O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 19 de dezembro de 2009

Futebol: Um diálogo entre sistemas abertos

Cada equipe de futebol pode ser considerada um sistema aberto na medida em que prática várias trocas (sobretudo informação) com o envolvimento (colegas-adversários).

Uma das mais importantes características dos sistemas abertos é serem regulados, procurarem atingir metas, portanto intencionais, visando uma finalidade.

O sistema considera-se aberto, na medida em que os agentes que atuam no seu âmbito, pelas ações desencadeadas, mudam a relação entre os diferentes sub-sistemas e, porque aprendem com isso, atuam sobre o sistema, alterando-o. A sua condição de sistema aberto faz emergir o consenso que a estrutura do jogo deve ser observada e analisada na identificação, conceitualização e interrelação dos fatores que a constituem.

As equipes em confronto num jogo de futebol são sistemas abertos que possuem uma hierarquia de componentes de diferente complexidade, modificam-se ao longo do tempo e são capazes de aprender a reconhecer o meio envolvente e a utilizar os resultados de experiências passadas para melhor adaptar o seu comportamento. Neste sentido, podem ser consideradas sistemas evolutivos com memória dotados de uma forma particular de organização.

Tamarit acrescenta que uma equipe de futebol ee considerada um sistema aberto, adaptativo e homeoestatico, na medida em que se auto-ajusta de forma interna em função do contexto existente.

A essencialidade tática faz da abertura do sistema a razão de existir dos comportamentos dos jogadores e das equipes, na medida em que precisam de estar em permanente relação com o envolvimento para, através da troca de energia, matéria e informação, manterem a sua organização.

SISTEMAS ABERTOS
• Constante interação dual com o ambiente. Influencia e é influenciado;
• Capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais.
• Compete com outros sistemas

Conceito:
O Sistema aberto caracteriza-se por um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado(auto-regulação) apesar de a matéria e a energia que o integram se renovarem constantemente.

Características das Organizações como Sistemas Abertos

Comportamento Probabilístico e não determístico:
– Ambiente é potencialmente sem fronteiras e incluem variáveis desconhecidas e incontroladas. Podemos dizer o comportamento humano nunca é totalmente previsível, as pessoal são complexas, assim como as organizações, que respondem a muitas variáveis ambientais que não são totalmente compreensíveis.

As Organizações como partes de uma sociedade maior e constituídas de partes menores:
– As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Essa focalização incide mais sobre a relação entre os elementos interagentes, produzindo uma sinergia.

Interdependência das partes:
– Uma organização não é um sistema mecânico, no qual uma das partes pode ser mudada sem um efeito concomitante sobre as outras. Em face da diferenciação das partes provocadas pela divisão do trabalho, as partes precisam ser coordenadas por meio de integração e de trabalho;
– As interações internas e externas do sistema refletem diferentes escalões de controle e da autonomia. Uma variedade de subsistema deve cumprir a função do sistema e as suas atividades devem ser coordenadas. – divisão de trabalho, coordenação, integração e controle;

Homeostasia versus adaptabilidade:
– A homeostasia(auto regulação) garante a rotina e a permanência do sistema;
– Adaptabilidade leva a ruptura, à mudança e à inovação;

Fronteiras ou limites:
– É a linha imaginária que serve para marcar o que está dentro e o que está fora do sistema. Nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente;

Morfogênese :
– Capacidade de modificar a si próprio e sua estrutura básica, se corrigir e de obter novos e melhores resultados;
– Os seres humanos não têm a capacidade de modificar suas formas físicas para obter melhores resultados;

Resiliência:
– Capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo;
– As organizações têm capacidade de enfrentar e superar perturbações externas provocadas pela sociedade sem que desapareça seu potencial de auto-organização;
– Quanto maior a resiliência à modelos tradicionais, maior resistência à mudanças;


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

da Silva, Júlio Manuel Garganta. Modelação táctica do jogo de futebol. Dissertação apresentada às provas de doutoramento no ramo de Ciências do Desporto. 1997.

Assim que encontrar o endereço do site em que peguei as informações sobre Sistemas Abertos coloco aqui.

Nenhum comentário: