O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 3 de janeiro de 2010

A importancia da crenca dos jogadores no principio da rotatividade

...aprendem a viver com essa situacao: de saberem que sao importates mas que nao jogam sempre.

Guilherme Oliveira afirma que o jogador so consegue fazer determinado comportamento bem se primeiro o compreender e depois, se achar que realmente esse comportamentos é benefico, anto para a equipe como para ele.

Deste modo, reconhecemos a importancia dos jogadores se identificarem com a ideia de jogo e metodologia de trabalho de cada treinador.

Assim, para faria quando se quer implementar uma forma de jogar, nao é obrigatorio estar preocupado se o jogar gosta ou nao de o fazer, mas é importante saber se os jogadores se sentem confortaveis nessa forma de jogar.

Para Ranieri, se a equipe e os jogadores acreditam numa ideia do treinador e a consideram boa, esta a sera, mas os jogadores nao acreditam, o trabalho nunca tera 100% de rendimento.

Nese sentido, o treinador desempenha um papel fundamental, para fazer com que o jogador acredite no seu trabalho. E, de fato, podemos constatar, pelas palavras dos seus jogadores, que mourinho consegu-o.

Reparemos nas seguintes afirmacoes:

É impressionante em termos taticos ama os os jogadores. convenceu-nos de que podemos ganhar tudo e faz com que trabalhemos a pensar nessa possibilidade.

com jose mourinho, os jogadores do chelsea sabem exatamente o que tem de fazer em campo e tem conhecimento dos seus papeis a nivel individual e coletivo.

algumas pessoas gostam dele, outras nao, mas é um grande treinador e estamos todos com ele. queremos ganhar tudo para ele.

ao longo dos anos denotavamos sempre falta de consistencia. hoje com jose mourinho, tudo mudou. os niveis de confianca que ele trouxe aos jogadores sao incriveis.

nao é assim de estranhar na sua equipe, que mesmo os jogadores menos utilizados, aprendem a viver com essa situacao: de saberem que sao importantes mas que nao jogam sempre

entao como se consegue que os jogadores acreditem naquilo que se pretende? treinando. treinar e faze-los perceber que esta é a melhor forma de se conseguir os objetivos, explicando que o que se esta a fazer é para se atingir algo.

é por estao razao que santos e anderson veem com agrado a rotatividade que os seus treinadores dao ha equipe, acrescentando que todos tem de estar sempre bem preparados, pois quando menos esperam eles colocam-nos a jogar.

No entanto, para alguns jogadores, so mesmo quando vivenciam a situacao é que realmente a interpretam como valida. neste contexto, quando o porto de jose mourinho realizou duas deslocacoes seguidas, ao restelo e a alvalade, tendo de permeio com estes dois encontros ainda um jogo da taca de portugal, nas antas, com o gil vicente, apostou tudo na rotatividade. tanto no jogo com o sporting como no jogo com o belenses, optei por colocar em campo a melhor equipe, com os melhores jogadores e o mais descansados possivel. eram duas viagens a lisboa num curto espaco de tempo. dai que com o gil vicente a equipe tenha sido completamente diferente. os unicos dois jogadores que tinham jogado com o sporting eram o paulo ferreira e o pedro emanuel para alem do goleiro. foi a rotatividade total.

contudo, para mourinho so apos os jogadores terem triunfado nos tres jogos é que os jogadores em termos psicologicos, ficaram convencidos, de vez, que a politica de rotatividade era a mais corrreta. alguns ainda tinham duvidas neste aspecto e um o outro jogador com mais intimidade com os adjuntos deixava passar de quando em vez, a ideia de que nao precisava de ninguem a substitui-lo porque aguentava todos os jogos. este momento dissipa-lhes as duvidas, ao mesmo tempo que o espirito de grupo e a motivacao para treinar mais e melhor sairam ainda mais reforcados.

daqui, se conclui a necessidade do jogo se tornar uma cultura comportamentos dos jogadores assente em determinados principios. como tal, é importante que estes principios permitam que os jogadores e equipe tenham sucesso na resolucao dos seus problemas porque se assim nao for, a crenca na ideia coletiva de jogo e nos seus principios de acao nao acontece. e sendo assim, o jogador deixa de acreditar numa logica de funcionamento e portanto, os comportamentos individuais e coletivos nao acontecerao.

Nenhum comentário: