O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 3 de janeiro de 2010

A descoberta guiada... Uma forma de operacionalizacao eficaz mas pouco exercida no futebol

Antes de chegarmos a exposicao do processo descoberta guiada, baseada numa revisao bibliografica, vamos indicar os pontos de partida que sustentam a nossa escolha para este processo.

Analisemos, entao, um processo peculiar, que tem em conta a singularidade de quem gere o processo, a especificidade do que se pretende ensinar e o contexto a que se destina. Surge (do nosso conhecimento) como uma forma de operacionalização eficaz (de sucesso), mas pouco partidaria e partilhada no futebol. Dizemos isto, porque do conhecimento publico, apenas um dos treinadores, de atual referencia, se assume como seu apologista.

Falamos de Jose Mourinho que, citado por lourenco, refere: o trabalho tatico que promovo nao é um trabalho que de um lado esta o emissor e do outro o receptor. Eu chamo-lhe a descoberta guiada, ou seja, eles [os jogadores] descobrem segundo as minhas pistas. Construo situacoes de treino para os levar por um determinado caminho. Eles comecam a sentir isso, falamos, discutimos e chegamos a conclusoes (...) Era assim ate todos, em conjunto chegarmos a uma conclusao. É a esta metodologia [entenda-se operacionalizacao] que chamo a descoberta guiada.

Nenhum comentário: