"Saber passar a mensagem é fundamental para o exito dos jogadores e das equipes". (Boloni)
Ser treinador, no processo de ensino-aprendizagem/treino, passa invariavelmente pelo dominio de uma competencia, a de saber transmitir a sua mensagem. Esta competencia passa pelo conhecimento da materia de treino e pela capacidade do treinador comunicar com os jogadores, nomeadamente no que se enfatiza enquanto objetivos a serem alcancados. Talvez por isso, Mourinho defenda que o dialogo estabelecido com os jogadores é importante mas, com consciencia plena daquilo que se pretende atingir. Ou seja, é um dialogo que esta controlado e direcionado de uma determinada forma.
Segundo Mesquita, durante o processo de comunicacao com os jogadores/equipe, o treinador deve melhorar a sua comunicacao verbal e nao verbal, estimular a sua capacidade de saber ouvir os jogadores e desenvolver a comunicacao audiovisual (como apoio a mensagem que quer transmitir).
A arte de saber comunicar influenciara decisivamente a prestacao do jogador/equipe com vista a um objetico comum, o jogar.
Mas, este objetivo comum so é comum quando o processo de comunicacao pressupoe a existencia de canais de comunicacao abertos, que permitam aos jogadores exprimirem livremente as suas ideias e pensamentos junto do treinador, para que se crie o desejado envolvimento de todos e para que o objetivo se torne, devidamente, comum. Nesta linha de pensamento, apresentamos duas ideias de Ribeiro que se perpetuam como fundamentais, quando afirma que comunicar é gerar ação em comum e que quem controla uma conversa nao é quem fala, mas quem ouve.
Na realização do exercicio, a instrução surge como uma funcao do treinador no processo de comunicação com os jogadores. Assim, os processos de explicacao e demonstracao dos exercicios fornecem informacoes relativas as acoes taticas (o jogar) do jogador, surgindo como estrategias do treinador para comunicar, ja que permitem a informacao dos conteudos e a visualizacao das acoes dos exercicios. Durante a instrucao, a quantidade de informacao transmitida pelos treinadores deve constituir ponto de indagacao, pois, segundo Tavares, atendendo a capacidade limitada dos jogadores no processamento da informacao, a transmissao de demasiada informacao pode contribuir para cometer erros. Assim, na intervencao do treinador é a qualidade de informacao que faz a diferenca.
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