O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

4-2-4 Defensivo e 3-6-1 Ofensivo?

A imprensa e as pessoas, de um modo geral, costumam achar que o que define a ofensividade ou defensividade de uma equipe é a sua plataforma de jogo. Um erro que pode custar muito caro ao clube, torcida e treinador. Num dos jogos entre Internacional e Fluminense nesse ano, um amigo, torcedor do Fluminense, criticou pesadamente o Internacional, até então brigando pelo titulo, por ter entrado contra o Fluminense, até então quase rebaixado, usando um 3-6-1, plataforma o qual, segundo meu amigo, era muito defensiva para se jogar, pois o Internacional estava muito bem na tabela enquanto o Fluminense era um saco de pancadas.

Poderiamos botar algumas definições do que seria plataforma de jogo aqui, mas todas diriam o mesmo, então, podemos ficar com uma definição de que plataforma de jogo é a disposição (ocupação) dos jogadores no campo de jogo, é preciso entender também que existe a plataforma de jogo quando o time esta com a bola e a plataforma de jogo quando o time esta sem a bola, a plataforma de jogo matriz (base,modelo) ocorre quando o time esta sem a posse de bola, além disso não podemos considerar que exista uma variação na plataforma de jogo quando o time esta com ou sem bola, a plataforma "oficial" de jogo será sempre a matriz.

Precisa-se ter em mente que a plataforma de jogo é apenas a ocupação espacial por parte de jogadores e que portanto isso é uma coisa meramente estática, o que irá dar vida a essa plataforma de jogo é o modelo de jogo operacionalizado por cada equipe, dessa forma, várias equipes poderão jogar no 4-4-2 atuando com dinâmicas completamente diferentes, vou além, mesmo que uma equipe "copie" o modelo e plataforma de jogo de outra equipe, o time que copiou jamais conseguirá um jogar igual ao da equipe copiada, pois existem uma série de motivos que não são copiaveis, como a caracteristica dos jogadores, por exemplo.

Se entendemos que a plataforma é uma coisa "morta" e que o que dará "vida" a ela são os jogadores e o modelo de jogo executado, fica fácil compreender que não existe plataforma ofensiva ou defensiva nem plataforma melhor ou pior.

O que determinará se um jogar é ofensivo ou defensivo, se bem que isso é uma coisa bem subjetiva e se relaciona reciprocamente com a estrátegia preconizada, será o número de jogadores que participam das ações ofensivas (ou ainda quantos jogadores ficam à frente da linha da bola em uma situação de ataque) e o nosso modelo de jogo, se bem que o número de jogadores que participam das ações ofensivas esta relacionada ao nosso M.J. mas de qualquer forma é bom separar para ser mais claro. Por exemplo, se um time que joga no 4-2-4 preconizar somente as transições ofensivas como meio de marcar gol, a imprensa, provavelmente, dirá que é uma equipe pouca ofensiva e que joga no contra-ataque, contudo, se num 3-6-1 o modelo preconizado seja atacar em bloco, mantendo sua estrutura no campo ofensivo, circulação de bola curta com viradas longas e manutenção de posse de bola, ataque apoiado, amplia e aprofunda o campo etc, a imprensa diria que esse 3-6-1 é um esquema muito ofensivo apesar de usar 3 zagueiros e apenas 1 atacante. Ou seja, plataforma não é nada sem modelo de jogo, bem como não se pode criticar certos modelos de jogo se eles servem numa determinada lógica contextual.

Nenhum comentário: