O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 27 de dezembro de 2009

Mecanismo/Ação/Dimensão nas equipes

A algum tempo atrás, encontrei no blog Periodização Tática o conceito de mecanismos setoriais e inter-setoriais, procurei um bocado sobre o tema mas não encontrei muitas informações esclarecedoras, pensei em perguntar, então, ao professor Rodrigo Vicenzi Casarin, prontamente o ele me respondeu.

O prof.Rodrigo me falou que existem os mecanismos/ações/Dimensões setoriais, inter-setoriais, coletivos, grupais e individuais.

Setorial: É aquele onde determinado comportamento exprimido no modelo de jogo é operacionalizado apenas por um setor, podendo ser o setor de zaga, lateral, meio campo e ou ataque.

Inter-Setorial: É aquele onde determinado comportamento exprimido no modelo de jogo é operacionalizado por mais de um setor.

Coletivo: É aquele onde determinado comportamento exprimido no modelo de jogo é operacionalizado por três ou mais jogadores, independente da posição dos jogadores.

Grupal: É aquele onde determinado comportamento exprimido no modelo de jogo é operacionalizado por dois ou até três jogadores, independente da posição dos jogadores.

Individual: É aquele onde determinado comportamento exprimido no modelo de jogo é operacionalizado por apenas um jogador.

O que são os mecanismos/ações/dimensões? Todos os comportamentos manifestados no modelo de jogo de qualquer equipe se dão a partir de mecanismos/ações/dimensões setoriais, inter-setoriais, coletivos, grupais ou individuais, caberá ao treinador definir os mecanismos/ações/dimensões para cada momento do modelo de jogo e os treinar. É possivel também que aconteçam a operacionalização de mais de um mecanismo/ação/dimensão num determinado comportamento do modelo de jogo.

Alguns exemplos:

Ex: Beto Brasil Futebol Clube: Organização Defensiva - Preconiza o meio campo em losango como forma de impedir a progressão, direcionando e depois atacando o portador da bola.
- Esse é um mecanismo setorial, pois a operacionalização foi cumprida por apenas um setor (meio campo), e coletivo, pois o comportamento foi operacionalizado por quatro jogadores.

Ex: Futebol Clube Barcelona: Organização Ofensiva - Privilegia a Posse e Circulação de Bola curta com variações de virada longa.
- Esse é um mecanismo coletivo, pois a operacionalização é feita por mais de três jogadores, e inter-setorial, pois a operacionalização ocorre por jogadores de mais de um setor.

Ex: Beto Brasil Futebol Clube: Organização Defensiva - Privilegia a marcação individual.
- Esse é um mecanismo coletivo, pois a operacionalização é feita por mais de três jogadores, e inter-setorial, pois a operacionalização ocorre por jogadores de mais de um setor.

Ex: Futebol Clube Barcelona: Organização Ofensiva - Ibrahimovic, normalmente um dos principais responsáveis por aumentar o espaço efetivo de jogo em profundidade quando o Barcelona está com a posse da bola.
- Esse é um mecanismo individual, pois a operacionalização é feita por apenas um jogador.

É importante também saber que um mesmo comportamento exprimido no modelo de jogo pode ser executado atráves de mecanismos/ações/dimensões diferentes, o que irá criar efeitos globais distintos.

Ex: Beto Brasil Futebol Clube: Organização Defensiva - Privilegia a Pressão em bloco alto.
- Dependendo de como se operacionalize esse mecanismo/ação/Dimensão pode ser coletivo, setorial, individual etc

Ex: Futebol Clube Barcelona: Transição Ofensiva - Primeiro buscava tirar a bola da zona de pressão para depois progredir
- Esse pode ser um mecanismo/ação/Dimensão setorial, individual, grupal etc, depende de como o treinador preconize.

Gostaria de agradecer, novamente, ao professor Rodrigo por ter me possibilitado a abordagem e explicação desse assunto.

Ps: Caso algum trecho do texto venha a apresentar algum erro a responsabilidade é minha, pois posso ter entendido algo erroneamente ou mesma ter feito alguma confusão.

Nenhum comentário: