O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 2 de janeiro de 2010

Particularidade das bolas paradas ofensivas

A importancia dos lances de bola parada no futebol ee inegavel, fundamentalmente pelos dados de que dispomos, por dois aspectos fundamentais: primeiramente, regista-se entre quarenta a cinquente por cento dos gols a partir destes lances, o que os torna bastante significativos (Santos 2004) apurou que, no Campeonato da Europa de Selecoes Nacionais de 2004, 37,7% dos gols surgiram de lances de bola parada); por outro lado, relacionando com as caracteristicas de variabilidade e certa imprevisibilidade do jogo, ee nestas situacoes particulares que existe um maior controle e previsibilidade, ja que mais coordenadamente se pode prever e coordenar eficazmente as acoes para o fim pretendido.

Desta forma, Toedorescu define esquema tatico como uma forma de combinacao tatica mais evoluida, aplicada preponderantemente no ataque, sendo mais complexa, mas ao mesmo tempo mais rigida e estereotipada, no que diz respeito a circulacao de jogadores e da bola, onde geralmente participa um maior numero de jogadores, comparativamente a combinacao tatica.

Concordando com Teodorescu, Hughes e Castelo chamam a atencao para um ponto: ee neste tipo de lances que se deve tirar maior partido das caracteristicas individuais dos jogadores, especializando elementos para a execucao da falta (livre direto ou indireto, pontape-de-canto, lancamento de linha lateral ou grande penalidade), bem como para o subsequente lance e para a marcacao do gol; para tal, o efeito surpresa ee um elemento fundamental, pelo que a equipe atacante devera ter uma ou duas variantes do mesmo lance a fim de nao permitir ao adversario prever com exatidao a jogada. Assim, discorreremos na presente disertacao sobre os livres indiretos e pontapes-de-canto, ambos com procura de finalizacao rapida com a colocacao especifica de jogadores em posicao favoravel para tal.

A opcao da organizacao defensiva contraria, tendo como objetivo primario evitar o gol diretamente da jogada, perante uma situacao que exige enorme precisao, incide maioritariamente sobre a marcacao baseada na defesa individual. Tal se deve a coordenacao fina imprescindivel na criacao de finalizacao, bem como ao fato do ataque se adaptar com elementos caracteristicos pelo seu maior poderio na concretizacao do mesmo, o que leva mesmo a que os defensores se sintam obrigados a adaptar-se a essas mesmas caracteristicas, reajustando funcoes ate independentemente das suas tarefas de jogo.

Para tirar maximo partido destas situacoes particulares de jogo, Hughes chama a atencao para o caracter fundamental da velocidade de deslocamento dos jogadores em espaco e tempo curtos, a fim de surpreender os opositores. Castelo integra mesmo os elementos de mobilidade que ja aboradamos, salientando os cruzamentos a fim de confundir as marcacoes defensivas na execucao do esquema tatica, fundamentalmente com desmarcacoes para as costas dos defesas em zona mais privilegiada.

Assim sendo, a complexidade destas situacoes sera enorme, na medida em que as diferentes caracteristicas de jogadores e perfil de treinador determinam configuracoes muito especificas e particulares. No entanto, nunca se deve deixar de ter em conta a integracao com uma eventual perde de bola, ou seja, fundamentalmente a transicao defensiva, representativa da imprescindibilidade de um equilibrio em todas as situacoes e momentos de jogo.

Nenhum comentário: