Varios autores, entendem que a tomada de decisao esta relacionada com o conhecimento por eles adquirido, bem como com o seu desenvolvimento ao longo do processo de maturacao.
Alves e Araujo consideram que a qualidade de tomada de decisao do atleta em situacao de jogo depende do seu conhecimento declarativo e processual especificos, das suas capacidades cognitivas, da capacidade (competencia) no uso das capacidades cognitivas, das preferencias pessoais e dos fatores motivacionais. Graca, refere ainda, que so ee possivel antecipar, projetar ou problematizar determinadas situacoes em funcao dos conhecimentos que se tem e dos meios que se conhece e de que se dispoe para agir.
A aprendizagem declarativa relaciona-se com a aquisicao de saberes que, posteriormente, sao requisitados as memorias episodica e semantica. A aprendizagem processual correspondia a aquisicao de saberes relacionados com as capacidades para realizar tarefas complexas sem haver necessidade de recorrer a recordacoes conscientes.
Os praticantes de JDC necessitam, continuamente, de formar programas de acao, bem como tomar decisoes que devem ser adequadas, ao problema que lhes surge.
Segundo Konzag, muitas acoes erradas dos jogadores advem de carencias ao nivel da percepcao e analises das situacoes, as quais se devem em muitos casos, a um deficiente conhecimento do jogo.
Alguns autores sugerem que o conhecimento declarativo se relaciona com o saber o que e o conhecimento processual com o saber como.
O saber o que diz respeito aos conhecimentos que sao possiveis verbalizar e que estao implicados com as memorias episodicas e semanticas.
O saber como sao conhecimentos ligados a capacidade de realizar tarefas simples e complexas, sem que haja necessidade de envolvimento de recordacoes conscientes.
Entao segundo Oliveira, o conhecimento declarativo ee todo o tipo de conhecimento que pode ser expresso ou declarado atraves da verbalizacao, podendo ser explicado ou transmitido por palavras e nao esta necessariamente relacionado com a situacao em que pode estar a ser utilizado. Este conhecimento esta relacionado com o que fazer perante determinada situacao, ee acessivel de forma consciente.
O conhecimento processual, ainda segundo Oliveira, ee um tipo de conhecimento que esta relacionado com a realizacao de acoes e ee especificamente ajustado para ser aplicado em situacoes especificas. Nao se ee capaz de verbalizar a acao, portanto nao se consegue explicar como se faz. EE um tipo de conhecimento que se manifesta de forma nao consciente. O conhecimento processual esta relacionado com o saber executar uma acao para resolver determinada situacao.
Estes dois tipos de conhecimento estao relacionados entre si, dado que a forma como o jogador analisa as situacoes de jogo esta dependente da forma como ele percebe o jogo.
Os jogadores com experiencia e nivel competitivo mais elevado apresentam um superior conhecimento especifico do jogo.
Os atletas de alto nivel evidenciam uma expressiva quantidade de conhecimento declarativo e processual acerca de como e quando executar determinadas acoes no contexto do seu desporto, ou da estrutura de jogo.
Estudos relativos a comparacao entre principiantes e expertos tem como objetivo perceber quais as principais diferencas que se encontram em jogadores que estao em patamares extremos do nivel competitivo. Essas diferencas reportam-se a aquisicao de habilidades e a sua transformacao de conhecimento declarativo em processual. Assim sendo, parece ser possivel direcionar o processo de ensino aprendizagem de modo que os principiantes adquiram desempenhos similares aos expertos.
De acordo com Rink a investigacao permite identificar um conjunto de tracos cognitivos e motores que caracterizam a excelencia nos jogos desportivos. Constata-se assim que os atletas de elite se caracterizam por possuirem, ao nivel cognitivo: (1) conhecimento declarativo e processual mais organizado e estruturado; (2) processo de captacao de informacao mais eficiente; (#) processo decisional mais rapido e preciso; (4) mais rapido e preciso reconhecimento dos padroes de jogo (sinais pertinentes); (5) superior conhecimento tatico; (6) uma maior capacidade de antecipacao dos eventos do jogo e das respostas do oponente; (7) superior conhecimento das probabilidades situacionais (evolucao do jogo). Ao nivel da execucao motora: (1) elevada taxa de sucesso na execucao das tecnicas durante o jogo; (2) maior consistencia e adaptabilidade nos padroes de movimento; (3) movimentos automatizados, executados com
superior economia de esforco; e (4) superior capacidade de deteccao de erros e de correcao de execucao.
Tambem Williams atraves da analise de estudos de outros autores refere que os atletas expertos evidenciam determinadas caracteristicas: 1) sao mais rapidos e precisos a reconhecerem padroes de jogo; 2) sao mais rapidos e precisos a detectar e localizar os aspectos determinantes e relevantes que acontecem no seu campo visual; 3) sao eficazes a antecipar as acoes dos adversarios, baseando-se em pistas visuais; 4) Revelam um conhecimento superior em situacoes mais provaveis de acontecer; 5) adotam decisoes taticas mais ajustadas a situacao; 6) tem um conhecimento mais estruturado e aprofundado das materias especificas, conhecimento declarativo, e de como fazer as acoes, conhecimento processual; 7) possuem capacidades superiores de auto-controle.
Rezende e Valdes, realizaram levantamente bibliografico que permitiu evidenciar um conjunto de caracteristicas que diferenciam os expertos dos principiantes em determinada area: os jogadores expertos: 1) tem uma percepcao rapida e eficaz de padroes complexos; 2) fazem uso eficientedas capacidades cognitivas, geralmente como resultado da automatizacao das habilidades fundamentais; 3) tem a capacidade de diferenciar as informacoes significativas das menos relevantes e nao se distraem com as ultimas; 4) sao capazes de reconhecer as suas deficiencias e limitacoes, e tambem sao capazes de avaliar os seus desempenhos; 5) conseguem estabelecer relacoes entre o que esta a acontecer e as situacoes que poderao dai ocorrer, concebendo diferentes alternativas, consoante a ocorrencia; 6) utilizam estrategias visuais elaboradas que ampliam a capacidade de antecipacao das acoes dos adversarios.
Apos estas caracteristicas evidenciadas pelos expertos, podemos constatar que a importancia do conhecimento especifico para a qualidade de desempenho ee determinante. Tambem parece evidente que o conhecimento especifico esta relacionado com um conjunto de outros processos.
A percepcao, a tomada de decisao, a execucao, a automatizacao de procedimentos, a melhor utilizacao e o melhor aproveitamento das capacidades cognitivas, a capacidade de antecipacao das acoes, a focalizacao da atencao nos aspectos pertinentes, a construcao dos padroes de reconhecimento face aos conhecimentos especificos adquiridos. Todos estes influenciam-se e relacionam-se mutuamente numa interacao evolutiva permanente.
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