O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A repetição sistemática (em Especificidade): uma cura contra o Alzheimer

O treinamento, contudo, não somente deve basear-se na adquisição de novos principios, mas sim também em manter os já aprendidos, já que os jogadores esquecem, devido a ausência de exercitação de certos exercicios.

Como diz Castelo, a ausência de exercitar, no passar do tempo, determinados exercicios, faz que os jogadores/equipes se esqueçam, devido a não utilização da informação retida na mémoria e as instruções para sua execução. Além disso, adiciona que o esquecimento leva a uma diminuição da capacidade de realizar ações com niveis de desempenho anteriormente alcançados. Por exemplo, um aprediz de guitarrista, começa praticando o troca dedo com sua guitarra. Com o tempo (mais ou menos, dependendo de sua capacidade de aprendizagem), conseguirá uma habilidade em seus dedos que lhe permitirá aumentar a velocidade destes para tocar as cordas da guitarra. Se durante 3 meses deixar de praticar os dedos para pasar a arranhar as cordas, quando tentar dedilhar de novo sua velocidade de exexução haverá diminuido consideravelmente. Exatamente o mesmo ocorre com os jogadores de futebol, se deixam de praticar certas ações tanto táticas como tático-técnicas, perdem a qualidade em sua execução.

O treinador em Especificidade permite que os jogadores não se esqueçam os principios e subprincipios que confirmam o modelo de jogo, já que estes estão sendo treinados em todo o momento, assim como habilidades tático-técnicas fundamentais para dito modelo. Para Castelo ao praticar repetidamente e sistematicamente os exercicios de treinamento especificos, os jogadores evolucionam atraves do desenvolviment dos diferentes sistemas do organismo, principalmente o sistema nervoso central, já que como nos diz, educar não é meramente desenvolver os musculos, mas sim habituar o cerebro a comandar o corpo. E acrescenta que, a inteligência é uma caracteristica muito importante, pois o atleta precisa ter perspicacia para, primeiro, observar e captar o que deve fazer, para depois ter capacidade de registrar-lo na mémoria e em seguida, enviar uma ordem que pode ser cumprida por vários grupos musculares. O autor da máxima importância a inteligência que deve possuir o jogador, e que, por supuesto(curso), deve dar-se na Especificidade que priam o processo de treinamento.

A esta inteligência se refere Garganta quando diz que no futebol não basta saltar mais alto, nem ser mais forte, é preciso ser mais rápido, mais veloz. Mais rápido em pensar, em encontrar soluções, em encontrar o erro, em decodificar sinais que o envolve.

Além disso, Garganta e Pinto adicionam que os bons jogadores se ajustam não só as situações que vem, mas sim tambem aquelas que preven, decidindo em função das probabilidades de evoluçãoo do jogo.

Para Castelo todo ele deve treinar-se para conseguir uma melhora no processo de percepção, pois como ele mesmo diz os conhecimentos e a experiencia são fatores preponderantes para a elaboração de um processo perceptual, processe este que só se poderá desenvolver pela pratica da ação.

Nenhum comentário: