoes de pessoas com os olhos postos na execucao daquele lance e com a passagem de uma eliminatoria do campeonato do mundo em risco, mais que a qualidade da execucao que o jogador tenha para executar aquele tipo de lance, esta em causa a capacidade de resistir a toda a pressao que o envolve naquele momento. Este tipo de pensamento de cristiano ronaldo, ao dizer que estava confiante pois podia decidir a eliminatoria, para outro jogador poderia ser uma pressao dificil de suportar pois sobre os seus ombros estava a possibilidade de passar a eliminatoria. Podia, por isso, pensar o inverso, ou seja, se falhasse colocava toda a equipe e milhoes de pessoas que apoiam a sua equipe em causa. Pois como ratificam Murad e Helal o futebol moderno é prodigo em fabricar herois, e dentre as varias facanhas que um treinador ou jogador pode protagonizar durante a sua vida desportiva, a mais significativa e abrangente de todas é participar num campeonato do mundo, onde bilioes de pessoas autenticam e eternizam a maior competicao da terra. Mas pode-se tambem considerar que estes herois rapidamente poderao passar a viloes, em caso de falha.

Tambem Beckham, numa reportagem acerca de si refere que raramente se sente nervoso durante um jogo, mas que no mundial de 2002 quando teve de marcar o penalti decisivo no desempate por grandes penalidades, frente a argentina, se sentiu sob uma enorme pressao e nervosismo, referindo ate um aspecto que foi o de um jogador experiente como diego simeone, se ter dirigido a ele antes da marcacao para o cumprimentar e Beckham virou as costas e nao o fez. Segundo o mesmo porque naquele momento so queria estar concentrado e respirar bem.

Torna-se portanto importante saber, se sera um fato bastante importante o treino da marcacao de grandes penalidades, ou se o seu treino nao tera efecitos significativos na competicao.

Um jogador que fez referencia a este problema foi o avancado ingles Owen que pos em causa a validade do treino das grandes penalidades, afirmando que esta é a situacao mais nervosa de um jogo de futebol. Por muito que se treine grandes penalidades nao conseguimos preve-las, disse Owen em declaracoes ao jornal Daily Telegraph. Owen lembra ainda que é uma situacao muito complicada para os jogadores que marcam as grandes penalidades. Temos dez segundos antes de chutar para a baliza e isso joga com a tua mente. Tens que tentar não pensar nisso porque envolve varias questoes. Estive em dois grandes torneios pela inglaterra e nao comseguem imaginar a pressao que é, lembrou owen, destacando a diferenca entre marcar grandes penalidades nos treinos e durante um jogo: No treino podemos atira-los para o canto superior mas quando nao sabemos onde estao as nossas pernas, quando se olha para as pernas porque nao as sentimos, é totalmente diferente, explicou o avancado.

Jordet, Hartman, Visscher e Lemmink verificaram que varios estudos tem atribuido grande importancia ao stress e a ansiedade de ter de marcar uma grande penalidade num campeonato do mundo no desempate atraves deste tipo de lances. Isto porque estes lances decidem o avanco ou eliminacao da equipe no torneio ou mesmo se sao ou nao campeões. E tendo presente que o campeonato do mundo de 2002. 1/5 da populacao mundial viu o campeonato do mundo podemos ter uma pequena ideia do stress que alguns jogadores devem sentir. Os autores falam ainda do fato de os penaltis marcados mais tarde serem mais decisivos, e de provocarem maior ansiedade.

Estes autores referem como aspectos importantes na execucao a tatica (para onde vai marcar o penalti) a tecnica (a forca de execucao e a direcao imprimida) e referem tambem a oportunidade. Segundo eles esta ultima leva a que muitos treinadores e jogadores nao pratiquem a marcacao deste tipo de lances. Outro aspecto que consideram poder afetar a execucao sao os aspectos fisiologicos (fadiga apos 120 minutos de jogo), devido a um declinio nas funcoes cognitivas apos esforcos prolongados sub-maximais de 2 horas e que ira afetar execucao do penalti. Segundo os autores nao se verificaram diferencas significativas entre os jogadores que jogaram 90 e 120 minutos e falharam o penalti e aqueles que tinham jogado menos tempo. Contudo verifica-se uma melhor percentagem para aqueles que jogaram menos tempo.

Apos a vitoria de portugal nos quartos de final do campeonato do mundo de 2006 Scolari disse que Ricardo tem evoluido bastante na defesa de grandes penalidades referindo ainda o merito das defesas ja que na sua opiniao as grandes penalidades foram razoavelmente bem marcadas, nao sendo nenhuma delas executada para fora. Mas refere que isto se deve, em muito, ao trabalho que se tinha efetuado nos treinos afirmando que o ricardo teve grande merito, mas isso tambem se deve oa bom trabalho de alguem,... o Brassard.

Tambem Ericksson relativamente a resolucao do jogo atraves das grandes penalidades depois chegou a lotaria dos penaltis e tinhamos treinado muito esta situacao - nao podiamos ter treinado mais-, mas foi insuficiente, pois falhamos tres vezes.

Mourinho no comentario apos o jogo, referiu ainda o fato de o primeiro jogador de inglaterra a executar a grande penalidade ter sido um especialista que ja nao falhava um penalti a dois anos, e o fato de o seu remate ter sido defendido ter colocado ainda mais pressao sobre os restantes jogadores que viram um dos seus melhores marcadores a falhar. É uma dose de confianca exagerada e, ao mesmo tempo, um pontape na autoconfianca dos ingleses.

Pode-se assim verificar a atencao que ee dada a estes lances e todo o tipo de pormenores que devem ser tidos em consideracao.

Para Hughes e Franks os penaltis devem ser treinados, possibilitando um grande numero de repeticoes aos jogadores para que estes possam treinar uma forma de os executar, devendo ser efetuado na parte final do treino para se aproximar mais das exigencias fisicas e psicologicas que existem apos 2 horas de jogo. Dizem ser necessario acabar com a ideia de alguns treinadores que chegam antes da execucao do penalti e perguntam aos jogadores quem se sente em condicoes de marcar.

Jordet defende a necessidade de se combater a ideia de que este tipo de lances sao uma lotaria. Para eles o treino dos penaltis é necessario, pois a sua marcacao envolve fatores que podem ser influenciados por uma sistematica pratica e preparacao. A componente que maior importancia revelou foi a psicologica, devendo por isso as equipes ser preparadas de acordo com este aspecto. Segundo os autores podem-se aplicar estrategias de controle do stress que reduza a percepcao da importancia destes lances, bem como fazer acreditar aos jogadores que o treino é que lhes vai influenciar na execucao. Pode-se tambem criar elementos que simulem situacoes de stress na competicao como a atribuicao de uma maior importancia, atraves do maior numero de espectadores ou a transmissao da informacao para a comunicacao social.

Nenhum comentário: