O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 20 de dezembro de 2009

O (s) ignorante (s) erro (s) ‘ignorantizado’ (s) por um (uns) ignorante (s)

Torço para o America (de Natal), desde 2007 a equipe vem fazendo campanhas que, se não a leva ao rebaixamento, deixa ali pertinho de ir para uma série dita “inferior”.

A direção do America diz não saber porque o clube vem assim tão mal, já que a imprensa esportiva de Natal sempre elogia os elencos competitivos montados pelos dirigentes-treinadores que se revezam no poder.

Até agora não parei para tentar avaliar meu clube analisando seu desempenho com outros olhares, mas tenho possíveis pistas, que se nada me explicam, denotam, no mínimo, exageros não necessários.

Não tenho certeza da quantidade de anos, mas tem um jornalista matemático, aqui em Natal, que computou que desde há 2 ou 3 anos até o presente momento já passaram pelo America aproximadamente 250 jogadores. Ohhhh...

Outro dado que tenho é que nesse ano, e deve ter acontecido muitas outras vezes, conselheiros do clube contrataram jogadores, que eles consideravam bons para o plantel, sem avisar a diretor de futebol, técnico, presidente e nem nada, simplesmente deu na telha contratar fulaninho de tal e ai contrataram, simples, não?

E o outro problema, que esse é bem comum no futebol brasileiro e até estrangeiro, é a troca de técnicos, tem clubes usam 5 técnicos num mesmo campeonato.

A questão que fica é como se pretende ser um equipe competitiva, com um modelo de jogo definido e na busca de um jogar, se existe um elenco grande, com alta rotatividade de jogadores, veja bem, alta rotatividade de jogadores para equipes que disputam apenas um campeonato, em que dirigentes contratam e descartam jogadores a seu bel prazer sem se preocupar em perceber que tal jogador pode ter uma característica importante e estar correspondendo bem naquele modelo de jogo, que deveria ter sido elaborado pelo treinador, e o pior do erros, a troca excessiva de treinadores, se você contrata um técnico precisa esperar que ele elabore e tente jogar no modelo de jogo definido por ele, se ele não elabora nem sabe o que é um modelo de jogo não existem dúvidas de que não deve ser contratado, e se elabora e tenta cumprir/trabalhar esse modelo, precisa-se ter em mente que essa é uma tarefa que leva tempo, pois se vai trabalhar em mudar os comportamentos dos jogadores, e se a torcida ou outros dirigentes não entendem, paciência, ou será que a solução é no meio da competição colocar outro treinador e esperar que nas inúmeras tentativas alguém de certo?

Fatos reais, problemas reais, soluções de conto de fadas. E assim erros ignorantes são ignorantizados por uns certos ignorantes.

Nenhum comentário: