O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A concentração decisional (tática) exigida na periodização tática (graças a sua especificidade)

"O trabalhar e operacionalizar o modelo de jogo implica concentração".

A concentração de que estamos falando e, que queremos operacionalizar nos treinamentos, nao é uma concentração geral, mas sim uma concentração especifica de uma forma de jogar, por isso a chamaremos de concentração tática ou decisional. Esta concentração tática deverá estar presente em cada um dos exercicios a realizar durante o processo.

Para Vitor Frade nosso processo está se movendo nesta direção quando afirma que, "a periodização tática põe ênfase na assimilação de uma forma de jogar, em seus principios: organização defensiva; organização ofensiva; e os principios que são suas fronteiras, ou seja, o modo como se transita de um momento ao outro, sendo que isso só se faz com concentração". Esta será, por tanto, uma concentração especifica de uma determinada forma de jogar.

Oliveira vai na mesma linha e nos fala de concentração especifica quando diz que, "ser trabalhada a forma de jogar exige determinado tipo de concentração, quando nós dirigimos o treinamento para que essa forma de jogar seja uma evidência de nosso jogo, também estamos apelando para que a concentração necessária para essa forma de jogar também seja treinada". Segundo este mesmo autor, "a concentração é uma das coisas que se treina para que em partida nós sejamos melhores e consigamos fazer as coisas que pretendemos".

É dificil, então, que nos treinamentos analiticos se possa dar esta concentração especifica que nosso modelo de jogo vai exigir. Mourinho se refere a ela quando diz que, "é a construção de exercicios que exigem essa mesma concentração e a construção de os exercicios que a exigem são exercicios não analiticos, mas sim exercicios de complexidade crescente que os obriguem a uma concentração permanente.

Por tanto, será através da periodização tática (graças a sua especificidade) que conseguiremos operacionalizar esta concentração exigida na competição. Para Carvalhal "a melhor forma de potencializar a referida concentração, é através de situações que simulem nossa forma de jogar (...), a simulação através de exercicios, treinando grandes e pequenos principios de jogo de acordo com os quatro momentos, é em minha perspectiva, a única forma de treinar a concentração, pelo menos a nivel de operacionalização".

Portanto, como já foi mencionado, "a concentração deverá estar sempre presente em treinamento, mas não uma concentração qualquer, como este deve aparecer como uma subdimensão, tem que ser uma concentração relacionada a cultura de jogo que o treinador pretende para a sua equipe, sendo que a única forma de potenciar essa concentração parece ser através da especificidade do treinamento, através do recurso de exercicios realizados em um regime tático-técnico, tendo em conta os principios, subprincipios e subprincipios de subprincipios do modelo de jogo adotado por o treinador".

Nenhum comentário: