O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A intervenção do treinador na busca da concentração especifica

"A vezes, os exercicios estão completamente adequados ao modelo de jogo, contudo, a intervenção inadequada do treinador pode tornar-se desajustada".

Contudo, será imprescindivel também a intervenção do treinador para haver o atingimento da concentração no treinamento, pois segundo Oliveira para que a "especificidade seja realmente adquirida não basta com que os exercicios sejam Especificos em termos de estrutura de exercicios, é necessario que o treinador tenha uma intervenção que potencie essa Especificidade", enfatizando a importância do treinador, como máximo lider, sendo ele quem corrige e explica para os possiveis erros e premia as virtudes mostradas por sua equipe em função do modelo de jogo que pretende alcançar.

A isto se referem Robert, Schinke e Jose L. da Costa quando asseguram que, "de acordo com Bnadura os atletas de elite requerem persuasão e feedback técnico especifico de treinadores acreditados com o fim de transcender seus próprios limites percebidos para alcançar resultados de mais alto nivel e consequentemente confirmar resultados".

Para conseguir esta concentração, por tanto, devemos fazer sobresair um comportamento desejado em um exercicio através da orientação emocional, com a intervenção do treinador como como já falamos. É clara a importância da intervenção por parte do treinador para a aquisição dos principios e subprincipios inerentes ao modelo de jogo pretendido, bem como para a exigência de concentração Especifica de dito modelo em os exercicios, conseguindo transformar um saber fazer em um saber sobre um saber fazer.

Nenhum comentário: