O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Criar hábitos através da repetição sistemática

O que pretendemos conseguir, através da periodização tática, é uma adaptação dos jogadores a uma determinada forma de jogo pretendido por o treinador, e que as intenções prévias (o que queremos que suceda) se formem em intenções em ato durante a competição. Segundo Gomes "para que os comportamentos dos jogadores e equipe se registrem automaticamente em o desenvolvimento do projeto de jogo de equipe é preciso criar hábitos". E fazer menção ao referido em um ponto anterior: "Atraves deles, os comportamentos surgem em nivel de inconsciente, ou seja, resultam da capacidade de antecipação da resposta.

Segundo Frade "quando treinamos para conseguir uma adaptação, o processo acontece a nivel de saber fazer". Para Carvalhal, essa adaptação é criada "através de um hábito que se adquire na ação".

Segundo o Dicionário Prático Ilustrado, Lello e editores irmãos, hábito é a disposição adquirida pela repetição frequente de um ato, sendo a disposição uma tendência, uma adequação, que, como visto acima será marcado por sentimentos pessoalmente experimentado antes. Bourdieu acrescenta que a disposição é um termo mais amplo que um hábito e pode ser definida como habilidade/capacidade/arte. Além disso, disse que as disposições podem ser inatos ou adquiridos, e que o hábito é uma disposição adquirida, o aprendizado pode assumir várias formas em que a mera repetição é frequentemente inadequada.

Além disso, nos diz que "as disposições podem ser inatas ou adquiridas", e que "o hábito é uma disposição adquirida, podendo sua aprendizagem tomar diversas formar donde a simples repetição é muitas vezes insuficiente".

Esta repetição pode ser, em ocasiões, insuficiente porque esse hábito, que se adquire na ação, pode evoluir ou não com a repetição. Se a repetição de uma ação é ativa e contextualizada existirá evolução adquirindo-se um saber fazer novo. Pelo contrário, se a repetição se realiza de maneira não ativa, as disposições adquiridas até aqui se manterá, mas não existirá evolução.

Dada a importância que acolhe a repetição sistemática em a transformação de um saber fazer em hábito, Vitor Frade expõe que, para adquirir um principio, o treinamento terá que ser adquisitivo, isto é, o tempo de ação em termos de propensão tem que fazer aparecer uma grande porcentagem de determinadas coisas. Este é outro dos principios em que se baseia a periodização tática, o principio das propensões, que consiste em fazer aparecer uma grande porcentagem do que queremos alcançar, o objetivo pretendido.

Para ele, devemos condicionar o exercicio, para que surja repetidamente o comportamento pretendido.

A forma de operacionalizar um principio, com o fim de conseguir uma adaptação por parte dos jogadores, é então através da repetição sistemática (em Especificidade), permitida nesse por por o principio das Propensões.

Imaginemos que queremos conseguir que os jogadores de nossa equipe façam um tipo de pressão. Realizamos um exercicio donde 6 jogadores pressionam, os três atacantes e os três meias (em uma plataforma 4-3-3) para 7 jogadores com a posse de bola, por exemplo os quatro defensores mais 3 meias. Se o que queremos é que os jogadores adotem este principio deverá por normas ao jogo de maneira que se deem muitas recuperações da bola por parte dos jogadores que pressionam, cumprindo desta forma a repetição sistemática que lhes conduzirá a um hábito.

Para ser Especifico de nosso jogo este hábito, podemos alcançar a esfera de saber sobre um saber fazer, que não é outra coisa que fazer consciente o que se quer.

Nenhum comentário: