O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Exigencia da coerencia no discurso e crenca no que se defende

O autor Dias refere que o ser humano tem dificuldade em lidar, por muito tempo, com as incoerencias de informacao. Exemplificando, que quando um individuo pensa uma coisa e depois faz outra entra no campo da incoerencia e que, se esta persistir, dá-se um desconforto psicologico.

Frade e Guilherme Oliveira defendem que fundamental é ser-se coerente com a metodologia em relacao a concepcao e ao processo.

Segundo Oliveira, Amieiro, Resende e Barreto, Mourinho ganha porque procura obsessivamente a operacionalização do seu jogar e porque respeita esse imperativo do treinar e do jogar, isto é, a coerencia. Os mesmos autores, num artigo publicado em 2005, mencionam que a coerencia é uma vantagem de Mourinho face a outros treinadores, uma vez que quando vai para um clube, define um modelo de jogoe acreditanele ate as ultimas consequencias. É-lhe sempre fiel. Concomitantemente, Mourinho refere que a coerencia é fundamental e dificilmente se atinge quando so se conhecem as coisas pela rama ou se parte do principio de que não é nada de novo ou de dificil execucao.

Por fim, no seguimento referido, Morin aforma que ser autor, é assumir as suas ideias para o melhor e para o pior. Neste contexto, digamos que o treinador deve, incondicional e invariavelmente, defender e acreditar nas suas ideias, tanto quando ganha como, principalmente, quando perde, sempre no alcance do que todos os treinadores pretendem para as suas equipes: ter uma identidade propria. Caso isso nao aconteca e se torna incoerente, o treinador, assumira uma desqualificacao da mensagem e a desconfirmacao enquanto pessoa credivel perante os seus jogadores.

Nenhum comentário: