O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 30 de janeiro de 2010

A fatalidade de nao reconhecer as Fractalidades do Jogo e do jogar

"Nao existe futebol ofensivo ou futebol defensivo. Existe futebol harmonioso". (Boris Arkadiev, s/d cit. por Lobo, 2007, pp. 73).

O futebol ee, face ao que ja referimos, um fenomeno caotico (Garganta & Silva, 2000; J. G. Oliveira, 2004), podendo mesmo considerar-se o Jogo como um dos mais eloquentes exemplos de caos determinista (P. C. e. Silva, 1999).

Os fenomenos caoticos sao, simultaneamente imprevisiveis e determinaveis, ou seja, o caos nao ee algo aleatorio, uma vez que apresenta uma ordem que lhe esta subjacente, o que nos remete para os "fractais", pois ambos procuram reconhecer alguma previsibilidade, a fenomenos aparentemente imprevisiveis (Mandalbrot, 1998; P. C. e. Silva, 1999; Stacey, 1995).

"O termos fractal veio para ficar, como meio de descrever, calcular e pensar as formas irregulares e fragmentarias, complexas e recortadas", sendo que para a mente um fractal ee, uma forma de entrever o inifinito (Gleick, J. 2005, pp. 154).

Importa realcar que o Corpo, como sugerem alguns autores (Gleick, 2005; P. C. e. Silva, 1999), apresenta uma organizacao fractal. O mesmo sucedendo com a "inteireza inquebrantavel" de um jogar, que pode ser entendida e operacionalizada de acordo com uma organizacao fractal (Gaiteiro, 2006; J. G. Oliveira, 2004).

J. G. Oliveira (2004), reportando-se a construcao de um Modelo de Jogo, salienta que esta deve evidenciar uma construcao fractal. Torna-se por isso pertinente neste ponto, tecer algumas consideracoes acerca desta problematica para percebermos, qual a sua aplicabilidade ao futebol.

Como sugere Capra (1996) a criacao da geometria fractal tambem designada de Teoria dos Fractais por Mandelbrot na decada de 70, procurava nao somente descrever, mas tambem para explicar a complexidade das formas irregulares que caracterizam a Natureza. Os fractais sao objetos matematicos muito complexos, que sao auto semelhantes, o que quer dizer que uma parte ee igual ao total, apresentando deste modo uma propriedade que Mandelbrot, (1983) designou de "auto-similaridade", um conceito que segundo Gleick, (2005) afronta alguns dos antigos preconceitos da nossa cultura. A propriedade relevante dos fractais reside no fato, dos seus padroes caracteristicos se encontrarem repetidamente em escalas descendentes, o que permite que em qualquer escala, asu suas partem sejam, na forma, semelhantes ao todo (Capra, 1996), sendo uma linguagem que entronca no postulado de que "o todo esta na parte que esta no todo" (Morin, 2003).

Consideramos, que a aplicabilidade destes conhecimentos no futebol tem toda a pertinencia, uma vez que a globalidade complexa, inerente a um jogar implica, nao que o treino seja a totalidade desse jogar, mas sim que o treino atenda a uma logica de Reducao Sem Empobrecimento. De acordo com V. Frade (2000) o que deve importar, no processo de treino ee, considerar a organizacao de jogo de uma equipe como algo, que sendo um problema de dinamicas ee necessariamente complexo, havendo assim necessidade de reduzir-se sem empobrecer, no sentido de articular essas varias dinamicas, atraves de pacotes de jogo, que permitem operacionalizar um determinado conjunto de principios de jogo, e consequentemente, criar uma organizacao de jogo, Tatica.

A logica da Reducao Sem Empobrecimento, vai deste modo de encontro a geometria fractal, uma vez que, aquilo que se pretende ee que diferentes escalas de um determinado jogar, pacotes de jogo, operacionalizados no treino, contenham o padrao que caracteriza o todo, o jogar, respeitando-se deste modo a sua "dimensionalidade nao-inteira" (Frade, 19990). Uma vez que, o que se pretende nesta forma de entender o treino ee, que os jogadores vivenciem e assimilem escalas menores de um jogar, os exercicios de treino devem ser fractais, que possibilitem a Aculturacao dos Jogadores e um determinado jogo, devido a constante vivenciacao do padrao que caracteriza a equipe. A "auto-similaridade" entre diferentes escalas ou "homogeneidade" (Ekeland, 1999) ee quanto a nos, algo que devera ser transportado para a realidade do treino. Assim, a modelacao e operacionalizacao de um jogar, deve ter sempre como referencial, o padrao de jogo desse jogar, devendo o exercicio ser um fragmento daquilo que se pretende que suceda em Competicao.

O entendimento do conceito de padrao ee deste modo fundamental, sendo de crucial importancia para o entendimento do mundo vivo, e para uma compreensao cientifica do mesmo (Capra, 1996). Um pensamente precursor deste conceito, foi por nos encontrado em Laborit (1987, pp. 33) que apresenta a "forma" como algo que acrescenta ao conjunto, algo mais que a soam dos seus elementos constituintes. Capra (1996, pp. 77) esclarece que "embora seja verdade que todos os organismos vivos sejam, em ultima analise, feitos de atomos e de moleculas, eles nao sao so nada mais que atomos e moleculas.

Existe alguma coisa mais na vida, alguma coisa nao-material e irredutivel - um padrao de organizacao." Este autor, como ja foi por nos evidenciado salienta a relevancia do pensamente sistemico ter substituido a substancia pelo padrao, salientando ainda, que este pensamento lida fundamentalmente com qualidades e padroes, contrariamente as abordagens reducionistas.

Um padrao pode ser definido, como um conjunto de relacoes, "o padrao de organizacao de qualquer sistema (...) ee a configuracao de relacoes entre os componentes do sistema que determinam as caracteristicas essenciais desse sistema" (Capra, 1996, pp. 134).

Reportando-nos ao futebol, e a aplicabilidade da geometria fractal neste dominio, importa salientar que no processo, a fractalizacao incide na operacionalizacao e direcionamento de um jogar. Assim, atraves da organizacao fractal do jogo pretende-se criar nos diferentes aspectos que se podem decompor, uma homotetia interna que permita, em qualquer escala, identificar as singularidades da equipe, ou seja, o seu padrao (J. G. Oliveira, 2004).

Face ao que foi sugerido em relacao as formas fractais, consideramos que a sua aplicabilidade ao fenomeno futebol, nao se esgota no que evidenciamos anteriormente. "Os processos de ensino e treino devem ser construidos atraves de uma organizacao fractal, no sentido de se manifestarem atraves de invariancias / padroes fractais nas diferentes escalas de manifestacao - invariancia de escala - tanto ao nivel dos padroes de comportamento, como ao nivel da producao do processo." (J. G. Oliveira, 2004, pp. 129).

Sendo o Jogo "inteireza inquebrantavel" (Amieiro, 2005), caracteriza-se por uma dinamica coletiva, e por um fluxo, ou fluxos de jogo, que sao igualmente "inteirezas inquebrantaveis".

Para J. G. Oliveira (in C. Campos, 2007) a "inteireza inquebrantavel" do Jogo, pode ser consubstanciada em duas fractalidades, uma "fractalidade em profundidade", que se reporta as escalas de organizacao estabelecidas pelos elementos e setores que compoem a equipe, e uma "fractalidade transversal", que se reporta a escalas daquilo a que geralmente se designa de Momento de Jogo. Apesar, de por definicao o conceito de fractal nos remeter para a natureza do fragmento, para a sua forma, ee igualmente verdade que tal se faz a partir da abordagem da sua superficie, que ee para qualquer forma, simultaneamente o limite que o separa e liga ao mundo (P. C. e. Silva, 1999), dai que faca sentido falar-se na necessidade de fractalidade entre os diferentes Momentos de Jogo, mas nao exclusivamente destes, que entendidos deste modo, transparecem a correta ideia de fluidez, "inteireza inquebrantavel", inerente ao jogo. A fractalidade assume-se deste modo, "como uma morfologia da fronteira (nao convencional), do contato, da articulacao" (P. C. e. Silva, 1999, pp. 112).

"Nao existe futebol ofensivo ou futebol defensivo. Existe futebol harmonioso". (Boris Arkadiev, s/d cit. por Lobo, 2007, pp. 73). Entendemos, que a qualidade de jogo resulta da maior ou menor harmonia evidenciada, tanto nos diferentes instantes que compoem o jogo, como entre os elementos que compoem a equipe. Uma vez que o jogo ee "inteireza inquebrantavel", em cada uma das fractalidades acima referidas, devem permanecer inalterados os padroes de determinada "inteireza inquebrantavel", assim como, ee determinante que a conexao entre as inumeras fractalidades que compoem o jogo, se estabeleca no respeito pela nocao de fractalidade, a qual implica, conexao. Marisa Gomes concorda que nao atender a fractalidade do jogo e de um jogar se torna numa fatalidade, acrescentando a este respeito, que sendo uma fatalidade para os treinadores, ee ainda mais para os potenciais talentos, acrescentando, que pior que nao entender a fractalidade do jogo e dos jogares a que se aspira ee, estragar aquilo que os potenciais talentos revelam. "Porque pior do que um treinador, chegar ao treino e dar uma bola aos miudos, e po-los a jogar sao, os treinadores que exigem que eles facam outras coisas" (Marisa Gomes). De onde se depreende que o entendimento da fractalidade do jogo e dos jogares, ee determinante, e somente desse modo, se operacionaliza devidamente a Reducao Sem Empobrecimento. Urge permitir, "as criancas uma pratica simplificada, reduzida, mas sem empobrecimento." (V. Frade, 1979, pp. 11). Somente deste modo, entendemos que se consegue aceder ao "futebol harmonioso" e a Talentos com tal entendimento do jogo. No futebol cada momento de jogo (parte ou fractal), organizacao ofensiva, organizacao defensiva, transicao ataque-defesa e transicao defesa-ataque estao relacionados com os restantes, e alem disso, devem conter a totalidade do jogar da equipe, ou seja, devem ser fractalidades da essencia do jogo, e tambem fractalidades da essencia de um jogar, isto ee, comportando a Especificidade, o padrao, a Tatica, de um determinado jogar. Deste modo, estas escalas menores, deverao encontrar-se imbricadas com as escalas maiores. O mesmo sucede nos diferentes niveis de organizacao da equipe, desde o plano individual, a organizacao coletiva, todos devem manifestar, a respectiva escala, regularidades que caracterizam o todo, ou seja o jogar, mantendo deste modo, a sua identidade sem se desintegrar. EE por este motivo, que se uma equipe pretende apresentar determinadas caracteristicas, quando se encontra com a posse de bola, tem de evidenciar uma estruturacao e um padrao comportamental em consonancia quando se apresenta sem bola, e vice-versa, sem que nos possamos esquecer dos hiatos, vulgo transicoes, que existem entre o ter e nao ter a bola, como salienta Amieiro (2005).

Tambem os Principios de Jogo de um determinado jogar, tem de ser entendidos, como fractais de um determinado Modelo de Jogo (J. G. Oliveira, 2004), os quais, obedecendo a uma correta compreensao da geometria fractal, permitem a conveniente operacionalizacao aquisitiva desse jogar. A qual se faz, pela "(des)integracao dos principios" e consequente necessidade de "articulacao de sentido" dos mesmos, no respeito, pela inteireza inquebrantavel desse jogar.

Como salienta Gleick (2005) um sistema caotico pode revelar estabilidade se o seu estilo particular, entenda-se padrao, perdurar face a pequenas perturbacoes. E este ee o desafio que se coloca as equipes de futebol, ou seja, serem capazes face a aleatoriedade que caracteriza o fenomeno, e aos sistemas que o compoem, fazer perdurar o seu padrao de jogo, a sua identidade. Quando tal sucede, irrompem padroes que a pequena escala, assim se deseja, denunciam um comportamento caotico, impossivel de prever, mas que a uma grande escala revelam alguma regularidade (P. C. e. Silva, 1999). Uma regularidade que entendemos ser tanto mais evidente, quanto mais precocemente se efetuar a Aculturacao a um determinado padrao.

A possibilidade do sistema caotico, no caso o jogar de uma equipe, poder em diferentes escalas manter uma morfologia identica, e com isto, apesar do caos aparente se revelar estavel ee designado de "homeotetia interna" (Mandelbrot, 1998; P. C. e. Silva, 1999; Stacey, 1995) e ee responsavel por conferir a diferentes equipes, peculiaridades que caracterizam os seus jogares (J. G. Oliveira, 2004), contribuindo deste modo, para a pluralidade do jogo, pela possibilidade de expressao de diferentes jogares, o que como salientamos, ee uma caracteristica relevante no fenomeno futebol.

Sendo o futebol um sistema dinamico nao linear, torna-se fundamental o recurso as estruturas fractais, pois estas vieram a revelar-se determinantes na compreensao deste tipo de sistemas (Gleick, 2005).

Nenhum comentário: