O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Esquema Tatico ou Sistema Tatico?

Nenhum dos dois. EE errado dizer sistema tatico ou de jogo, pelo motivo de que o futebol em si ee um sistema, e denominar a diposicao dos jogadores em campo causa uma ambiguidade negativa em torno da palavra.

Outro problema ee a referencia a esquema/sistema tatico. Se consideramos o futebol um desporto tatico, tecnico, fisico e mental, nao podemos considerar que a mera distribuicao dos jogadores em campo seja chamada exclusivamente de tatica, embora essa distribuicao seja uma tatica. O que quero dizer ee que se torna melhor a nomenclatura esquema/sistema de jogo, pois remete a distribuicao da equipe no campo de jogo de forma "imparcial".

Ja tendo negado a opcao pelo chamamento da distribuicao "estatica" dos jogadores em campo de sistema de jogo, fica a pergunta qual a melhor nomenclatura? Bem, considero adequado nomenclaturas como esquema, plataforma, distribuicao, disposicao, organizacao etc de jogo.

Ja tendo uma adequada nomenclatura poderiamos conceituar a plataforma (chamarei assim) de jogo. A plataforma de jogo seria a referência espacial estatica dos jogadores no terreno de jogo. Em suma, a plataforma ee apenas uma das referencias para a organizacao da equipe.Todas as equipes apresentam uma plataforma de jogo quando estao sem bola (plataforma de jogo matriz) e outra plataforma de jogo quando estao com bola, e as perdas e recuperacoes de bola nao representam uma variacao tatica, pois ee obrigatorio essas plataformas diferentes nos momentos de jogo ofensivo e defensivo.

A plataforma de jogo em si nao ee melhor ou pior ou ofensiva ou ofensiva, tudo vai depender dos principios e dinamicas que cada equipe ira criar com base na potencializacao da sua plataforma. Isto e, todas as plataformas podem aplicar pressing alto, ter um ataque com boa amplitude ou qualquer outra coisa, basta preconizar a operacionalizacao desses principios e dinamicas. EE claro que a geometria da ocupacao dos espacos pode acentuar desequilíbrios maiores ou menores quando em confronto com outra geometria específica ou que determinadas geometrias facilitem determinados comportamentos em relacao a outras geometrias.

Nenhum comentário: