O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 2 de janeiro de 2010

Comportamentos de mobilidade ofensiva

Partindo daquilo que ee mais importante para o ataque, como seja o espaco, fundamentalmente aquele que se encontra mais perto da baliza adversaria, o processo ofensivo acabara por ter como objetivo a criacao de espacos em zonas favoraveis para a finalizacao, ou antes para a criacao dessas mesmas situacoes.

No entanto, pela dificuldade que o ataque encerra perante uma maior simplicidade das tarefas defensivas, fundamentalmente a nivel tecnico, exige-se coordenacao e velocidade as suas acoes, principalmente a fim de aproveitar as configuracoes favoraveis, que genericamente sao momentaneas. Este autor cita Mahlo, que ja em 1966 referia cinco caracteristicas fundamentais a reter das acoes ofensivas: fluidez da acao, variabilidade, antecipacao, precisao e autonomia.

Sabemos, no entanto, que a velocidade de decisao e execucao sera tanto maior quanto menos o numero de jogadores e mais o espaco disponivel, no que diz respeito ao ataque, pelo que precisamente o numero de elementos a intervir e a zona do terreno em que a acao se realiza tera de ser tido em conta. Por isso, Castelo fala-nos de coerencia e equilibrio nas acoes tatico-tecnicas individuais e coletivas, na relacao com o sistema de jogo e tarefas taticas, a ocupacao racional do espaco de jogo, a resolucao de situacoes momentaneas do jogo e certas solucoes estereotipadas de partes do jogo.

Assim, procuraremos identificar alguns movimentos de mobilidade a nivel grupal, a acao de mobilidade no projeto coletivo, bem como dissecar na relacao com a zona do terreno, o momento de jogo (transicao ofensiva e organizacao ofensiva) e a posicao especifica de cada jogador.

* Intervencao Grupal:

As combinacoes taticas ou grupais visam a criacao de condicoes favoraveis momentaneamente, em termos numericos, espaciais e temporais, a fim de perseguir os objetivos de progressao e/ou finalizacao.

Hughes e Castelo definem algumas categorias e elementos de combinacao:

> Combinacoes simples:
Sao situacoes que reportam combinacoes a 2, ou passa-e-sai, que se baseiam na fixacao do adversario; para tal, temos as seguintes referencias:

- Jogador com bola conduz esta sobre o adversario direto, no sentido de um companheiro o cruzar para se libertar, dificultando as acoes de dobra e coberturas defensivas (cross-over);

- Um jogador com bola fixa o defensor, sendo que um jogador mais recuado da propria equipe o cruza pelas costas, beneficiando da atracao ao portador da bola (overlap);

- Dentro destas acoes, o passe pode ou nao ser realizado, dependendo da atencao ser fixada sobre a bola ou o jogador em desmarcacao, ou seja, do local de disponibilidade do espaco;

Combinacoes diretas
Sao combinacoes do tipo um-dois ou passa-e-sai, no aproveitamento rapido do espaco nas costas do defensor em contencao, que se baseiam no passe e devolucao rapidas.

Combinacoes indiretas
Combinacoes de tres jogadores, ond eo jogador que realizou o primeiro passe nao conseguiu libertar-se da pressao defensiva, deixando que o espaco em torno desse adversario direto seja aproveitado por um terceiro jogador.

Podemos incluir nesta categoria penetracoes sem bola com deslocamentos interiores ou exteriores, atraindo o adversario direto, dando espaco para um colega penetrar num espaco sem oposicao.

Assim, todas estas combinacoes, por uma maior simplicidade e coordenacao de um pequeno grupo de jogadores, poderao significar um acrescento de qualidade ao desempenho da equipe que, em determinado momento e determinado espaco do terreno, relativizando-se a sua configuracao, podera assumir comportamentos de maior incidencia e progressao ofensivas.

Nenhum comentário: