O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Elogiar e motivar sao estrategias de comunicacao

O treinador deve adotar o elogio como um comportamento decorrente na sua comunicacao com os jogadores, associado ao enaltecimento do empenho demonstrado pelo jogador no comprometimento da tarefa. Importa reter que nao basta elogiar para garantir positivamente o incremento das aprendizagens, pois o elogio quando rotineiro, abstrato ou desprovido de significado e de apropriacao ao momento pode sustentar uma pratica ficticia.

Pacheco, tambem, refere que a grande virtude da comunicacao dos treinadores esta na forma como motivam os jogadores para o treino e competicao, devendo ser positivos a transmitir as suas informacoes.

No entanto, defendemos que motivar nao implica necessariamente elogiar ou ser positivo. Assim, recordamos um momento protagonizado por Mourinho na sua passagem pelo F.C. Porto quando perdeu 3-0 com o Belenenses, a 8 de Marco de 2002: Foi muito duro o que lhes disse (...) e, se necessario, que deixaria de contar com aqueles jogadores que, por mim, ate poderiam ir embora naquele momento. Chamei-lhes a atencao para a vergonha que aquele jogo tinha sido (...) No fundo, rebentei (...) Eles ouviram-me em silencio e fiquei com a sensacao que interiorizaram a ideia.... Interrigamo-nos, porque? Porque os jogadores se encontravam num estado de inseguranca, e neste estado deixam de acreditar nas suas proprias capacidades, sentindo-se fragilizados e entragando-se as maos de quem consideram ter mais poder (o treinador). A verdade é que o F.C. Porto nao mais voltaria a perder para a 1 Liga nessa epoca restando ainda jogar 8 partidas.

Nenhum comentário: