O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Antropo?! Pertinente parece-nos!

"Da necessidade e imprescindibilidade de reconhecer no futebol um fenomeno ANTROPOSOCIAL-TOTAL." (V. Frade, 1979, pp. 6).

Anteriormente evidenciamos que o futebol pode considerar-se um fenomeno social total, consideramos contudo, que a aplicacao deste conceito ao dominio do futebol, justifica o acrescento do prefixo Antropo, a semelhanca do que sugere V. Frade (1979).

Por definicao, este prefixo remete-nos para a necessidade de contemplar no futebol a dimensao humana, sendo nossa intencao, com a adocao deste prefixo procurar explicitar o futebol enquanto fenomeno humano, entendendo-se o homem como um ser integro, composto por diferentes dimensoes que se encontram interconectadas. Uma vez que a complexidade do fenomeno futebol ee enorme, sendo multiplas as conexoes que estabelece com outros fenomenos, "a locomotiva" de prefixos e de sufixos que a este se poderiam aplicar ee quase infindavel (Paulo Cunha e Silva). Nao obstante este fato, para o futebol, optamos por estabelecer como prefixo, para complementar o conceito de fenomeno social total, o termo antropo (supraprefixo), por entendermos que este ao congregar para si a dimensao humana, tem subjacente todos os restantes prefixos e sufixos que se poderiam aplicar a este fenomeno.

Entendemos que somente com este complemento se torna possivel, conferir ao conceito fenomeno social total, a verdadeira dimensao humana, e complexidade do fenomeno futebol. Paulo Cunha e Silva, concorda com esta extensao ao conceito de Mauss (1979), realcando nao se tratar de um preciosismo, mas pelo contrario de algo que ee bastante pertinente, ate porque como adverte, uma sociologia atenta ao homem nao pode ignorar, nem excluir o individuo na sua centralidade, e radicalidade participativa, uma vez que ee alguem que condiciona a sociedade, atraves do sistema de trocas que se estabelece entre estes dois sistemas abertos, sociedade e individuo, os quais interactuam e se influenciam.

Significado:

Antropo: ee o elemento de formacao de palavras que exprime a ideia de homem, de ser humano (DiciopediaX, 2006).

Nenhum comentário: